Por que os bandeirantes foram chamados de vilões?

Perguntado por: nteles . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Essa imagem heróica acabou dando lugar a outra, oposta: os bandeirantes teriam sido bandidos crueis e sanguinários, que saqueavam aldeias indígenas, matando crianças, violentando mulheres e escravizando os índios. Em nossos livros didáticos o bandeirante foi retratado dessas duas formas: ora herói, ora vilão.

Bartolomeu Bueno da Silva foi o último dos grandes bandeirantes que desvendou os caminhos para o oeste tornando conhecido o alto sertão brasileiro.

Os bandeirantes consistiram em um grupo de homens paulistas, que entre os séculos XVI e XVII, foram responsáveis pelo desbravamento das terras interioranas no Brasil, tendo como algumas de suas funções a captura de escravos fugitivos, a escravização de populações indígenas e a busca de metais preciosos no território ...

Os “Bandeirantes”, também chamados “Sertanistas”, foram os exploradores pioneiros a desbravar os sertões brasileiros, entre os séculos XVI e XVIII. Via de regra, eram descendentes diretos de europeus, sobretudo portugueses e foram responsáveis por expandir e conquistar os limites das possessões da colônia lusitana.

Durante muito tempo, os bandeirantes foram encarados como "heróis". Eles teriam sido os desbravadores que contribuíram para a construção de nosso país, expandindo nossas fronteiras.

Se Agnes Baden-Powell foi a precursora do Bandeirantismo, Olave St. Clair Soames Baden-Powell, foi sua maior entusiasta.

Os bandeirantes eram sertanistas que a partir das primeiras décadas do século XVI desbravaram as paisagens naturais brasileiras em busca de riquezas minerais como ouro e prata. Sua motivação dava-se devido ao grande descobrimento dessas riquezas na América Espanhola, fato este que invejava aos portugueses.

Os conflitos se davam pela escravização de índios, que ocorria pelos bandeirantes, mas era irregular. Os índios também não aceitavam facilmente os ensinamentos jesuíticos, trazendo problemas como o vício em álcool.

Monumentos e estátuas são inúmeros. Do Monumento às Bandeiras, obra de Victor Brecheret (1894-1955) concluída em 1953, à estátua do Borba Gato, polêmico trabalho de Júlio Guerra (1912-2001), inaugurada em 1957, não faltam homenagens aos bandeirantes pelas ruas e espaços públicos da cidade.

Os alimentos mais utilizados na época eram a farinha de milho, mandioca, o feijão, a moquecada, carne de caça e frutas desidratadas.

As bandeiras tinham como objetivo principal descobrir minas de ouro, prata e pedras preciosas. 3. As entradas também atuavam no combate aos grupos indígenas que ofereciam resistência aos colonizadores. As bandeiras atacavam missões jesuíticas, capturando índios, que seriam comercializados como escravos.

As expedições denominadas entradas e bandeiras tiveram como objetivo a captura de índios para o trabalho escravo e a procura por metais preciosos, como ouro, prata e diamante.

As principais consequências das Bandeiras foram:
- Aumento do território do Brasil. Ao penetrar pelo interior, os bandeirantes expandiram as fronteiras brasileiras além do Tratado de Tordesilhas. - Escravização de indígenas, atividade que teve reação dos jesuítas e posterior proibição da atividade.

os jesuítas educavam os indígenas os bandeirantes praticavam as chamadas bandeiras de apresamento e para capturar indígena os bandeirantes invadiam as aldeias jesuíticas. por isso os jesuítas odiavam os bandeirantes.

Por meio da ação dos bandeirantes, grandes regiões auríferas e diamantíferas foram encontradas em Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás.