Por que os balões são um sério risco?

Perguntado por: otavares . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.1 / 5 7 votos

"A soltura de balões é considerada um crime ambiental, pois pode causar incêndios em florestas e áreas urbanas. É crucial abordar esse assunto e conscientizar a sociedade sobre os danos que essa prática pode causar", disse Milena Martorelli, gerente de sustentabilidade do aeroporto.

Quais os riscos de soltar balões? Os balões são muito perigosos porque, além do risco de incêndios, podem carregar cangalhas de fogos de artifícios na base e provocar explosões perto de residências, florestas, empresas e veículos.

Outro ingrediente tradicional das festas juninas, os balões não esportivos movidos a fogo são uma fonte de risco de incêndio para edificações, aviões, florestas e plantações, pondo em perigo a saúde e a vida de pessoas e animais.

A prática pode causar danos irreparáveis a famílias e ao meio ambiente. De acordo com o delegado titular da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, Guilherme Dias, o balão é produzido com material inflamável e permite uma rápida propagação do fogo. Por tanto, a prática é perigosa.

As festas juninas brasileiras são eventos ligados à produção agropecuária e contribuem para fortalecer a cultura agro regional do nosso país.

Em suma, as principais desvantagens do procedimento giram em torno de contraindicações para sua realização. Geralmente, estão relacionadas a doenças prévias do paciente e a execução de procedimentos anteriores.

Sabia que encher uma bexiga pode ser perigoso? grave delas: a anafilaxia. látex para exercer suas funções. que pode causar a anafilaxia, com reação rápida.

Já quando caem em áreas urbanas, podem incendiar casas, prédios, galpões e depósitos. Vidas são ameaçadas por uma brincadeira tola. Alguns balões, de tão grande que são, podem provocar acidentes com aviões ou outras aeronaves.

O balonismo é mais que um esporte: é também um hobby, tanto para pilotos quanto passageiros, e uma forma bastante difundida de turismo em diversos países. Em todas essas variações, andar de balão é muito seguro. É considerada a atividade de voo mais segura que existe – mesmo quando comparada à aviação.

Os balões que caracterizam o risco baloeiro e comprometem a segurança de voo são aqueles não tripulados. Além de um crime ambiental, soltar balões representa um real perigo para a aviação.

Normalmente para voos cativos usam-se balões de 1.800 m³ a 2.500 m³ que transportam normalmente de 2 passageiros e 1 piloto, geralmente tem 20 metros de altura por 18 metros de diâmetro.

De acordo com a concessionária que administra o terminal, em 2022 foram registradas 68 ocorrências com balões e quase metade delas, 32, durante as festas juninas entre junho e agosto.

A segurança do balão começa pelo material com o qual é feito, passando pela resistência de seus componentes como o envelope, cordame, cesto, maçarico, botijão de gás, que são fabricados para suportar nove vezes a exigência normal, além de se ter um limite de segurança quanto a velocidade dos ventos para poder se ...

O Cenipa estima que cerca de 100 mil balões sejam soltos anualmente no Brasil.

Quais ações prejudicam o meio ambiente e o que podemos fazer?

  • Usar materiais descartáveis de plástico. ...
  • Descartar óleo de cozinha na pia ou no lixo comum. ...
  • Misturar lixo comum com material reciclável. ...
  • Jogar eletrônicos, pilhas e baterias no lixo comum. ...
  • Imprimir boletos ou ingressos.

4 anos

Os balões podem ser fabricados de dois materiais, de látex e de nylon. Os primeiros são considerados mais adequados, porque são biodegradáveis, mas demoram de 6 meses a 4 anos pra se decompor, ou seja, tempo suficiente pra causar impactos irreversíveis.