Por que os avós estragam os netos?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Mas será que os avós "estragam" os netos? Segundo a psicóloga e comentarista da Rádio CBN Vitória Adriana Müller a resposta é simples: sim. Ainda de acordo com a especialista, não há mal nenhum agir assim, uma vez que educar e vigiar o comportamento dos filhos são obrigações dos pais.

Os avós ajudam a reviver as memórias da família e transmiti-la por gerações. Com isso, eles também se sentem mais valorizados e com um papel social relevante. Portanto, ter os avós por perto é uma troca enriquecedora para a criança.

Os avós têm papel importante no crescimento e na formação das crianças. Com a experiência que eles acumulam, oferecem uma visão mais ponderada sobre a vida e são capazes de transmitir segurança. A relação próxima com os netos contribui para dar mais estabilidade emocional para os pequenos.

No caso de haver um obstáculo em razão do cônjuge, que detém a guarda, não permitir o encontro do filho com seus avós, deverá ser pedido judicialmente a fixação de dias e horários para a realização das visitas. A decisão caberá ao juiz e será feita de acordo com os interesses e necessidades da criança ou adolescente.

O nome deste paradoxo vem de uma das suas primeiras descrições: uma pessoa viaja para o passado e mata o seu avô antes de ele conhecer a sua esposa, que é a avó dessa pessoa. Dessa maneira, a existência do pai ou mãe dessa pessoa, e consequentemente dela própria, torna-se impossível.

Amor de vó é um amor sem medida. Ser avó é cuidar, amar, mimar, proteger e abençoar. Ser avó é bom demais! Eu aprendi o significado do verdadeiro amor com o olhar e o cuidado da minha avó.

Pesquisadores da Universidade de Cambridge fizeram um estudo sobre esse tema, que mostrou que essa relação genética tem relação com o cromossomo X. Nesse sentido, as avós maternas transmitem 25% desses cromossomos X para todo os netos. Já as avós paternas só transmitem os cromossomos X para as netas.

Dados semelhantes foram expressos por Lopes, Neri e Park (2005) sobre os aspectos positivos da situação de assumir o papel de pai ou mãe dos netos: sentimentos de renovação pessoal, oportunidade de ter companhia e gratificação por estarem provendo uma nova geração com cuidados e ensinamentos.

Ser avô é ter a certeza que não se trabalhou em vão, ser avó é desfrutar do carinho de uma criança. Ser avó é ver no neto alguém que pode ajuda-la, ser avô é sentir sua vida multiplicada. Ser avô é saber que nada vai acabar, ser avó é saber que se acabar, acabou bem, muito bem.

2 Timóteo 1:5
Os avós têm a responsabilidade divina de compartilhar o amor do Senhor com seus filhos e netos. Isto é, uma responsabilidade que deve ser vista como uma oportunidade abençoada de compartilhar o Evangelho com a próxima geração.

eles anunciarão os teus atos poderosos. é uma coroa de esplendor, e obtém-se mediante uma vida justa. nem seus filhos mendigando o pão.

Ser avó é estar ao lado dos seus netos em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins, saber que podem contar com outro lar para se refugiar das batalhas desse mundo. Quando vejo meus netos, sinto um amor tão grande que parece mágico, um conto de fadas se tornando real.

Avós são os pais de nossos pais, a mãe e o pai de cada um deles. Assim, os pais da mãe são os avós maternos e os pais do pai são os avós paternos.

Os avós devem sempre visitar seus netos e vice-versa. A Constituição Federal assegura no seu artigo 227, o direito da criança de ter contato com os avós, a mesma determinação está no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), nos arts. 4° e 19). Mantendo assim a convivência familiar.

O direito de visita estende-se a qualquer dos avós, a critério do juiz, observados os interesses da criança ou do adolescente". Ora, o novo diploma legal tão somente ratificou o entendimento de que o menor tem direito a uma convivência sadia e harmônica com os seus familiares.

Avós indica o plural tanto da palavra avó como da palavra avô, ou seja, avós pode ser usado quer sejam pessoas do sexo feminino ou do sexo masculino. Avôs é apenas o plural da palavra avô, exclusivamente para pessoas do sexo masculino.

EXPRESSÕES Avô materno: o pai da mãe. Avô paterno: o pai do pai. Avô torto: o pai do padrasto ou da madrasta.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas, são formas carinhosas de nomear a avó e o avô, também comumente chamados de vó e vô. Vovó, com acento agudo, indica uma pessoa do sexo feminino. Vovô, com acento circunflexo, indica uma pessoa do sexo masculino.

Quem dera todos os lugares do mundo fossem como o seu colo carinhoso! Vovó, você que sempre foi duplamente mãe, amiga e companheira, só posso te desejar tudo que me proporcionou em dobro! Te amo. Você é o meu maior exemplo de paz, afeto e carinho.