Por que os aviões não caem?

Perguntado por: ddorneles5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
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Quando no ar o avião não cai porque existem forças que atuam sobre ele, contrabalanceando seu peso, mas como o peso é direcionado para baixo a força que o equilibra no ar é direcionada para cima. O que faz com que um avião não caia é na verdade a velocidade dele e as suas asas.

Assim, não é necessário que haja movimento do avião para haver sustentação, mas sim que haja passagem de ar para gerar sustentação. Logo, como há um forte vento frontal, a velocidade com que o ar está passando pelo avião é suficiente para gerar a sustentação.

R$ 21.929,17

A média salarial do Piloto de Avião brasileiro é de R$ 21.929,17, ou 18,09 salários mínimos atuais. A pesquisa considera todos os registros oficiais, o que inclui servidores públicos, profissionais que atuam em entidades não governamentais e trabalhadores registrados sobre a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Para quem tem medo de turbulência, os assentos mais próximos das asas são os mais indicados. O motivo é que esta é área mais estável do avião por estar no seu centro de sustentação (as asas, no caso), o que garante uma viagem mais suave.

Em linhas gerais, a resposta é não. Mas para garantir que o processo ocorra com segurança, sem colocar em risco passageiros e tripulação, uma série de verificações, medições e protocolos devem ser seguidos.

Controle do tráfego aéreo
O Controle de Tráfego Aéreo funciona durante 24 horas por dia, usando os radares para rastrear os aviões no céu, dar instruções e informar sobre as condições do voo. Os pilotos nunca são as únicas pessoas responsáveis por sua segurança no ar.

Dentro desse recorte, apenas os seguintes modelos não registraram nenhum acidente fatal do tipo: 717 (Boeing) 787 (Boeing) A340 (Airbus)
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Entre os jatos com menos de um milhão de decolagens sem nenhuma fatalidade estão:

  • 747-8 (Boeing)
  • A220 (Airbus)
  • A320/321/319 Neo (Airbus)
  • A350 (Airbus)
  • A380 (Airbus)

A publicação realizou um estudo com estatísticos para determinar quais são os meios de transporte mais seguros para se viajar. No entanto, o resultado foi um tanto inusitado: o elevador!

Sim. Atualmente, os aviões têm uma tecnologia que garante um altíssimo nível de segurança. Como diz Dan Guzzo, muitas das partes de uma aeronave são duplicadas, o que diminui, e muito, a chance de algo dar errado em um voo.

Sim, um voo direto, sem escala ou conexão. Sim, 20 horas voando, sem parar. Pois é isso que vai ocorrer em 2025, quando a companhia australiana Qantas iniciar os voos diretos entre Sydney e Londres e Sydney e Nova York, um plano que começou em 2017 e foi confirmado no início deste mês.

Os freios dos aviões funcionam de maneira similar à de um carro, por meio de pedais e força hidráulica.

Se um avião comercial subir acima de um "teto" de altitude, seu motor vai apagar. Sua velocidade vai reduzir, não haverá empuxo suficiente para mantê-lo no ar e ele vai cair. Também temos que levar em conta a gravidade terrestre, com aceleração de aproximadamente 9,8 m/s².

Colocar a cabeça entre as pernas, como mandam as instruções de segurança, protegeria tanto joelhos quanto o crânio e aumentaria as chances de que a pessoa permaneça consciente e tenha condições de sair da aeronave rapidamente depois da queda ou do pouso de emergência.

Não há a menor diferença entre viajar de dia ou à noite. Ainda está com medo, né? Vai que uma dessas mudanças de vento seja forte demais para o avião.

"Evitamos a turbulência porque cria stress nos passageiros", diz, "mas para os pilotos não há qualquer problema". Há três tipos de turbulência: térmica, mecânica e frontal. As três podem ser vistas, em pequena escala, na água em movimento. O ar quente sobe, da mesma forma que a água sobe, desde o fundo.

Para quem está a bordo, decolar é um pouco mais assustador do que pousar — já que você segue direto para a montanha que se ergue atrás do aeroporto.

Definitivamente não! Como já dissemos, as aeronaves são fortemente preparadas para enfrentar esse tipo de situação — existe uma máxima na aviação que diz “turbulência não derruba avião”.

As turbulências estão relacionadas a fatores climáticos. Um dos principais motivos, segundo o CEAB, é o calor. Isto porque, nessas condições de tempo, bolhas de ar quente começam a subir e fazem com que o avião balance em grandes altitudes. A turbulência também pode ocorrer em proximidade do solo, por outros motivos.

As Rotas Mais Turbulentas do Mundo

  • Europa – América do Norte. A constante turbulência nessa região se deve às correntes de ar que dominam o Atlântico Norte. ...
  • Leste Asiático – Estados Unidos. ...
  • Qualquer Lugar – Cingapura. ...
  • Europa – Brasil. ...
  • Qualquer Lugar – Hong Kong. ...
  • Outras Rotas Turbulentas.

Mas uma pesquisa realizada pela revista norte-americana Condé Nast Traveler aponta que o avião é o segundo meio de transporte mais seguro, ficando atrás apenas do elevador, que ocupa a primeira colocação no ranking.

Entretanto, diferente do que se possa imaginar, o avião é o meio de transporte mais seguro que existe. Ainda de acordo com as estatísticas, as chances de uma pessoa sofrer um acidente aéreo é de 1 em 8 milhões — um número bem menor se for comparado com o de acidentes de carros, ônibus ou até mesmo bicicletas.