Por que os aviões De Havilland Comet caiam?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 3 de maio de 2023
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As janelas quadradas e as entradas das antenas do rádio, sofriam pressão maior, ocasionando micro-rachaduras, que se agravavam durante o voo, causando a desintegração das duas aeronaves, uma da BOAC e outra da South African Airlines, na época subsidiaria da BOAC.

Além do seu corpo se movimentar e bater em tudo o que está à frente, o mesmo ocorre com seus órgãos. Há uma desaceleração muito intensa e esses órgãos acabam colidindo com a parede abdominal ou, no caso do cérebro, com o crânio, que é o tipo [de lesão] mais comum”, explica o especialista.

Por ter empuxo vetorado, isto é, um sistema onde suas turbinas apontam para baixo (dica do leitor Juliano Lisboa), ele consegue manter a sustentação através do equilíbrio entre a potência de suas turbinas e a quantidade de ar fluindo por ele.

Segurança 0,000017% O avião é o meio de transporte mais seguro e os números comprovam-no. Tão seguro que a probabilidade de morrer num acidente de um avião comercial está apenas nos 0,000017%.

A rápida perda de oxigênio provocada por esse fenômeno pode causar hipóxia naqueles a bordo. Privados de oxigênio, tanto os passageiros quanto o piloto podem ter desmaiado, o que explicaria o fato do avião não responder aos chamados das autoridades de tráfego aéreo.

Ele é de aproximadamente 1 minuto, durante o qual é possível atingir velocidades de até 220 km/h. A saída da aeronave tende a ficar mais demorada no atual contexto de coronavírus.

O salário médio de um Piloto de avião no Brasil é de R$ 8.163,59. Os estados onde a profissão de Piloto de avião têm os melhores salários são Distrito Federal, Ceará e São Paulo. As especialidades com os melhores salários são Instrutor de Voo, Piloto de Aeronaves e Piloto de Ensaios em Voo.

Viajar de avião é seguro
Em 2019, quase 70 milhões de voos decolaram em todo o mundo, com apenas 287 mortes. De acordo com a análise dos dados do censo do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, as chances de morrer em um avião são de cerca de 1 em 205.552, em comparação com 1 em 102 em um carro.

Os efeitos da saída da atmosfera na estrutura do avião
Isso exerce uma pressão adicional sobre a fuselagem da aeronave, que foi projetada para suportar condições específicas dentro da atmosfera. A estrutura do avião pode enfrentar estresse excessivo, resultando em deformações e falhas potenciais.

Resumidamente, não houve pânico, gritos, luzes piscando ou esse cenário caótico que vemos em filmes hollywoodianos”, afirmou um dos advogados da organização dos familiares, Alain Jakubowicz.

Os corpos de alguns passageiros foram encontrados flutuando no oceano pouco depois do acidente, mas a maioria das vítimas nunca havia sido localizada. No último sábado foi resgatado o segundo corpo, que estava preso nos destroços da aeronave, encontrados no fundo do mar.

De maneira geral, para introduzir uma noção sobre essa questão, podemos afirmar que a estimativa de um avião comercial é que se mantenha no ar voando acima de 200 km/h – ou aproximadamente 108 kn (nós, unidade de medida comumente utilizada na aviação).

Em geral, as aeronaves comerciais podem voar continuamente por até 20 horas, dependendo do modelo específico e das regulamentações da companhia aérea.

Para que o avião vença seu próprio peso e se mantenha no ar, ele precisa de asas especais. Elas têm a parte de cima curvada e a de baixo, reta. Com isso, o ar corre mais depressa por cima da asa do que por baixo dela, o que mantém a aeronave lá no céu, entre as nuvens.

Um site voltado ao medo de voar, o AirSafe, decidiu criar um índice de acidentes por milhão de voos, ou seja, quantos infortúnios ocorrem a cada milhão de decolagens. O modelo de avião mais seguro, com nenhum acidente fatal é o Airbus A340.

Esta lista cita os acidentes e incidentes aéreos ocorridos no Brasil no qual o primeiro ocorreu no dia 3 de dezembro de 1928 e o último relatado ocorrido no dia 11 de maio de 2022. O mais letal acabou ceifando 199 pessoas e foi o incidente do voo TAM 3054.

Sem considerar o acidente desta quarta, foram 11 fatalidades em 2023, frente uma média de 22. Em 2014, foram 14 óbitos no primeiro trimestre, e 20 em 2021. De 2012 para cá, foram registrados 1.856 acidentes aéreos no país, com 832 mortes confirmadas. Desse total, 48 acidentes aconteceram em 2023.

O processo serve para garantir que seja possível respirar dentro das aeronaves. Isso porque, quanto mais alto estamos, menos pressão atmosférica existe. Isso torna o ar mais rarefeito, impróprio para a respiração humana, e por vezes extremamente frio.