Por que os astecas foram dominados?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

Os povos conquistados pelos astecas eram obrigados a pagar impostos e constantemente eram atacados e levados como prisioneiros a fim de serem usados em sacrifícios humanos aos deuses astecas. O domínio asteca chegou ao fim em 1521 a partir da conquista realizada pelos espanhóis liderados por Hernán Cortés.

Além de pagar impostos, os povos dominados também eram obrigados a cultuar o deus asteca da guerra, das tempestades e do Sol, visto na imagem. Isso ajuda a explicar por que os povos sob o domínio asteca se rebelavam com frequência.

De acordo com profecias astecas, naquele ano deveria chegar à região o deus Quetzalcátl, a serpente emplumada. Por isso, nos primeiros contatos entre astecas e espanhóis não aconteceram conflitos, pois os astecas pensaram que os europeus eram deuses.

Assim como os povos astecas, os incas foram dominados a partir da chegada dos espanhóis. A expedição que levou à conquista dos incas foi organizada por Francisco Pizarro em 1532.

Em 13 de agosto de 1521, após os astecas resistirem durante 75 dias, o último imperador asteca, Quatemozin (também chamado de Guatemozin), sucessor de Montezuma 2º, foi obrigado a se render aos espanhóis. Era o fim do Império Asteca.

2 resposta(s) Os povos dominados pelos astecas reagiram contra atacando obrigados a fugir os espanhóis se refugiaram em Tlaxcala cidade de seus principais aliados. Importante notar que o povo asteca se localizavam na região do atual México e era um povo pre - colombiano.

Mas, finalmente, a verdadeira culpada foi encontrada por cientistas alemães: febre entérica – também conhecida como febre tifoide. Causada por uma variedade da bactéria salmonela, a febre tifoide matou 15 milhões de astecas em 5 anos, entre 1545 e 1550 – o correspondente a 80% da população.

De acordo com o poeta Pablo Neruda, três elementos foram responsáveis pela dominação espanhola: a cruz, a espada e a fome.

O imperador asteca, Montezuma, via nos tlaxcaltecas uma esperança para conter os espanhóis. No entanto, os espanhóis e os guerreiros totonacas liderados por Cortés venceram a batalha e subjugaram esse povo. Assim, Cortés convenceu os tlaxcaltecas a aliarem-se a ele e lutarem contra os astecas.

Todos os povos subjugados pelos astecas eram obrigados a pagar-lhes pesados impostos, sob diversas formas: penas raras (do pássaro Quetzal, por exemplo), pedras preciosas (como o jade), alimentos (milho, cacau), pessoas para oferecer em sacrifício aos deuses.

Com a guerra entre as cidades-Estado a civilização Maia entrou em decadência. Segundo alguns houve outros fatos que só pioraram a situação da população além das guerras como terremotos e pestes, mas estes fatos usados para explicar a decadência giram em torno do aqui demonstrado: a falta de terras para o cultivo.

Os astecas ou aztecas (também conhecido por mexicas e tenochnas) foram um povo ameríndio que habitou a região da Mesoamérica, correspondente a parte do México e da América Central, entre os séculos XII e XVI.

15 milhões de pessoas

Meio milénio depois, já se sabe o que ditou o fim da civilização asteca. Entre 1545 e 1550, cerca de 15 milhões de pessoas morreram na região do atual México, vítimas de uma epidemia até agora não identificada.

Arqueólogos especulam que guerras ou o esgotamento das terras cultiváveis levou a civilização a um rápido declínio a partir do ano 900.

A morte em combate ou na pedra sacrificial era o destino mais elevado do guerreiro, e conduzia-o para o mais alto céu. A base do pensamento religioso e da atividade ritual provinha da ideia de que era necessário manter uma relação constante de intercâmbio com o sobrenatural.

Como o Império se expandiu através de conquistas militares sobre os povos vizinhos, os prisioneiros feitos durante as guerras eram transformados em escravos e em momentos solenes eram sacrificados em rituais religiosos. Inclusive, era também através da religião que o imperador mantinha seu poder.

I- Após dominar cidades e povos vizinhos, os astecas constituíram um império imenso. II- O Império Asteca compreendia o atual México e ia do Oceano Pacífico ao Golfo do México. III- O Império Asteca era formado por povos com diferentes graus de subordinação aos astecas.

Baseada em uma forte tradição militarista, os astecas possuíam uma organização social vinculada pela posição política e econômica reservada a cada um dos seus membros. O Estado asteca era chefiado por um imperador que contava com o apoio de funcionários na administração das terras e construções do império.

Os astecas sabiam curar fraturas, feridas e fazer remédios à base de gordura animal e plantas medicinais para os mais diversos fins. Algumas doenças eram atribuídas à vontade dos deuses ou a feitiço. Para fazer frente a elas, os astecas usavam a adivinhação e a oração.

Sua sociedade era hierarquizada, cada qual possuindo seu papel específico. Após travar guerra contra os tepanecas, os astecas ganharam força, conquistando cidades vizinhas e cobrando-lhes impostos. Sobreviviam da agricultura, mas também realizavam comércio com outros povos e outras cidades.

Os escravos formavam o grupo mais inferior daquela sociedade. Na civilização asteca, não se nascia escravo e sim se tornava escravo. Os escravos eram os criminosos condenados, ou então pessoas que tinham dívidas e achavam que a escravidão era a melhor forma de sanar suas dívidas.