Por que os asiáticos se curvam?

Perguntado por: aalves2 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

"Curvar-se cerca de 30 graus (keirei) é comum para demonstrar respeito a alguém mais velho ou com cargo superior ao seu. Já a forma mais respeitosa é a reverência de 45 a 70 graus (saikeirei), que demonstra profundo respeito ou arrependimento".

Os japoneses tem uma forma de cumprimento diferente dos ocidentais. Nada de aperto de mão ou “beijinhos”. No Japão, a forma mais comum de cumprimento é a reverência oriental, conhecida como ojigi, que significa literalmente “arco”.

O hábito se deve ao fato da língua japonesa ser escrita da direita para a esquerda (no português, lemos e escrevemos da esquerda para a direita). Ninguém sabe ao certo porque no Japão é assim, mas o costume é antigo e fez com que a leitura dos livros também fosse ao contrário.

1868

A Restauração foi consolidada em 1868 quando o Imperador Meiji (seu nome era Mutsuhito) ascendeu ao trono como Imperador japonês. Ao contrário do que esperavam as elites, o Imperador Meiji aprofundou as reformas e acentuou as transformações que estavam em curso no Japão.

[Figurado] Sujeitar-se; submeter-se; humilhar-se: curvo-me perante o dever. Curvar os joelhos, ajoelhar.

Além de servir como app de mensagens, o Line reúne uma série de outros recursos como sistema de pagamentos, feed de publicações, games e um monte de stickers como o WhatsApp no Brasil. São mais de 86 milhões de usuários ativos no Japão.

Em primeiro lugar, como você realmente diz ''olá'' e ''oi'' em japonês? Para o “olá” usamos o “Kon'nichiwa”, que também significa boa tarde, e para o ''oi'' é um simples ''Yo''.

A Disneylândia de Tóquio (Tokyo Disney Resort) ou “TDL”, como é chamada pelos japoneses, completa 30 anos no dia 15 de abril.

Saionara: significa “adeus", "até logo" ou "tchau". Trata-se de uma variante da palavra Sayonara, de origem japonesa. No Brasil, existe atualmente 7.466 pessoas com o nome Saionara.

A relação migratória entre Brasil e Japão tem sua origem no início do século XX, fato desencadeado a partir de um acordo firmado entre os dois países. Atualmente, o Brasil possui a maior população japonesa fora do Japão do mundo, são pelo menos 1,5 milhão de pessoas.

Ele lembra que os brasileiros chegaram ao Japão em uma época em que o país estava saindo da bolha econômica, havia escassez de mão de obra e os salários eram altos. "Por outro lado, no Brasil, a economia estava ruim, então, havia um ganho muito grande para quem quisesse vir para cá.

Fazer reverências
Os sul-coreanos mais jovens devem sempre iniciar a reverência aos idosos como uma saudação e um sinal de respeito. Em grupos, a pessoa que possui o status mais alto sempre deve ser cumprimentada primeiro.

Ela demonstra um grande grau de respeito e é utilizada em situações onde a formalidade é maior.

O WhatsApp no Japão
Não é que não existam usuários de WhatsApp no país. Mas, eles são em sua grande maioria estrangeiros. Dessa maneira, um japonês só irá instalar o WhatsApp em seu celular caso ele precise falar com um estrangeiro e esse estrangeiro não tenha um outro aplicativo que seja melhor aceito por eles.

Em conversa com o TechTudo, o estudante japonês Soichiro Hitomu, de 20 anos, contou que a rede social mais popular por lá no momento é o Line, uma espécie de “ WhatsApp ” do Japão. O Line é um mensageiro rápido, que também possui ícone verde, e funciona para troca de mensagens, áudio, fotos e adesivos.