Por que os animais não falam?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Acontece que essa parte do cérebro é menos desenvolvida, ou ausente, em outros animais. Os especialistas apontam também a presença de certas vias neurais encontradas apenas em alguns animais, entre eles os humanos. Essas vias são essenciais em nossas habilidades vocais.

Apesar dos animais não usarem palavras como nós, isto não significa que não saibam comunicar. A maioria da comunicação é, na realidade, não-verbal, através de gestos, movimentos ou cheiros.

Por que o papagaio é o único animal que, quando ensinado, aprende a falar? Não é bem o único, né? Ao contrário do que se imagina, todas as aves são capazes de “falar”, porque possuem uma membrana chamada seringe, que fica entre os pulmões e a traqueia e permite a emissão de um número ilimitado de sons.

3- Evite despedidas e “festas” ao chegar em casa
O dono do cachorro não deve dizer que já volta, ou dar tchau, pois o cão acaba ficando mais ansioso com a situação.

Eles entendem quando beijamos ou quando mandamos beijos para eles como um sinal positivo e ficam muito animados com isso. Nós como tutores, precisamos ficar atentos porque eles também se comunicam conosco e não apenas com latidos, o olhar do seu cão ou gato diz muita coisa.

Para você ver: até os golfinhos seguem a premissa de não falar com estranhos!

Assim como nós, os cachorros “falam” por meio de uma conjunção complexa de elementos, de modo que seria difícil descrever cada um deles, associando-os a um único significado. Um latido, por exemplo, pode ser tanto uma reação a algum evento que deixa o pet ansioso quanto um convite para brincar.

“Algumas aves costumam reproduzir sons que ouvem no ambiente onde vivem. Elas fazem isso através de uma estrutura chamada siringe, mais ou menos equivalente às cordas vocais dos humanos”, explica Ivan. “Assim, aves que moram em cativeiro e que têm contato com as pessoas tendem a imitar a voz humana.”

Os seres humanos contam com anatomia e capacidade neurológica para esse tipo de comunicação, mas os animais não conseguem reunir essas duas características para falar. Estruturas como língua, musculatura, laringe e pregas vocais são fundamentais para a fonação (processo de produzir a voz).

1) Koshik, o elefante
Koshik é o nome desse elefante asiático que tem habilidades especiais. Bem, o animal não consegue formar frases inteiras, mas seu pequeno vocabulário de coreano é impressionante. Koshik sabe cinco palavras e as reproduz com uma bela imitação da voz humana.

Os cães até nos respondem quando chamamos pelos nomes que demos a eles, porém eles não conseguem entender que aquela palavra é o nome. Eles respondem por que fazem uma associação daquele nome com atenção, carinho ou alimento.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

Nem só de papagaio vivem as aves que falam: quando criados cativeiro, os corvos conseguem até mesmo falar com mais habilidade do que alguns papagaios, imitando também barulhos de carros, descargas, toques de celular (isso mesmo, um corvo pode imitar seu celular tocando) e reproduzindo sons característicos de outros ...

Só que os cães e gatos enxergam muito mais, em menos tempo. Um cachorro consegue ver de 70 a 80 imagens por segundo, um gato vê 100 imagens; e o porquinho-da-índia 33 imagens por segundo. Nós enxergamos até 24 imagens por segundo.

A verdade é que para nós o abraço significa um gesto de afeto, um carinho, ou às vezes um simples cumprimento. Enquanto para os cães abraços significam a invasão do espaço pessoal dele, e um gesto de dominação. Isso pode incomodar muitos cães, principalmente se o cão em questão for um cão mais difícil e pouco submisso.

Diga com o olhar. Os olhos de um cachorro dizem muito e você pode se comunicar da mesma forma. Quando um cão te olha de forma fixa, é uma maneira de dizer 'Eu te amo'. A oxitocina, o 'hormônio do amor', aumenta tanto em cães quanto em humanos quando eles compartilham um olhar gentil.