Por que os alimentos são importantes para os seres vivos?

Perguntado por: razambuja . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os alimentos são utilizados pelo nosso organismo para realizar o metabolismo, ajudar na manutenção e crescimento dos tecidos, além de fornecer energia. Vale destacar, no entanto, que as funções desempenhadas por um dado alimento dependem dos nutrientes que ele possui.

Os alimentos é que fornecem a energia que o nosso corpo precisa para funcionar; -Para ter saúde: os alimentos protegem o organismo de doenças. É por isso que se diz “quem come bem fica forte!”; -Porque é gostoso: pense nos alimentos que você gosta, na sua comida favorita (citar exemplos)...

É através da ingestão dos alimentos corretos que o organismo recebe os nutrientes, vitaminas e minerais que precisa para manter seu funcionamento da melhor maneira, inclusive prevenindo contra doenças como anemia, obesidade, diabetes tipo 2, acidente vascular cerebral (AVC) e várias outras.

O que é alimentação saudável A alimentação saudável consiste no cardápio ou na dieta que prioriza os grupos alimentares que fazem bem para a saúde do ser humano, sendo: frutas;verduras;legumes;leguminosas;sementes;cereais integrais;proteínas magras;gorduras boas (insaturadas).

Denomina-se alimento toda a substância utilizada pelos seres vivos com o objetivo de obter energia para o funcionamento de suas atividades vitais. É através dos alimentos que ocorre o crescimento, funcionamento e regulação do organismo.

Pois saiba que sem se alimentar ninguém cresce, tampouco tem concentração para estudar ou forças para brincar. E aí, encontrou boas razões para raspar o prato? Assim como as máquinas precisam de combustível para funcionar, o organismo necessita de alimentos para produzir energia e movimento.

A alimentação vai além, sendo considerada um meio de se obter saúde. Nutrir é uma terceira fase do processo, responsável por manter o organismo regulado a partir do aproveitamento correto dos componentes de cada alimento ingerido.

Os principais nutrientes são: carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Estes podem ser divididos em duas categorias: os macronutrientes e os micronutrientes.

Quem nunca escutou que o café da manhã é a refeição mais importante do dia, ainda vai escutar. Este hábito bastante comum, corresponde a cerca de 30% ao valor energético total da dieta de uma pessoa, visto que é a primeira refeição após horas de sono, dando energia para o corpo suportar o dia a dia.

Por outro lado, não comer alimentos suficientes também pode ter um impacto negativo à saúde. Com o tempo, uma dieta pouco saudável se tornará aparente por meio de sinais e sintomas, sendo: mau hálito, queda de cabelo, baixa imunidade, constipação, mal-estar, cansaço, diarreia, irritabilidade entre outros.

Fazer refeições em horários desregulados, ingerir alimentos gordurosos e produtos industrializados são os principais motivos que acarretam em algumas das principais doenças ligadas a má alimentação.

Preparei algumas dicas tradicionais, como exemplo: 1- para almoço e jantar, costumamos considerar de 300 a 400 gramas de alimentos por adulto e de 150 a 250 gramas por criança, de acordo com a idade.

Frutas, verduras, legumes, grãos, ovos e carnes com pouca gordura são os ingredientes mais indicados para garantir um cardápio equilibrado, numa rotina mais saudável. “Inclua esses alimentos, que podem ser preparados de formas diversas, crus, cozidos, assados, ensopados e gratinados.

Crédito: ACidade ON - Araraquara Os alimentos são todas as substâncias utilizadas pelos seres vivos como fonte de energia, e sua função é realizar atividades vitais como: crescimento, movimento, reprodução, regulando e mantendo nosso metabolismo.

3.3 Quanto à finalidade:
A finalidade dos alimentos é permitir a propositura da ação, e, manter a subsistência do alimentando. Assim, temos os alimentos provisórios ou provisionais e os alimentos regulares ou definitivos.