Por que os alemães apelidaram o Tratado de Versalhes?

Perguntado por: hfreitas . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 16 votos

Logo de início, os governantes e a população da Alemanha e Áustria-Hungria não ficaram satisfeitos com as imposições causadas pelo Tratado de Versalhes e os alemães apelidaram o Tratado de “Ditado” de Versalhes.

Como o acordo culpou os alemães e seus aliados pelo resultado catastrófico da guerra, estes sentiram-se enormemente humihados. De acordo com o historiador David Stevenson, houve descontentamento também entre os franceses, que, na época, acharam os termos leves demais.

Proibição de ter marinha de guerra; Proibição de ter aviação de guerra; Proibição de ter tanques de guerra e artilharia pesada; A região da Renânia deveria permanecer desmilitarizada e as construções militares existentes nela, demolidas.

Em 28 de junho de 1919, o Tratado de Versalhes foi assinado no Palácio que lhe deu nome. O principal ponto do documento consistia em reconhecer a Alemanha como principal responsável pela Primeira Guerra Mundial.

O Tratado de Versalhes foi um acordo de paz selado entre as potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial e a Alemanha derrotada. O processo teve início com o armistício de 11 de novembro de 1918 e foi assinado em 28 de junho de 1919.

No dia 16 de março de 1935, aproveitando a calma do fim de semana, Adolf Hitler anunciou o restabelecimento do serviço militar obrigatório e decidiu elevar em 400 mil o efetivo da forças armadas, conhecida por Wehrmacht. Essa foi a primeira violação flagrante do Tratado de Versalhes.

Fácil; A Alemanha cruzou os impérios errados. Com a eclosão da guerra, a França e a Grã-Bretanha eram as duas maiores superpotências de sua época e a Alemanha cruzava as duas. Das principais potências da Entente, a França e a Grã-Bretanha fizeram mais para garantir que a Alemanha arcasse com a culpa e fosse punida.

Razões do fracasso
Não dispunha de um poder executivo forte, nem contava com representantes da União Soviética e dos Estados Unidos – a nação de seu idealizador. O governo de Moscou não era aceito, e Washington não ingressou na organização por rejeitar o Tratado de Versalhes.

Alemanha

A Alemanha foi o país considerado o maior culpado pela Primeira Guerra Mundial. 52 pessoas acharam útil. liviamarins. Em 1919, foi assinado o Tratado de Versalhes, que estabelecia a paz e impunha pesadas penas a Alemanha, considerada responsável pelo conflito.

O principal objetivo do Tratado de Versalhes foi imperialista. As nações que saíram vitoriosas da guerra visavam reorganizar as colônias e dividi-las entre os vencedores. Países como a Alemanha perderam o direito às colônias antes conquistadas e precisaram entregá-las a outros países, como é o caso da França.

O Tratado de Versalhes foi um dos responsáveis pela eclosão da Segunda Guerra Mundial porque ele impôs duras sanções à Alemanha, o que resultou em um caos social no país que deu origem a movimentos nacionalistas de extrema direita, responsáveis por conduzir o país para um novo conflito na Europa.

Com a criação da Liga das Nações, o Tratado de Versalhes foi retificado em 1920. A partir desse tratado, estabeleceu-se que a Alemanha era a única responsável pelo conflito e a ela caberia reparar os prejuízos da guerra. As condições do tratado foram duríssimas e consideradas humilhantes pela Alemanha.

Foi resultado de inúmeros fatores, como a rivalidade econômica, ressentimentos por acontecimentos passados e questões nacionalistas. Teve como estopim o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, Sofia, em Sarajevo, na Bósnia, em junho de 1914.

Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, na Bósnia, foi o gatilho imediato da guerra, o que resultou em um ultimato da Áustria-Hungria contra o Reino da Sérvia.

O contexto histórico em que ocorreu o Tratado de Versalhes foi logo após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e o objetivo em registrar o momento em um ato oficial foi para deixar registrado o acordo de paz entre as nações envolvidas no conflito.

Versalhes (em francês Versailles) é uma cidade no departamento de Yvelines, região da Ilha de França. Cidade artificial, criada a partir do zero por vontade do rei Luís XIV, Versalhes foi a sede do poder político durante um século, entre 1682 e 1789, antes de se tornar o berço da Revolução.

O Tratado de Versalhes foi assinado no Palácio de Versalhes, em Paris. Esse foi o mesmo local em que Guilherme I foi proclamado imperador alemão, após a Guerra Franco-Prussiana em 1871. A França nesta guerra perdeu parte do seu território, que seria reconquistada com o Tratado de Versalhes.

A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial foi estabelecida em abril de 1917, após os alemães terem afundado navios brasileiros. Seis meses depois, o Brasil declarava guerra ao Império Alemão e mandou enfermeiras, médicos e aviadores que fizeram missões de observação no Mar Mediterrâneo.

O fim da guerra veio em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes.

Na madrugada de 1º de agosto, a Alemanha declarou guerra à Rússia, sendo imitada pelo governo austro-húngaro. Grã-Bretanha e França, surpreendidas pela rapidez dos acontecimentos, não se moveram. Mas a Alemanha, cujos planos de campanha estavam prontos desde 1911, declarou guerra à França em 3 de agosto.

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, a Alemanha se tornou um país deficitário. Passou de exportadora a importadora de capital, a fim de equilibrar sua balança comercial.