Por que Ogum bebe cerveja?

Perguntado por: lpereira . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

O significado de beber cerveja para o mundo masculino relaciona-se com a possibilidade, de certo modo, de encontrar o guerreiro, o libertador, o herói; e assim unir a pessoa à divindade.

São Jorge: santo da Igreja; orixá Ogum na umbanda; herói da Capadócia; orixá Oxóssi, o caçador, no candomblé. Ele é um mito cultuado com a cerveja. Ele é o cavaleiro sagrado da fé plural brasileira.

As entidades que atuam em sua frequência, normalmente fazem uso da cerveja preta, pois é doce, para diminuir o fel da cólera do fogo, e o suave fermentado, aplaca a energia do fogo e da justiça… Nesse caso, os médiuns conseguem seguir o caminho do meio, a fim de poder doar a energia..

A comida oferecida para ogum é a feijoada com feijão preto ou farofa de feijão fradinho feitos de forma mais rustica. Tendo na sua oferenda objetos, bebidas, frutas, imagem do santo que está relacionado ao orixá. Essas oferendas antigamente eram feitas e colocadas em rios e cachoeiras havendo poluição ambiental.

Protege os agricultores, os soldados, os artesãos e seus filhos e todas as pessoas que pedem a sua ajuda nas lutas, na justiça ou até mesmo por melhores condições de vida. Orixá do elemento terra, Ogum é pleno de energia e empreendedor e suas decisões são rápidas.

Glorioso Ogum, em nome de Deus, estenda-me o seu escudo e as suas poderosas armas, defendendo-me com a sua força e com a sua grandeza, e que debaixo das patas de seu fiel e ginete meus inimigos fiquem humildes e submissos a vós. Assim seja com o poder de Deus, de Jesus e da falange do divino Espírito Santo.

Não é difícil reconhecer um filho de Ogum. Tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto.

A partir disso o culto à Ogum (Omodê Okunrin) estaria ligado ao dos Guardiões Imole Exú, sendo o Imole Exu Sorokê um guardião de Ogum, se mesclando de tal forma que passou a ser entendido como um Orixá Meji ou Duplo, metade Ogum e metade Exu Xoroquê.

Já o termo Pambu-Njila deu origem ao nome Pombagira, entidade feminina da umbanda que controla os caminhos e as encruzilhadas, tal como a divindade bantu. Cada um deles tem sua bebida e comida preferida, indo desde a já famosa farofa, cachaça e a cerveja, até vinhos e uísques refinados.

Mamão, laranja doce, maracujá doce, banana, uva rosada, maçã, graviola, abacate, carambola, limão, romã, melão, pitomba, seriguela, lima da pérsia, cereja, ameixa, coco, morango, marmelo.

Santo Arnulfo de Metz (585 – 640)
Patrono dos cervejeiros, foi muito influente em vida como bispo de Metz, e posteriormente canonizado. É comemorado no dia 18/08. Recomedava o consumo de cerveja ao invés de água, que era impura e carregava doenças.

Ogum – São Jorge. Oxóssi – São Sebastião ou Santo Antônio. Xangô – São Pedro ou São Jerônimo.

Mas Xangô traiu Ogum.

Ogum é senhor da metalurgia, tendo domínio sobre o ferro e o aço e todas as ferramentas feitas com esses materiais, como a lança, o martelo, a faca, a ferradura e a enxada. É um orixá associado à luta e também ao trabalho, patrono tanto dos militares quanto dos trabalhadores braçais (sobretudo os ferreiros).

Filhos de Ogum – No amor, são egoístas
Adoram tomar a iniciativa na hora da conquista e sabem como usar o charme para atrair quem deseja. Podem ser pessoas fieis a um relacionamento, mas precisam estar muito apaixonados. Quando amam de verdade, se entregam de corpo e alma, amam quase cegamente.

As características dos filhos(as) de Ogum: Irritam-se facilmente; São muitos festeiros; Não se fixam em um lugar só; Tipo físico forte e musculoso – Embora essas características não se definam a todos – ; No amor são egoístas; São Valentes, Objetivos e Corajosos; Dão muito valor à liberdade; Têm raciocínio lógico e ...

A BENÇÃO MEU PAI QUEM É FILHO DE OGUM RODA, BALANÇA E NÃO CAI” Nas palavras de Publius Flavius Vegetius – “si vis pacem, para bellum”, em tradução livre: “se queres a paz, prepara-te para a guerra”.

Ogum é um aplicador da Lei e age com a mesma inflexibilidade, rigidez e firmeza. Ele é correto em todas as suas condutas e não admite que tenha outro caminho a não ser o certo. Onde estiver Ogum, lá estarão os olhos da Lei.

Não que a incorporação tenha algum malefício. Entretanto, podemos pontuar os efeitos terapêuticos que ela traz para vida de médium. Ao estar sob o efeito do transe em Ogum, o médium assimilará esse magnetismo em seu corpo biológico.

Continuar lendo Qual cerveja Ogum gosta?