Por que o violão tem esse nome?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

ELE PRODUZIA UM SOM SUAVE E LOGO FEZ SUCESSO NA EUROPA. MAIS TARDE, OS PORTUGUESES PERCEBERAM QUE A GUITARRA ESPANHOLA ERA PARECIDA COM UM INSTRUMENTO QUE ELES CHAMAVAM DE VIOLA, MAS UM POUCO MAIOR. POR ISSO, DERAM O NOME DE VIOLÃO.

A história do violão começa com a vihuela, que surgiu no século 15, na Península Ibérica, primeiro instrumento dedilhado com formato de 8 da história ocidental.

Em 1832, Louis Panormo construiu um instrumento muito próximo ao que conhecemos hoje como violão clássico, embora menor e com cintura mais acentuada. Em 1859, o luthier espanhol Antonio de Torres Jurado criou o instrumento que atualmente define sua história, tendo se tornado o violão clássico.

A Guitarra clássica, também conhecida como guitarra acústica, guitarra espanhola ou violão (denominação usada no Brasil; em Portugal a denominação mais comum é viola embora até meados do séc. XX também fosse violão), é um instrumento musical de cordas e de percussão.

A origem do Violão não é muito clara. Sua história começa há cerca de 2.000 anos a.C. Na antiga Babilônia, arqueologistas encontraram placas de barro com figuras seminuas tocando instrumentos musicais, muitos deles similares ao violão atual (1900-1800 a.C).

violonistaviolonista | adj.

Flauta de osso de pássaro, possivelmente com 35 mil anos, foi descoberta em caverna de Hohle Fels. A flauta por sua vez, é conhecida como o primeiro instrumento da humanidade, existente em todas as culturas primitivas.

Violã é o feminino de violão.

Em 1832, Louis Panormo construiu um instrumento muito próximo ao que conhecemos hoje como violão clássico, embora seja menor e tenha uma cintura mais acentuada. Em 1859, o luthier espanhol Antonio de Torres Jurado criou o instrumento que atualmente acabou definindo a história do violão e tornou-se o violão clássico.

Localização das notas no instrumento
As notas indicadas são C = , D = ré, E = mi, F = fá , G = sol, A = lá.

O violão é um instrumento típico da música brasileira. Porém, não foi criado no país. Especula-se que sua origem seja da região Oriental, levada à Península Ibérica pelos Árabes. Outra teoria é que seja originário da Grécia ou de Roma, descendendo da Lira grega.

Estima-se que o violão de seis cordas tenha chegado ao Brasil em princípios do século XIX, com a transferência da corte portuguesa para cá.

Esses instrumentos antigos possuíam cordas duplas. Assim, as “ordens” dos instrumentos de cordas dedilhadas são os pares de corda do instrumento. Por exemplo, o alaúde pode ter 6 ordens. Assim, ele terá 11 cordas, sendo 10 em 5 pares e 1 simples.

O homem faz música desde pelo menos a invenção da flauta de osso, há 35 mil anos. Mas a primeira pessoa a registrar em papel uma música foi Qiugong, no século 6. Esse chinês tocava uma espécie de cítara e teria transcrito a peça Jieshi Diao Youlan.

nylon

O violão acústico é um instrumento de cordas (de nylon ou aço) composto, em sua maior parte, de madeira.