Por que o Velho do Rio virá sucuri?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 4 votos

Velho do Rio (Osmar Prado) se transformará em sucuri para ajudar o plano de vingança de Alcides (Juliano Cazarré) contra o fazendeiro.

Para as gravações da novela Pantanal foram utilizadas duas cobras: Bonita e uma de mentira, de 4 metros, feita por um artesão local.

O final do Velho do Rio tem relação com a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira). Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.

No capítulo desta terça-feira (4) da novela "Pantanal", o personagem Tenório (Murilo Benício) foi morto e arrastado por uma sucuri para o rio.

E ele fez uma promessa para Juma (Alanis Guillen) de que, na hora certa, Tenório (Murilo Benício) pagaria por tudo o que faz para ela e para a família, por isso chegou a hora de tentar matar o fazendeiro.

Mais sobre o assunto
Ele negará e afirmará que o intuito foi sempre protegê-la de todo mal, independente se Maria Marruá (Juliana Paes) a abandonasse ou não.

Prado ainda entregou que o protetor terá uma relação especial com a personagem de Alanis Guillen. "Ele só se mostra para quem ele quer. Ele vai se mostrar pro Jove [Jesuíta Barbosa] e, principalmente, para Juma. Ele passa a cuidar dela depois que os pais dela morrem.

Segundo a história, ela deixa marcas de sua grande cabeça pelas margens dos rios e, quando agitada ou com fome, derruba embarcações e devora pescadores. Um imenso ruído anuncia a chegada do Minhocão. Caso a pessoa sobreviva a um ataque do monstro, pode enlouquecer.

De volta ao Pantanal com Juma (Alanis Guillen), Jove (Jesuíta Barbosa) reencontrará o Velho do Rio, responsável por cuidar dele durante o período em que ficou perdido no mato. No capítulo de sábado, o Velho do Rio vai chamar Jove de neto.

Ponto de contato entre o mundo físico e espiritual e a síntese de uma consciência ecológica coletiva, o Velho do Rio é um encantado. Uma espécie de guardião deste paraíso em terra que se chama Pantanal.

Guardião do Pantanal e pai das sucuris na novela das nove, o Velho do Rio é uma figura mística e lendária que se transforma na serpente, ajudando a preservar o bioma. Na vida real, quem tem uma missão bem parecida é o monitor ambiental e guia de passeio Vilmar Teixeira, de 44 anos.

Em seguida, o Velho do Rio aparece em cena para Juma e revela que sabe cada detalhe da briga. Porém, ele conta a ela algo que não sabia: Tadeu não é filho verdadeiro de Zé Leôncio, segredo guardado a sete chaves por Filó (Dira Paes).

A verdade vem à tona no momento em que Tadeu e Zefa (Paula Barbosa) vive um romance atribulado depois que a empregada vai embora, já que o rapaz se nega a casar com ela, após levar a moça para a cama. Mas ele acaba apoiando a amada quando ela conta ter sido vítima de assédio de outro homem.

Todo mundo que vê o Velho do Rio e conta para Zé Leôncio deixa o fazendeiro cada vez mais desconfiado. Porém, o Velho do Rio não aparece para uma pessoa: José Leôncio. Isso porque, na trama original, o Velho do Rio na verdade é Joventino, o pai de José Leôncio, fato que deve ser mantido no remake da Globo.

A explicação foi dada pelo professor a um portal de notícias do Mato Grosso do Sul. Conforme conta o especialista – que atua há 30 anos com ataques de animais aquáticos a seres humanos no Pantanal – não existe nenhum relato oficial de que uma sucuri tenha engolido uma pessoa.

O quebrar ossos é uma consequência. Na verdade, ela vai fazendo uma constrição. Enquanto ela sente movimentação respiratória e batimento ela continua apertando”. Ainda em contexto de Pantanal, é comum que sucuris também submerjam suas presas.

A 'Bonita', sucuri de 4 metros de comprimento e com peso de 40 quilos, virou estrela na novela 'Pantanal'. O animal é a maior cobra manejável da espécie no Brasil e ... Diferente da surucucu, uma das espécies de cobra mais venenosas encontradas no Brasil, a surucucu-do-pantanal não possuí peçonha.

Na beira do rio, o Velho vai contar ao filho o motivo de nunca ter aparecido para o filho: "Porque você nunca acreditou".