Por que o Velho do Rio vira cobra?

Perguntado por: dmeireles . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 15 votos

Velho do Rio (Osmar Prado) se transformará em sucuri para ajudar o plano de vingança de Alcides (Juliano Cazarré) contra o fazendeiro. Na sequência, Alcides irá até a fazenda e verá Tenório pegando seu barco.

O Velho do Rio é o místico personagem que surge após o desaparecimento de Joventino (Irandhir Santos), pai de José Leôncio (Renato Góes). Envolto em mistério e uma espécie de entidade que protege o pantanal, o personagem se transformou em cobra quando viu se aproximar o barco com a recém-nascida Juma.

Uma verdadeira tragédia vai abalar Tenório na reta final da novela Pantanal. Roberto, o filho caçula do fazendeiro, será engolido por uma sucuri na trama das nove da Globo.

Mais sobre o assunto
Ele negará e afirmará que o intuito foi sempre protegê-la de todo mal, independente se Maria Marruá (Juliana Paes) a abandonasse ou não.

Juma (Alanis Guillen) vai revelar um segredo íntimo de Muda (Bella Campos) na reta final de Pantanal. A mulher-onça descobrirá que a amiga está grávida só de olhar para seu corpo e a deixará constrangida.

A conclusão da entidade é de que o rapaz não é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), ao contrário do que a mãe do peão contou quando o casal ainda era jovem.

O velho conta que Tadeu não é filho de sangue de Leôncio, mas filho do amor, já que foi criado por ele desde pequeno. Além disso, o chama de neto e o convence a voltar, perdoar a mãe e se tornar outra pessoa. Surpreso, o peão segue o conselho do sábio. Ao final, Filó não revela quem é o pai de Tadeu.

Prado ainda entregou que o protetor terá uma relação especial com a personagem de Alanis Guillen. "Ele só se mostra para quem ele quer. Ele vai se mostrar pro Jove [Jesuíta Barbosa] e, principalmente, para Juma. Ele passa a cuidar dela depois que os pais dela morrem.

Mas o corpo do interiorano desapareceu quando ele encantou no ancião que protegia o Pantanal. Depois de décadas como vigilante do bioma e dos moradores da região, o homem-sucuri passou o bastão para José Leôncio, que assumiu o cargo de novo Velho do Rio.

Segundo a história, ela deixa marcas de sua grande cabeça pelas margens dos rios e, quando agitada ou com fome, derruba embarcações e devora pescadores. Um imenso ruído anuncia a chegada do Minhocão. Caso a pessoa sobreviva a um ataque do monstro, pode enlouquecer.

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite.

Mas, dias depois, José Leôncio tem uma espécie de infarto e falece na sala de casa. Filó é a primeira a encontrar o marido morto. As cenas do velório do protagonista já foram gravadas pela Globo. Sendo assim, o autor Bruno Luperi não vai modificar o final do peão.

Nesse reencontro emocionante, na beira do rio, o Velho esclarece por que nunca apareceu para o filho e surpreende: "Porque você nunca acreditou". "Eu nunca acreditei", concorda o fazendeiro, ouvindo do pai que a fé era fundamental.

Em Pantanal, morte de Roberto provoca surto em Tenório
Nos próximos capítulos de Pantanal, Solano conta a Tenório e família que Roberto foi engolido por uma sucuri.

O filho caçula de Tenório (Murilo Benício) e Zuleica (Aline Borges) não será mais devorado por uma sucuri. Sendo assim, ele terá um final diferente do Roberto antigo, vivido pelo ator Eduardo Cardoso.

Bruno Luperi mudou essa parte da trama de "Pantanal". Na história de Benedito Ruy Barbosa, o filho de Tenório era devorado por uma sucuri.

O vilão da novela vai ter um destino trágico ao ser alvo de uma arapuca macabra armada por Alcides (Juliano Cazarré). Com a ajuda de Zaquieu (Silvero Pereira), o capataz atingirá uma lança no estômago do grileiro, que sangrará até morrer e ainda terá seu corpo jogado às piranhas.

O Velho do Rio prometeu que mataria Tenório por Juma e Muda porque as moças queriam que o vilão pagasse pelos crimes que comentou no Sarandi, município que fica no Paraná. Quando Muda era ainda muito pequena e Juma nem havia sido concebida, Tenório enganou os pais de Juma e vendeu terras que não eram dele.