Por que o Velho do Rio não aparece para o filho?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.5 / 5 14 votos

Na beira do rio, o Velho vai contar ao filho o motivo de nunca ter aparecido para o filho: "Porque você nunca acreditou".

Após se casar com Filó (Dira Paes), o fazendeiro acaba sofrendo um infarto. Ele morre sozinho, sentado na sala de sua casa, durante a noite. Após fazer a passagem, o poderoso vê pela primeira vez o velho na foto tirada por Jove (Jesuíta Barbosa).

Nesse reencontro emocionante, na beira do rio, o Velho esclarece por que nunca apareceu para o filho e surpreende: "Porque você nunca acreditou". "Eu nunca acreditei", concorda o fazendeiro, ouvindo do pai que a fé era fundamental.

José Leôncio morrerá tragicamente no final de Pantanal.
Na verdade, seu corpo físico deixará de existir, mas seu espírito terá um desfecho diferente. Após a morte, ele finalmente ficará cara a cara com o Velho do Rio (Osmar Prado). Assim, se dará conta que a entidade é realmente o seu pai.

Mas, dias depois, José Leôncio tem uma espécie de infarto e falece na sala de casa. Filó é a primeira a encontrar o marido morto.

Impossível não ter se emocionado com o final de “Pantanal”, novela das 9 que teve seu último capítulo exibido nesta sexta, dia 7/10. O tão aguardado reencontro de José Leôncio (Marcos Palmeira) com seu pai, o Velho do Rio (Osmar Prado), aconteceu nos minutos finais da novela e foi uma sequência de arrancar lágrimas.

Ele parte e desaparece, deixando suas vestimentas para o filho. Velho do Rio morre e José Leôncio toma o seu lugar. Assim como na Pantanal de 1990, o poderoso aparece de mãos dadas com a filha de Juma (Alanis Guillen) e Jove e com o filho de Irma (Camila Morgado) e Trindade (Gabriel Sater).

Cena aguardada pelo personagem promete emoção
Pantanal chega ao fim na próxima sexta-feira, 7, e promete grandes emoções na trama. Um dos momentos que marcará o último capítulo é o reconhecimento do Velho do Rio (Osmar Prado) por José Leôncio (Marcos Palmeira).

A verdade vem à tona no momento em que Tadeu e Zefa (Paula Barbosa) vive um romance atribulado depois que a empregada vai embora, já que o rapaz se nega a casar com ela, após levar a moça para a cama. Mas ele acaba apoiando a amada quando ela conta ter sido vítima de assédio de outro homem.

O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa. É nesse momento que ele olha para o quadro e vê pela primeira vez o Velho do Rio (Osmar Prado) na foto. Depois, Filó encontra o marido morto e fica desesperada.

Em "Pantanal", Velho do Rio ataca Solano Sem ter noção do perigo, o capataz sacará a espingarda e apontará para a entidade. O encantado debochará da situação, ativará o "modo sucuri" e partirá para cima do mau-caráter.

Quem é o verdadeiro pai de Tadeu (José Loreto)? Filó (Dira Paes) deixou claro para José Leôncio (Marcos Palmeira) que ele é o pai biológico do rapaz no fim da primeira fase de Pantanal.

José Leôncio sempre soube
Na verdade, o protagonista sempre soube da verdade. Mesmo com a revelação de Filó no final da novela, ele não se surpreende. José Leôncio afirma que considera Tadeu (José Loreto) seu filho desde que ele chegou à fazenda. Não importa se é ou não de sangue.

Lembrando que o parto de Tadeu foi feito pelo próprio José Leôncio, ali na fazenda mesmo. Além disso, os peões mais íntimos, como os finados Quim (Chico Teixeira) e Tião (Fábio Neppo), sempre disseram que Tadeuzinho era a cara de José Leôncio.

Cena em que Filó (Dira Paes) encontra José Leôncio (Marcos Palmeira) morto foi cortada. As duas horas de novela não foram suficientes para a Globo exibir todo o final de Pantanal.

No último capítulo da novela "Pantanal", nesta sexta-feira (7), Filó (Dira Paes) vai herdar uma "herança maldita" de José Leôncio (Marcos Palmeira) após a morte do marido, com quem se casa em cerimônia tripla.

Assim como na primeira versão da novela, a tão cobiçada sela acaba ficando com o filho de Filó (Dira Paes).

Nenhum filho de Zé Leôncio morre em Pantanal. Apesar de passarem por perigos ao longo da trama, os três chegam com vida ao final da novela. Quem na verdade se despede do mundo dos vivos antes do desfecho do folhetim é o próprio Zé Leôncio, que sofre um infarto fulminante no último capítulo da trama.

Para a tristeza de muitos, José Leôncio (Marcos Palmeira) morrerá no último capítulo de “Pantanal”, que irá ao ar nesta sexta-feira, 7 de outubro. O Gshow disponibilizou imagens exclusivas da cena que promete render emoção ao público de casa.

Muda e Tibério
Após algumas crises com Tibério (Guito), Muda (Bella Campos) fica em paz após a morte de Tenório (Murilo Benício). Então, sem o desejo de vingança, a personagem volta a ter uma boa relação com o marido. Os personagens terminam felizes e morando juntos. Além disso, os dois terão um filho.