Por que o Véio do Rio não aparece pro Zé Leoncio?

Perguntado por: gportela . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 4 votos

Todo mundo que vê o Velho do Rio e conta para Zé Leôncio deixa o fazendeiro cada vez mais desconfiado. Porém, o Velho do Rio não aparece para uma pessoa: José Leôncio. Isso porque, na trama original, o Velho do Rio na verdade é Joventino, o pai de José Leôncio, fato que deve ser mantido no remake da Globo.

De acordo com o amigo de Juma, o velho Joventino foi picado por uma cobra e morreu. Logo em seguida, seu corpo desapareceu enquanto que sua alma reencarnou na entidade responsável por proteger a natureza.

José Leôncio sempre soube
Na verdade, o protagonista sempre soube da verdade. Mesmo com a revelação de Filó no final da novela, ele não se surpreende. José Leôncio afirma que considera Tadeu (José Loreto) seu filho desde que ele chegou à fazenda. Não importa se é ou não de sangue.

Quem é o verdadeiro pai de Tadeu (José Loreto)? Filó (Dira Paes) deixou claro para José Leôncio (Marcos Palmeira) que ele é o pai biológico do rapaz no fim da primeira fase de Pantanal.

A verdade vem à tona no momento em que Tadeu e Zefa (Paula Barbosa) vive um romance atribulado depois que a empregada vai embora, já que o rapaz se nega a casar com ela, após levar a moça para a cama. Mas ele acaba apoiando a amada quando ela conta ter sido vítima de assédio de outro homem.

Ao longo da trama, o fazendeiro tentou por diversas vezes localizar o rosto do encantado, figura que remeteria a seu pai, Joventino (Irandhir Santos). No entanto, bastava olhar para o quadro feito por Jove (Jesuita Barbosa), que José Leôncio via apenas uma luz.

Tadeu (José Loreto), por exemplo, finalmente descobrirá que José Leôncio (Marcos Palmeira) não é seu pai de sangue. A revelação será feita pelo Velho do Rio (Osmar Prado), que acalmará o rapaz afirmando que o fazendeiro o adotou com o coração.

Zé Leôncio descobre que Velho do Rio é seu pai apenas no último capítulo da novela Pantanal. Mas antes, o fazendeiro vai desconfiar que seu o velho Joventino (Irandhir Santos) está por perto ao ouvir a entidade tocar um berrante durante o casamento de Juma (Alanis Guillen) e Jove (Jesuíta Barbosa).

É, é o piloto dela que vai fazer toda a diferença. Após ver o Velho do Rio praticamente sem vida no rio, Eugênio (Almir Sater) vai pegar a entidade e o colocará na embarcação rumo a Campo Grande. Aos poucos, ele abrirá os olhos, acalmando o condutor do barco.

O poderoso falece após um ataque cardíaco durante a noite, sozinho na sala de sua casa. É nesse momento que ele olha para o quadro e vê pela primeira vez o Velho do Rio (Osmar Prado) na foto. Depois, Filó encontra o marido morto e fica desesperada. Os filhos e amigos chegam, mas é tarde demais.

Para a tristeza de muitos, José Leôncio (Marcos Palmeira) morrerá no último capítulo de “Pantanal”, que irá ao ar nesta sexta-feira, 7 de outubro. O Gshow disponibilizou imagens exclusivas da cena que promete render emoção ao público de casa.

Além disso, o autor Bruno Luperi aumentou a importância do chalaneiro para a trama. Ele já salvou a vida do Velho do Rio (Osmar Prado) e é um dos homens de confiança de José Leôncio (Marcos Palmeira). Do mesmo modo, vai salvar a vida de Maria Bruaca (Isabel Teixeira).

Após ouvir uma conversa de Filó (Dira Paes), o peão descobre que não é mesmo filho de José Leôncio (Marcos Palmeira). Farto de todos os anos de rejeição, ele decide seguir sua vida longe dali nos últimos capítulos da novela da Globo.

Ao final, Tadeu fica com a sela de prata de Joventino. Os irmãos abrem mão do artefato, que fica nas mãos do filho de coração de Leôncio. Ele termina casado e na administração da fazenda do pai.

O encerramento de Pantanal garantiu um final agridoce para Filó (Dira Paes). Ela se despediu do amor de toda uma vida, José Leôncio (Marcos Palmeira), que, por sua vez, “morreu”, para se tornar o Velho do Rio.

Como é devota a Deus, Zefa acredita que precisa se guardar até o casamento e ter, então, relações sexuais com seu mario. Isso vai afetar o namoro com Tadeu. A empregada ficará com dúvidas sobre o que fazer ou não. Ela, inclusive, revelará que nunca beijou ninguém.

Filó (Dira Paes) deixou claro para José Leôncio (Marcos Palmeira) que ele é o pai biológico do rapaz no fim da primeira fase da novela das 21h.

Então, Tadeu aceita ficar com a sela - mesmo não sendo um Leôncio de sangue. Quanto à administração das posses, o fazendeiro opta por dividir igualmente entre os três filhos. Na nova versão de Pantanal, Tadeu vence os irmãos na corrida e se mostra digno da sela de prata.