Por que o Véio do Rio não aparece pro filho?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Esse reencontro foi emocionante. Na beira do rio, o Velho vai contar ao filho o motivo de nunca ter aparecido para o filho: "Porque você nunca acreditou". "Eu nunca acreditei", responderá o filho.

Encontro entre José Leôncio e o Velho do Rio
O velho do Rio - que é Joventino, pai de José Leôncio, vai aparecer para o filho depois da morte do companheiro de Filó.

Mas, dias depois, José Leôncio tem uma espécie de infarto e falece na sala de casa. Filó é a primeira a encontrar o marido morto.

Ao longo da trama, o fazendeiro tentou por diversas vezes localizar o rosto do encantado, figura que remeteria a seu pai, Joventino (Irandhir Santos). No entanto, bastava olhar para o quadro feito por Jove (Jesuita Barbosa), que José Leôncio via apenas uma luz.

A verdade vem à tona no momento em que Tadeu e Zefa (Paula Barbosa) vive um romance atribulado depois que a empregada vai embora, já que o rapaz se nega a casar com ela, após levar a moça para a cama. Mas ele acaba apoiando a amada quando ela conta ter sido vítima de assédio de outro homem.

Ele parte e desaparece, deixando suas vestimentas para o filho. Velho do Rio morre e José Leôncio toma o seu lugar. Assim como na Pantanal de 1990, o poderoso aparece de mãos dadas com a filha de Juma (Alanis Guillen) e Jove e com o filho de Irma (Camila Morgado) e Trindade (Gabriel Sater).

De acordo com o amigo de Juma, o velho Joventino foi picado por uma cobra e morreu. Logo em seguida, seu corpo desapareceu enquanto que sua alma reencarnou na entidade responsável por proteger a natureza.

Filó (Dira Paes) deixou claro para José Leôncio (Marcos Palmeira) que ele é o pai biológico do rapaz no fim da primeira fase da novela das 21h.

Era um homem comum, Joventino Leôncio, que se embrenha na mata (na versão de 1990, ele cai do cavalo) e depois é picado no pescoço, por uma cobra. Após o acontecimento ele se transforma em uma entidade sobrenatural: o Velho do Rio.

Nenhum filho de Zé Leôncio morre em Pantanal. Apesar de passarem por perigos ao longo da trama, os três chegam com vida ao final da novela. Quem na verdade se despede do mundo dos vivos antes do desfecho do folhetim é o próprio Zé Leôncio, que sofre um infarto fulminante no último capítulo da trama.

Emoção marca final de 'Pantanal': José Leôncio morre e assume o lugar do Velho do Rio; veja todos os desfechos. O último capítulo de “Pantanal”, exibido nesta sexta-feira, dia 7, na Globo, foi marcado por muita emoção.

Tenório quer matar José Leôncio
Tenório não é nenhum inocente e planejou matar não só o vizinho, mas promover um mar de sangue.

Na novela "Pantanal", o Velho do Rio (Osmar Prado) vai fazer uma profecia em relação ao seu único filho, José Leôncio (Marcos Palmeira).

A emoção tomou conta de Pantanal em uma cena marcante do último capítulo, exibido nesta sexta-feira (7): Tadeu (José Loreto) teve o único — e marcante — encontro com o avô, o Velho do Rio (Osmar Prado).

A conclusão da entidade é de que o rapaz não é filho de José Leôncio (Marcos Palmeira), ao contrário do que a mãe do peão contou quando o casal ainda era jovem.

Juma (Alanis Guillen) vai revelar um segredo íntimo de Muda (Bella Campos) na reta final de Pantanal. A mulher-onça descobrirá que a amiga está grávida só de olhar para seu corpo e a deixará constrangida.

Após ouvir uma conversa de Filó (Dira Paes), o peão descobre que não é mesmo filho de José Leôncio (Marcos Palmeira). Farto de todos os anos de rejeição, ele decide seguir sua vida longe dali nos últimos capítulos da novela da Globo.

A morte do Velho do Rio
O velho – que é Joventino, pai de Leôncio -, confirma que morreu picado por uma cobra quando foi caçar marruás na mata.

Solano (Rafa Sieg) vai cavar sua morte ao atirar no Velho do Rio (Osmar Prado) em Pantanal.