Por que o uso do termo Pré-história é questionado?

Perguntado por: lalencastro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Podemos considerar o conceito de pré-história a época que antecede aos registros históricos, ou seja, antes do surgimento e desenvolvimento da escrita. Alguns historiadores criticam tal termo, pois na sua visão não existe uma anterioridade a história do mundo ou do homem e isso uma anterioridade a escrita.

Ela marca o descobrimento da escrita. Porém, antes de se descobrir a escrita, os seres que habitavam já praticavam história. Por esse motivo não é correto usar o termo pré-história, já que os seres daquela época tinham história e contribuíram com o mundo atual, mesmo sem escrever.

Resposta. Resposta: Porque a pré-história significa a história do homem antes da escrita. ... Um exemplo seria os povos nativos indígenas aqui do Brasil que não tinham um sistema de escrita.

Resposta verificada por especialistas. O termo "pré-história" é criticado pois ele reduz a compreensão da História apenas a uma noção de historiografia (a história escrita), o que é visto por alguns pesquisadores como uma versão insuficiente de dividir o passado.

Considera-se pré-história o período anterior invenção da escrita. A utilização deste termo pode ser considerado preconcentuo, pois levam a crer que os eventos históricos desse período são insignificantes e irrelevantes.

“A história tem como principal objeto de estudo as sociedades que possuem ou possuíram a escrita, enquanto os pré-historiadores se dedicam a obter informações sobre os grupos humanos que não sabiam escrever”, afirma a arqueóloga Marisa Afonso, da USP.

A Pré-História é definida como o ciclo anterior ao surgimento da escrita pelos povos sumérios, por volta de 3.500 a.C. Apenas no século XIX foi que o termo Pré-História começou a ser utilizado pelos estudiosos, momento que ainda cultivava-se a ideia de que os vestígios históricos das civilizações poderiam ser feitos ...

Resposta. O problema no termo "pré-história" é que nesse período, a história já estava acontecendo, não teria como haver um período antes daquele, pois se algo existe e está acontecendo, é história.

Resposta verificada por especialistas
Existe uma discussão a respeito da denominação “pré-história” porque presume-se que a história começa somente após a invenção da escrita, não devendo ser considerado história o que existiu antes.

Dois grandes eventos que estabeleciam o fim da Pré-história, na visão desses historiadores, eram o desenvolvimento da escrita e a dominação das técnicas agrícolas.

A Pré-História foi o período do surgimento e desenvolvimento dos primeiros humanos na Terra. Para sobreviver às intemperes da natureza, eles tiveram que se adaptar ao meio ambiente. Esses grupos eram caçadores, pescadores e coletores, alimentando-se daquilo que estava disponível na natureza.

CRÍTICA AO TERMO PRÉ-HISTÓRIA:
O termo pré-história transmite a falsa impressão de que houve um período em que mesmo existindo homens não houve história. – leva em consideração como marco para o início da História a invenção da escrita e não a atuação do Homem como ser histórico.

Muitos historiadores questionam essa classificação porque se baseia na visão preconceituosa de que os povos sem escrita não têm história.

Assim, o pensamento etnocêntrico torna-se um perigo quando inculca ideias de superioridade racial e cultural. Isso porque ele coloca um grupo étnico no centro de tudo, limitando ou impedindo qualquer outra possibilidade de existência.

Dessa forma, o etnocentrismo ou visão etnocêntrica é aquela em que as sociedades, padrões e culturas são vistas com base em sua própria experiência cultural, desconsiderando outras visões de mundo e também inferiorizando tudo aquilo que está muito distante do que você entende como “aceitável”.