Por que o trema foi abolido?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Além do mais, o uso do trema já não era consenso entre os países lusófonos, sendo mais usado no Brasil. Com a vinda do acordo ortográfico e a unificação da grafia optou-se por retirá-lo ao invés de implementá-lo nos demais países, deixando a escrita mais simples e afetando apenas a forma de escrever dos brasileiros.

Desde já, obrigada! O novo acordo ortográfico para a língua portuguesa (assinado em 1990 por sete países da lusofonia) aboliu definitivamente o trema na língua.

Desde 2009, o trema não existe mais.

De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.

Todas sem trema: aguentar, arguir, arguição, averiguemos, apaziguemos, bilíngue, cinquenta, consequência, consequente, delinquência, delinquente, deságue, enxágue, frequência, frequente, linguiça, pinguim, quinquagésimo, quinquênio, quinquenal, sagui, sequência, sequestro, tranquilo.

Dentre as mudanças que o novo acordo ortográfico trouxe, está a eliminação dos acentos agudos quando encontramos o “i” e “u” tônicos (vogais mais pronunciadas) depois de um ditongo decrescente (primeira vogal mais forte que a segunda).

c) O Novo Acordo Ortográfico extinguiu o trema, exceto em palavras estrangeiras e suas derivadas como Müller e Bündchen, por exemplo.

Significado de Trema
substantivo masculino [Gramática] Sinal composto de dois pontos que, colocado sobre uma vogal, modifica sua pronúncia.

A respeito dos ditongos, Ä é pronunciado como um E, p.

O novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa foi feito com o objetivo de unificar a grafia de países que tem como língua oficial a língua portuguesa. Entrou em vigor em 1º de janeiro de 2006.

Vale ressaltar que após o Novo Acordo Ortográfico, sofreu uma alteração onde foram incluídas as letras “K, “W” e “Y”. Assim, as letras oficiais do Alfabeto passaram de 23 para 26.

O novo acordo ortográfico visa unificar a escrita nos diversos países falantes do português. Em vigor no Brasil desde 2009, o seu uso passou a ser obrigatório a partir do dia um de janeiro de 2016.

Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.

Antes das novas regras ortográficas, de fato, escrevia-se enjôo. Porém, depois da reforma, a regra dos hiatos terminados em -oo(s) e -eem acentuados foi abolida. Então, enjoo não tem mais acento.

Segundo as regras de acentuação do novo acordo ortográfico, foi abolido o acento circunflexo nos ditongos oo nas palavras paroxítonas. Palavras terminadas em ôo antes do acordo: abençôo, perdôo, vôo, magôo, enjôo, ... Palavras terminadas em oo depois do acordo: abençoo, perdoo, voo, magoo, enjoo, ...

O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertosei e oi das palavras paroxítonas (aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima).

«O avião levantou voo» ou «O avião levantou vôo»? A forma correta é voo. É um nome que não necessita de acento circunflexo para assinalar a vogal tónica o, fechada, na penúltima sílaba. O mesmo se aplica a outros casos, como, por exemplo, à palavra enjoo.

nada muda na acentuação dos verbos ter, vir e seus derivados. Eles continuam com o acento circunflexo no plural (eles têm, eles vêm) e, no caso dos derivados, com o acento agudo nas formas que possuem mais de uma sílaba no singular (ele detém, ele intervém).

A partir do dia 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor o Novo Acordo Ortográfico, e este trouxe algumas alterações significativas quanto à acentuação, acréscimo de algumas letras que vieram compor o nosso alfabeto, extinção total do trema, entre outras.

Principais mudanças com o acordo de 1990
As principais mudanças na língua aconteceram na acentuação, no hífen, no trema e no alfabeto. Acentuação: - Os ditongos (encontro de duas vogais na mesma sílaba) abertos éi, ói, e éu não são mais acentuados em paroxítonas (continuam acentuados em monossílabos e em oxítonas ).