Por que o transporte aéreo ainda é pouco utilizado no Brasil?

Perguntado por: iguimaraes . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Alto custo para a manutenção das aeronaves e da infraestrutura; Inflexibilidade quanto ao tipo de carga transportada – cargas muito pesadas e volumosas, por exemplo, não podem ser enviadas por meio das aeronaves; Dependência das condições atmosféricas para a realização de voos.

Esses problemas são: a falta de infraestrutura dos aeroportos, falta de rigor no controle aéreo, descaso das empresas com os passageiros, sobrecarga de trabalho da tripulação, não cumprimento da legislação de proteção ao consumidor, entre outros.

Apesar de todas as suas vantagens, o transporte aéreo também apresenta limitações. Algumas delas são: a área de abrangência, o frete elevado, a capacidade limitada de carga, as severas restrições para o transporte de determinados produtos e o impacto ambiental. Continue a leitura e saiba mais sobre cada uma delas.

O transporte aeroviário, amplamente utilizado para médias e longas distâncias, possui como principal ponto negativo a grande quantidade de poluentes emitidos durante os seus deslocamentos.

Além da rapidez nas entregas, a possibilidade de avarias dos itens transportados é muito menor no modal aéreo, porque o manuseio da carga é na maior parte do tempo realizado mecanicamente, reduzindo inclusive a possibilidade de erros humanos e a armazenagem acontece nos próprios aeroportos, geralmente no modelo just in ...

Veja, abaixo, algumas das principais tendências para o transporte aéreo no Brasil em 2023:

  1. Uso de tecnologias de automação.
  2. Sustentabilidade.
  3. Crescimento do comércio eletrônico.
  4. Aumento da capacidade de carga.

O Anuário do Transporte Aéreo de 2022 aponta que foram realizados cerca de 100 mil voos internacionais em 2022, um aumento de 89% sobre os números de 2021, quando foram registrados 53 mil voos. O número de passageiros transportados aumentou 227%, saltando de 5 milhões para aproximadamente 16 milhões.

Ele é indicado para transportar cargas pouco volumosas, sendo utilizado geralmente para transportes de produtos perecíveis, cargas urgentes e objetos valiosos. Outra desvantagem do transporte aéreo são os altos custos de manutenção, implementação, fretes e combustíveis em relação aos outros meios de transportes.

Além disso, seus veículos transportam muitos passageiros de uma vez, são muito confortáveis e seguros, o que colabora com sua popularidade. Entre as desvantagens estão o alto custo de manutenção, a impossibilidade de transportar de cargas muito pesadas e o impacto ambiental da poluição sonora e atmosférica.

Em síntese, o transporte rodoviário é o mais utilizado no Brasil, por diversos motivos, como ter um alcance maior no número de áreas dentro do país, possuir um custo menor, tanto de deslocamento, quanto de manutenção – quando necessário, além de transportar todo tipo de carga.

custo elevado da sua infraestrutura; impossibilidade de absorção do alto valor das tarifas aéreas por produtos de baixo custo unitário, como por exemplo, matéria-prima, produtos semifaturados e alguns manufaturados; existência de severas restrições quanto ao transporte de artigos perigosos.

baixo custo, devido à baixa incidência de taxas e combustível mais em conta; capacidade alta de carga; mais segurança no transporte de mercadorias e menor risco de acidentes.

O meio de transporte mais utilizado no Brasil é o terrestre e cerca de 76% das mercadorias são levadas por caminhões.

Fiscalização de trânsito insuficiente para garantir o cumprimento das regras e a fluidez do transporte de cargas. Baixa oferta de vagas de carga e descarga e ocupação indevida dessas vagas por outros tipos de veículos. Aumento do número de viagens devido à imposição de uso de veículos menores.

bicicleta

De acordo com um estudo feito pelo Coppe, Programa de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a bicicleta é o meio de transporte mais econômico.

O modal marítimo está em primeiro lugar no ranking de modais de transporte mais utilizado no mundo. Estima-se que cerca de 90% do transporte mundial é feito por navios. É o modal que tem menor risco e custo, pois consegue ligar todos os continentes e não existe muita restrição em tamanho e tipo de carga.

Falta de infraestrutura rodoviária
atrasa as entregas; aumenta as chances de acidentes; desgasta excessivamente os veículos; eleva os custos de transporte e encarece os preços de frete.

transporte marítimo

O transporte que promove a maioria das relações comerciais de exportação e importação. Dentre os meios de transportes, o mais antigo é o transporte marítimo, pois é utilizado desde a Antiguidade.

Outro importante fator de crescimento da carga aérea tem sido a difusão, em escala global, do chamado e-commerce, ou seja, do comércio eletrônico. Muito provavelmente, a demanda por serviços de transporte aéreo conti- nuará crescendo e pressionando as infraestruturas existentes.

Uma possibilidade é a substituição de viagens comerciais por videoconferências, economizando tempo e dinheiro e diminuindo sua pegada de carbono. A neutralização de carbono também é uma sugestão para atenuar os impactos ambientais das viagens de avião.

No total, 1,1% do PIB brasileiro vem do transporte aéreo e dos turistas estrangeiros que chegam por via aérea. Existem diferentes formas de medir o impacto do transporte aéreo na economia.