Por que o trabalhador terceirizado é mais barato?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

5. Se os direitos são os mesmos, por que o trabalhador terceirizado é mais barato? A empresa contratante não tem mais os custos de admissão e demissão do funcionário, que passam a ser da terceirizada. Ela também não precisa mais se fazer provisão para arcar com custos de eventuais ações trabalhistas.

Abaixo, mencionamos os custos trabalhistas de algumas formas de terceirização: Asseio e Conservação = 99,11% sobre o salário. Segurança = 97,34% sobre o salário. Trabalho Temporário = 62,73% sobre o salário.

Terceirizar atividades que não fazem parte dos seus processos principais de negócios é, em geral, mais econômico. Dessa maneira, você economizará recursos, evitará problemas e gastará sua energia trabalhando na estratégia e no planejamento de longo prazo da sua atividade-fim.

Enquanto a contratação direta cria um vínculo maior do funcionário com a empresa, a terceirização permite ter mais flexibilidade, menos burocracias e custos. Mas as vantagens e desvantagens para tomar essa decisão não param por aí.

Vantagens e desvantagens da terceirização

  • 2- Produtividade. O aumento no ritmo de trabalho e em produtividade é mais uma vantagem da terceirização. ...
  • 3- Otimização. ...
  • 4- Economia. ...
  • 1- Fiscalização. ...
  • 2- Busca pelo parceiro ideal. ...
  • 3- Planejamento. ...
  • 4- Dependência.

Profissionais terceirizados não vivenciam a realidade da empresa, e, por esse motivo, desconhecem as estratégias e planejamento do negócio. Sendo assim, uma das desvantagens da terceirização notada por muitas empresas, é que equipes terceirizadas podem não seguir o padrão de qualidade ou serviço da empresa contratante.

A contratação de empresas terceirizadas possibilita economia, porque possui custos menores, já que os profissionais contratados já são especializados na área, diferente do que ocorre em contratações por conta própria, em que é necessário pagar cursos e especializações para os colaboradores.

Redução de custos operacionais
Quando é feita a contratação de uma prestadora de serviços, o recrutamento, treinamento e gestão desses colaboradores fica a cargo da empresa terceirizada. A contratação de funcionários gera custos, por isso, com a terceirização, a empresa contratante fica livre das despesas trabalhistas.

Quem paga o salário do trabalhador terceirizado? Quando acontece de o trabalhador atuar na empresa cliente, a dúvida mais comum é quem, efetivamente, paga seu salário. Neste caso, sempre será a empresa que o contratou e registrou sua carteira, ou seja, a de terceirização.

Quem paga é a empresa prestadora de serviço. Mas, caso ela não cumpra com as suas obrigações, a lei determina que que a empresa contratante do serviço fica responsável por respeitar direitos previdenciários e trabalhistas.

Segundo ele, estudos apontam que o trabalhador terceirizado tem menor remuneração, menos benefícios (alimentação, moradia, transporte e assistência médica), jornada de trabalho mais extensa e trabalha em ambientes com maior nocividade à saúde.

Direitos não obrigatórios por lei como vale-alimentação, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e plano de saúde e/ou odontológico não são obrigatórios aos terceirizados.

A seguir, veja uma série de vantagens que a terceirização pode oferecer tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

  • Mais motivação. ...
  • Foco no core business. ...
  • Economia de recursos. ...
  • Mais agilidade na tomada de decisões. ...
  • Sentimento de insatisfação. ...
  • Dependência dos serviços. ...
  • Dificuldade para o controle de qualidade.

Em relação à terceirização, é CORRETO afirmar: a) A terceirização ou outsourcing só pode ocorrer em funções da área tecnológica e em funções administrativas. b) A terceirização consiste em um processo útil para desobrigar a empresa dos encargos sociais e legais ou reduzi-los.