Por que o TOC surge?

Perguntado por: ibrites . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 14 votos

Provavelmente concorrem vários fatores para o seu aparecimento: de natureza biológica envolvendo a predisposição genética, alterações funcionais e da neuroquímica cerebrais, e fatores psicológicos como aprendizagens de formas erradas de lidar com medos e ansiedades, como por exemplo, fazer rituais para livrar-se de uma ...

Os principais sintomas da obsessão são:
Pensamentos agressivos ligados a si ou as outras pessoas; A necessidade de ter coisas simétricas ou organizadas de maneira perfeita; Medo de ser contaminado por germes e bactérias; Pensamentos indesejados, muitas vezes, ligados a sexo, danos físicos e religião.

O transtorno não tem cura, mas o tratamento para o TOC é muito importante para controlar os sintomas e evitar que eles interfiram ainda mais no bem-estar e qualidade de vida do paciente.

Os sintomas do TOC tendem a piorar em ocasiões de estresse. TOC é um distúrbio crônico e não tem cura — mas tem tratamento. A terapia cognitivo comportamental — combinada, ou não, a medicamentos antidepressivos — é a forma de tratamento mais efetiva para o TOC.

Desenvolver rituais ou comportamentos de neutralização de pensamentos, emoções e imagens, fazendo com que sua ansiedade temporariamente diminua. É assim que suas compulsões se reforçam, como a única forma que funcionará para neutralizar suas obsessões.

Sem tratamento, TOC pode deixar paciente incapacitado
“Quando não é tratado, tende a ocorrer um agravamento progressivo dos sintomas, provocando até a incapacitação do paciente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que o TOC é um dos transtornos psiquiátricos mais incapacitantes”, explica a médica.

Freud dizia que este tipo de neurose poderia ser considerada um tipo de religião individual e que teria um significado para o sujeito que possuía as obsessões e compulsões.

Faça atividade física, técnicas de relaxamento, meditação e até mesmo a yoga, por exemplo. A prática regular da yoga reduzi a ansiedade e preocupação, juntamente com os pensamentos obsessivos trazidos pelo TOC. Não abandone suas atividades regulares. Vá ao trabalho, passe tempo com a família e amigos.

Pessoas com TOC pode ter momentos e pensamentos de cunho agressivo. Causando o sentimento de auto repúdio, culpa e tristeza devido aos pensamentos, muitas vezes de escrúpolosidade, levando o paciente a desenvolver outras patologias, caso não receba tratamento.

A principal característica do TOC é a presença de crises recorrentes de obsessões e compulsões.

Pensamentos intrusivos e repulsivos
Os pensamentos intrusivos fazem parte de praticamente todos os tipos de TOC, mas estamos ressaltando eles aqui, por ser a característica que mais prejudica a qualidade de vida de uma pessoa.

Em resumo, obsessões e compulsões relacionadas ao colecionismo ou de conteúdo sexual/religioso foram as que mais apareceram relacionadas a uma pior resposta aos tratamentos do TOC.

A doença tem cura? Como o transtorno tem muitas causas, é difícil garantir que todos os gatilhos da doença podem ser curados. No entanto, com tratamento e ajuda da família, os principais sintomas podem ser controlados.

Não seja hostil e grosseiro
Por mais difícil que pareça no início, tenha paciência e evite ofender ou criticar o paciente, que muitas vezes têm baixa autoestima e vergonha de sua condição. Evite julgamentos e aprenda como enfrentar o TOC em conjunto com o paciente. Além disso, não faça piadas sobre o assunto.

Mas não é impossível que a pessoa trabalhe normalmente, mesmo sendo portadora do TOC. Como citamos anteriormente, através do tratamento a pessoa se torna capaz em lidar com suas obsessões e compulsões, permitindo conviver normalmente com a psicopatologia.

Como lidar com o TOC?

  1. Traga mais atenção para as suas ações. Quer receber mais conteúdos como esse? ...
  2. Escreva pensamentos obsessivos e preocupações. ...
  3. Separe um momento do dia para se preocupar. ...
  4. Procure reduzir o estresse. ...
  5. Priorize o seu bem-estar.

Em média, cerca de dez anos. E se você não tiver uma família atenta, demora mais. Em geral, as famílias se envolvem com o problema e, como não há informação suficiente, acham que estão ajudando. Mas a única ajuda que funciona é quebrar o ciclo de rituais da pessoa com TOC.

A clomipramina (Anafranil) foi o primeiro medicamento cujo efeito antiobsessivo ficou comprovado, ainda na década de 1970, e até hoje é muito utilizada no tratamento dos sintomas obsessivo-compulsivos.

Continuar lendo Porque surge a paranoia?