Por que o Tigre Dente-de-sabre foi extinto?

Perguntado por: ajordao5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

A provável causa do sumiço desses animais é a extinção da megafauna ao final do Pleistoceno, como os dentes-de-sabre eram especialistas em caçar herbívoros de grande porte, quando suas presas foram extintas, eles também foram.

Apesar de bastante utilizado, o nome tigre-de-dente-de-sabre refere-se mais a uma das características mais visíveis do felino, os dois caninos extremamente avantajados e saltados para frente.

O tigre-dente-de-sabre vivia em grupo, cuja organização lembra a das hienas. Carnívoro, ele optava por caçar animais de grande porte, mas que se movimentavam de modo mais lento, como mastodontes, mamutes e bisões. Desse modo, seu método de caça se baseava na emboscada.

O título de maior animal que já pisou pela Terra (até onde sabemos) pertence ao Patagotitan mayorum, um dinossauro recém nomeado. Esse colosso, que viveu há mais de 102 milhões de anos, tinha 36 metros de comprimento e pesava mais de 69 toneladas, o mesmo que 12 elefantes-africanos.

Podiam alcançar 3 m de comprimento e pesar cerca de 300 kg, O exemplar exposto no Museu Nacional/UFRJ é uma réplica da montagem original, realizada no início do século XX.

Longa é a lista de animais extintos tanto por causas naturais quanto por interferência humana. O Mamute (Mammuthus primigenius), o tigre-dentes-de-sabre (Smilodon fatalis) e o tigre-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus) são alguns animais candidatos na lista de desextinção de espécies.

ligre

O maior ligre que já existiu, reconhecido como o maior felino do mundo pelo livro Guinness dos Recordes, foi Hércules, com 408kg e apenas três anos de idade. O ligre não existe na natureza, pois os tigres vivem nas florestas asiáticas e leões na savana africana.

O dente de sabre é considerado um símbolo místico desde o início da humanidade. Nos dias atuais, o dente de sabre mantém o significado de bravura, força de vontade e de coragem para enfrentar os desafios, além de sorte.

Ao aplicar uma força de mil Newtons, a simulação do crânio “mordia” com um terço da força de um leão e lutou para agüentar a pressão imposta pelo movimento, enquanto a presa se debatia e chutava por dez minutos até ser completamente sufocada.

Como Wolverine, Dentes-de-Sabre tem regeneração rápida e sentidos aguçados, mas diferente do irmão, o Dentes-de-Sabre aceita o lado mais selvagem de sua mutação. Ele é um assassino agressivo, responsável por inúmeras mortes, às vezes como mercenário, às vezes por puro prazer.

Entre as revelações do artigo, que em breve será publicado em uma revista científica, consta que o primeiro fóssil do felino Smilodon Populator, conhecido popularmente como “Tigre Dentes de Sabre” foi encontrado em 1837 na Gruta do Baú, em Pedro Leopoldo.

De acordo com a atualização, existem hoje entre 3.726 e 5.578 tigres na natureza pelo mundo, sem contar com filhotes. Os pesquisadores associam o aumento expressivo às melhorias no monitoramento e na maior abrangência da pesquisa, mais do que a uma efetiva recuperação.

Sim, o animal mais raro do mundo é um réptil, a tartaruga Rafetus swinhoei. Presente na China e no Vietnã, essa tartaruga pode medir até um metro de comprimento. Esse réptil raro chama a atenção porque, ao contrário de outras tartarugas conhecidas, ele não possui uma carapaça rígida.

Trata-se de um fungo gigante com cerca de 2.400 anos de vida. O nome científico dele é Armillaria ostoyae, também conhecido como cogumelo de mel, e ocupa uma área de 2200 acres, algo próximo de 8,903,084 metros quadrados, segundo o site Oddity Central. As medidas fazem dele o maior organismo já descoberto por aqui.

'Machairodus' é um gênero de grandes felinos dente-de-sabre que viveram na África, Eurásia e na América do Norte.

10 – 15 anos

narval

Outras curiosidades sobre os dentes dos animais
O narval (Monodon monoceros) possui o maior canino do reino animal, medindo 6 metros de comprimento.

Saiba mais sobre estes animais extintos e os motivos que fizeram com que desaparecessem.

  • Tigre-da-tasmânia. O tigre-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus) foi considerado o maior marsupial carnívoro conhecido. ...
  • Dodô ...
  • Peixe-mão manchado. ...
  • Tartaruga-das-galápagos-de-pinta. ...
  • Melomys rubicola.

Problemas para 'desextinguir' A Colossal ainda não conseguiu trazer nenhum animal da extinção e trazer o dodô pode não ser possível. É difícil prever quantas modificações precisarão ser feitas no DNA do pombo para transformá-lo na ave extinta, podem ser cem ou até mesmo mil genes que precisam ser mudados.