Por que o Telegram foi bloqueado?

Perguntado por: rgoulart8 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

O aplicativo não teria entregado à Polícia Federal informação considerada necessária para combater grupos extremistas presentes no aplicativo. Após a recusa, seu acesso ficou banido por quase uma semana no Brasil.

Quando alguém bloqueia um número no Telegram, a outra pessoa deixa de ver as atualizações de status. Isso significa que a plataforma para de exibir quando o contato está online ou quando entrou no aplicativo pela última vez.

29/04/2023

Telegram volta a funcionar no Brasil - 29/04/2023 - Cotidiano - Folha.

Em 2022, o aplicativo chegou a ter ordem de bloqueio expedida, mas acabou entregando os documentos solicitados antes que a suspensão entrasse em vigor.

Clique no menu sanduiche que fica ao lado da busca. Clique em Configurações (ou Settings, a depender do idioma que apareceu) Clique em “Privacidade e segurança” (Privacity and Security, em inglês) Localize a sessão “Conteúdo sensível” (Sensitive content) e marque a caixa que desabilita o filtro.

SayMe

SayMe. O SayMe é o primeiro aplicativo brasileiro de mensagens instantâneas, que vem com uma proposta de dar mais segurança e acessibilidade aos usuários. No aplicativo, é possível determinar quem pode ou não compartilhar suas mensagens, áudios, fotos e documentos, sendo possível bloquear até a função de “print”.

Como recuperar conta do Telegram

  1. Digite uma senha em “Insira uma senha”;
  2. Repita em “Re-insira sua nova senha”;
  3. Digite uma dica que facilite você lembrar da senha;
  4. Cadastre também um e-mail de recuperação;
  5. Clique em “Salvar”.

Basta abrir o aplicativo, que o processo de configurar sua conta é bem simples, basta cadastrar seu número de celular com DDD. Confirme o código que vai receber por mensagem e pronto, você estará cadastrado no app.

No dia 19 de abril de 2023, a Polícia Federal entrou com uma intimação para que o Telegram entregasse os dados dos grupos citados anteriormente, com pena de suspensão do aplicativo no prazo de 24 horas.

No final da tarde deste domingo (20), o Telegram foi liberado no Brasil e não corre mais o risco de ser suspenso no país. A decisão do ministro Alexandre de Moraes diz que a plataforma cumpriu todas as determinações do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em razão disso, no dia 26 de abril, o juiz Wellington Lopes da Silva determinou a suspensão da plataforma e pediu para que as empresas de telefonia Vivo, Claro, Tim e Oi não permitissem o acesso ao app e que o aplicativo fosse removido da App Store e do Google Play.

Pavel Durov

O aplicativo, que se tornou um dos mais usados pelos brasileiros, foi criado por Pavel Durov, de 38 anos, um programador e empreendedor russo que já era conhecido por ter fundado ao lado do irmão, Nicolai, a maior rede social da Rússia.

O Telegram volta a funcionar após cassação da liminar que impedia a operação do app, divulgada neste sábado (29). O desembargador federal do TRF2 Flávio Lucas suspendeu parcialmente a decisão que bloqueava temporariamente o funcionamento do app de mensagens no Brasil por não cumprir decisões judiciais.

É seguro usar o Telegram? O Telegram é considerado seguro por oferecer criptografia de ponta a ponta em certas mensagens. Os chats privados e em grupo usam a criptografia cliente-servidor, enquanto os chats secretos têm uma camada extra de segurança, a chamada criptografia cliente-cliente.

Apesar da sugestão de que pode deixar o país, Durov informou que o Telegram está recorrendo da decisão judicial. “Não importa o custo, defenderemos nossos usuários no Brasil e seu direito à comunicação privada”, acrescentou. O Brasil não é o primeiro país do mundo a restringir ou suspender o Telegram.

O Telegram ficou fora do ar gradativamente, até parar totalmente em 27 de abril de 2023. Alguns clientes relatam que conseguiram trocar mensagens, mesmo após a decisão judicial. Porém, até a criação de contas no app está suspensa.

Na última terça-feira (26), a Justiça brasileira proibiu o uso do aplicativo Telegram em todo o país, alegando que a empresa não estava fornecendo informações necessárias para investigações criminais. No entanto, mesmo após a proibição, diversos usuários brasileiros ainda conseguem acessar o aplicativo.

Saiba como fazer isso:

  1. Abra o aplicativo do Telegram;
  2. Entre na conversa do contato que deseja bloquear;
  3. Toque na foto de perfil no topo da tela;
  4. Toque no três pontinhos no canto superior direito;
  5. Toque na opção “Bloquear usuário”;
  6. Quando um pop-up surgir na tela, toque novamente em “Bloquear usuário” para confirmar.