Por que o SUS demora tanto?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Em primeiro lugar está a escassez de recursos suficientes ou não previstos no orçamento, que está relacionado também à compra de medicamentos. A ausência dos especialistas seria um dos motivos para a demora, em média, de até três meses para a consulta com um ortopedista, por exemplo, como registrado no levantamento.

Principais critérios para a fila
Dentre os critérios mais importantes para definir prioridades na fila do SUS estão a gravidade da doença ou comorbidade do usuário e a urgência relativa do atendimento. Além disso, também se analisa a taxa de deterioração do estado de saúde pela doença.

Para poder ser atendido pelo SUS, o cidadão precisa buscar as unidades de atenção primária (postos de saúde) geridas pelos municípios.

Para maiores informações, entre em contato com o Disque Saúde - 136. - O acompanhamento também pode ser realizado por meio do Disque Saúde - 136 ou presencialmente, com o número de protocolo da manifestação. Este é um serviço do(a) Ministério da Saúde . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.

Se a demora no atendimento puder comprometer a integridade física do paciente, faça um pedido por escrito, também em duas vias, direcionado ao Secretário de Saúde Estadual ou Municipal. Todos esses documentos poderão ser muito úteis em uma eventual ação judicial.

As pessoas portadoras de deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas acompanhadas por crianças de colo terão atendimento prioritário, nos termos desta lei”.

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem a responsabilidade de prover atendimento universal a todos os brasileiros e cerca de 163 milhões de pessoas no país dependem exclusivamente desse serviço, visto que não possuem plano de saúde. Hoje, pelo menos 904 mil pessoas esperam, na fila, por uma cirurgia eletiva.

Uma dos motivos para o atraso dos médicos é a delimitação errada do tempo médio de cada consulta. Além disso, muitos consultórios agendam pacientes sem pequenas pausas entre as consultas para tentar atender o máximo de pessoas possível.

2º que “Nos consultórios médicos as consultas marcadas não poderão exceder a 30 minutos para atendimento médico, independentemente do convênio ou se consulta particular”.

Segundo a estimativa do estudo, no Brasil, 153 mil mortes por ano sejam causadas pelo atendimento de má qualidade e 51 mil por falta de acesso a atendimento de saúde.

Como funciona no SUS?... Não são cobertos indicações puramente estéticas. O paciente deve agendar uma consulta com oftalmologista no posto de saúde ou UBS mais próxima da sua residência.

tem direito: A – Ao acesso universal, isso quer dizer que todos os hospitais públicos ou conveniados do SUS (nas especialidades garantidas) não poderão negar atendimento a qualquer pessoa, independente de sua classe social, sexo, cor, crença, idade ou da localidade do País da qual for originária.

Com a criação do Piso para Consultas Especializadas (PCE), que terá valor de R$ 3,39, o Ministério da Saúde quer garantir mais recursos para o gasto per capita no atendimento ambulatorial.

Modelos de Classificação de Risco em Três Níveis: Nível 1 – Emergente: avaliação médica imediata. Nível 2 – Urgente: avaliação médica em até 30 minutos. Nível 3 – Não Urgente: avaliação médica em até 120 minutos.