Por que o sono passa rápido?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Dormir rápido demais também pode ser um sintoma de dois distúrbios do sono. Mais especificamente a narcolepsia e a hipersonia idiopática. Diferentes dos outros distúrbios que tiram o sono, ambos fazem com que a pessoa tenha vontade de dormir durante o dia.

Quando estamos dormindo nosso cérebro está trabalhando para que ao acordar, tenhamos as informações alinhadas para prossegui com nossas atividades diárias. De acordo com estudos realizados pela Universidade de Northwestern, o cérebro memoriza e aprende enquanto estamos dormindo.

Para perder o sono e ficar acordado o resto do dia, podem ser adotadas algumas estratégias, como:

  1. Comer alimentos estimulantes. ...
  2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos. ...
  3. Fazer exercício a cada 30 minutos. ...
  4. Colocar-se num ambiente menos confortável. ...
  5. Comer um lanche saudável. ...
  6. Respirar fundo 10 vezes. ...
  7. Conversar com outra pessoa.

Tem chá que tira o sono?

  1. Chá verde. Uma das principais bebidas que tiram o sono, o chá verde possui essa fama por conter cafeína em sua composição. ...
  2. Chá preto. Da mesma forma que o chá verde, o chá preto também ajuda a tirar o sono graças à cafeína. ...
  3. Chá mate. ...
  4. Chá matchá ...
  5. Chá de gengibre.

O sono profundo geralmente ocorre na primeira metade da noite. Ele apresenta como padrão ondas cerebrais de baixa frequência e alta amplitude, isto é, ondas delta.

Ao despertar, nossa atividade cerebral fica semelhante a esse estágio de sono profundo, ficando mais lentificada, o que pode dar a sensação de moleza, cansaço e até de estar levemente grogue.

Ter esse hábito de dormir tarde e acordar tarde, pode sim, prejudicar a sua saúde, tanto doenças físicas quanto mentais, podem se desenvolver nesse cenário. Na parte psicológica, estados depressivos podem ficar mais intensos, ou até começar.

40 minutos

Cada sonho pode durar de alguns segundos até uma hora. Os sonhos ocorrem durante o período chamado de REM (rapid eye movements), chamado de “rápido movimento dos olhos”. Um sonho normal, em média, dura cerca de 10 a 40 minutos. O enredo de um sonho está vinculado com os nossos medos, preocupações, desejos, etc.

9 horas

- Adultos jovens (18-25): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. - Adultos (26-64): O ideal é dormir entre 7 e 9 horas, embora muitos não consigam. - Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir 7 a 8 horas por dia.

As fases do sono

  • NREM 1: Chamado “sono leve”. É quando ainda estamos cochilando, podendo despertar com qualquer barulho. ...
  • NREM 2: Sono leve intermediário. ...
  • NREM 3: Chamado “sono profundo”, essa fase é fundamental para o descanso do corpo. ...
  • REM: É o sono profundo avançado.

É possível sim. Isso é conhecido popularmente conhecido como Sonho Lúcido. É a capacidade de manter um certo nível de consciência durante o estado onírico e a possibilidade de lembrar do ocorrido em vigília.

O que acontece é que, durante a noite, o nosso corpo fica menos exposto ao que pode ocasionar um espirro, mas o cenário pode mudar caso esteja em um ambiente repleto de sujeira, tendo em vista que a respiração continua normalmente neste período do dia.

“Antigamente, a crença era que os sentidos se desligavam enquanto dormíamos. Mas testes recentes indicam que as regiões do sistema nervoso central responsáveis pelo tato, visão, olfato, audição e paladar recebem estímulos nervosos normalmente”, afirma o neurologista Sérgio Tufik, da Unifesp.

O jornal The New York Times publicou um estudo que aponta que os chocolates mais escuros possuem, ainda, outras substâncias estimulantes, como a teobromina, responsável por aumentar os batimentos cardíacos e capaz de tirar o sono.

O sono excessivo mesmo dormindo muito pode ser causado pela apneia do sono, um distúrbio que obstrui as vias aéreas durante o sono e diminui o oxigênio nos pulmões, fazendo com que a pessoa acorde várias vezes durante a noite.

A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida. Da fadiga crônica surge a preguiça, frustração, desânimo e sensação de estar no piloto automático.

Os pacientes costumam apresentar dificuldade para dormir e acordar de manhã, além de despertares noturnos frequentes e sonolência diurna. Consequentemente, diante deste quadro, pode ocorrer piora dos outros sintomas do TDAH.