Por que o solo racha?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

A Erosão é a destruição do solo e seu transporte em geral feito pela água da chuva, pelo vento ou, ainda, pela ação do gelo, quando este atua expandindo o material no qual se infiltra a água congelada. A erosão destrói as estruturas (areias, argilas, óxidos e húmus) que compõem o solo.

O solo argiloso, por contar com microporos e plasticidade, tem grande tendência a se compactar. São esses fatores os responsáveis por aquela famosa superfície que fica “rachada” quando seca.

Arenoso. Esse tipo de solo é pobre em nutrientes e possui uma grande quantidade de areia. Além disso, é composto, principalmente, por cristais de quartzo e minerais primários. Entretanto, devido os seus componentes, é considerado permeável e poroso, não favorecendo a prática da agricultura.

São rachaduras que podem ser abertas ao longo de séculos ou até anos em solos fixos. Não há tecnologia para parar esses vazamentos, eles provocaram uma fissura no solo marinho.

Nesse sentido, um solo degradado pode sofrer perda de nutrientes e estrutura, acidificação, salinização e redução de matéria orgânica e permeabilidade. Contudo, essas consequências podem ser provocadas por fatores químicos, físicos e biológicos, que resultarão no esgotamento do terreno.

Dicas para prevenir as rachaduras nos pés

  1. Aplique hidratantes à base de ureia ou vaselina. ...
  2. Use meias após hidratar ou esfoliar os pés. ...
  3. Use palmilhas confortáveis. ...
  4. Seque bem os pés após tomar banho. ...
  5. Não descuidar da hidratação.

Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.

O solo argiloso, chamado de “solo pesado” possui coloração vermelho-escura, é uma terra úmida e macia, composto por mais de 30% de argila, alumínio e ferro. Todo solo argiloso tem grande microporosidade, contudo, também pode ter grande macroporosidade dada pela agregação (estrutura).

Graças ao solo, as plantas retiram os nutrientes necessários para a sua sobrevivência. O solo pode ser dividido em quatro tipos: arenoso, argiloso, humoso e calcário. Para compreender melhor a função de cada um, é importante conhecer mais sobre eles.

Essa variação é decorrente da região em que está localizado, solos ácidos são aqueles de regiões úmidas, como margem de rios e pântanos (pH < 6,5), são conhecidos como argilosos.

Práticas que controlam a erosão dos solos
Podemos citar a adubação verde e a orgânica, a seleção das áreas de cultivo, considerando o que o solo pode suportar e o controle do fogo. Nas práticas vegetativas, usa-se a própria vegetação para defender o solo da erosão.

Solo árido – não possui água em sua composição. Comum em regiões de baixa ocorrência de chuva em comparação com a temperatura. Solo calcário – formado por partículas de rochas, é seco e esquenta muito quando recebe a luz do sol.

A queimada no solo é uma prática antiga, porém, ainda muito usada nas propriedades para limpar a superfície da terra e “prepará-la” para um novo plantio. Mas, usar o fogo com essa finalidade não traz benefícios e, sim, prejuízos tanto ao solo como também aos recursos naturais e à produção.

Fissura: é o início de um possível problema. Ela corresponde a aberturas finas (de até 1 mm) e são alongadas. Na maior parte das vezes elas são superficiais e não são perigosas. Trinca: quando a abertura aumenta para até 3 milímetros, essa fissura se transforma em uma trinca.

Apesar da nomenclatura distinta, em linhas gerais as fissuras, trincas e rachaduras são a mesma coisa: aberturas alongadas que se estendem pelas paredes ou partes estruturais da construção, como vigas, pilares e lajes. O que as difere é o tamanho e o “tempo de vida” desta abertura.

Uma dica para saber se a rachadura, trinca ou fissura está atingindo a parte estrutural da sua residência é verificar se a rachadura ou trinca na parede estiver na diagonal, o problema pode ser na estrutura da casa e isso é sério. Deve ter ocorrido algum problema na fundação ou em alguma viga.

O solo é principalmente poluído por atividades industriais e de mineração. Como exemplo, a mineração destrói cobertura vegetal e libera uma infinidade de produtos químicos tóxicos como o mercúrio no solo envenenando-o assim e tornando-improdutivo para qualquer outra finalidade.

Qual o método mais utilizado para se identificar o solo? Dentre as técnicas mais utilizadas para a realização de sondagens em solos, temos a Sondagem à percussão ou SPT (Standart Penetration Test), onde todos os seus procedimentos são padronizados pela NBR 6484/2001.

Encha uma bacia com cerca de 10 centímetros de água quente (mas não muito!), adicione algumas gotas de limão e uma colher cheia de creme hidratante de seu uso diário. Misture bem e deixe os pés imersos por cerca de 10 a 15 minutos. Isso vai ajudar a abrir os poros da pele.

Os principais sinais de fundação mal feita são: as portas e janelas saem do alinhamento e é difícil de fechar, o piso fica inclinado, aparecem rachaduras entre piso e parede ou entre piso e teto e surgem nas paredes grandes rachaduras inclinadas, com padrão regular, que vão ficando cada vez maiores.