Por que o Sol nasce no horizonte?

Perguntado por: rconceicao . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Como veremos a seguir, a inclinação do eixo terrestre, associado ao movimento de translação de da Terra, é que explica que o Sol nasce em diferentes pontos do horizonte ao longo do ano.

Levando isso em conta, o primeiro território do mundo a receber a luz do Sol é a ilha Millennium, na região de Kiribati. O local, também conhecido como Ilha Caroline, é desabitado.

A direção de onde o Sol nasce é influenciada pela movimentação da Terra ao redor da estrela. Se visto do polo norte, o nosso planeta faz um movimento anti-horário — do oeste para o leste. Devido a essa direção, quase todos os objetos no céu – o sol, a lua, os planetas e as estrelas – nascem no leste e se põem no oeste.

Inicialmente, não seria estranho supor que os raios luminosos vindos de um objeto no horizonte percorressem um caminho mais longo através da atmosfera. Quanto mais próximo do horizonte estivesse o objeto, maior seria o caminho percorrido pela luz, provocando refrações que fariam seu diâmetro aparente parecer maior.

De fato, o Sol nasce primeiro lá na maior parte dos dias ao longo do ano. Mas ele também pode nascer primeiro no Rio Grande do Norte, Pernambuco e, por incrível que pareça, no estado do Rio de Janeiro (Cabo de São Tomé).

No céu, enquanto o sol nasce e vai se deslocando para a direção oeste, a Lua nasce. Ou seja a Lua está sempre a leste do sol.

More videos on YouTube
"A inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao plano do sistema solar é o que causa o movimento do Sol ao longo do horizonte", explicou Vanzella à imprensa de sua cidade. "Geralmente nasce no leste e se põe no oeste, mas nem sempre é exatamente no leste.

A Paraíba é o primeiro lugar das Américas onde o Sol nasce. Nos 230 km de litoral do Estado, o Sol promove uma fusão de cores refletidas nas falésias, corais e matas. O Sol nasce para todos, mas para quem vive na Paraíba ele nasce primeiro.

Há uma região habitada, no entanto, que durante três meses do ano é apenas noite e o sol não aparece. É a cidade de Norilsk, localizada na Rússia, acima do Círculo Polar Ártico, que possui mais de 150 mil moradores. Essa é uma cidade considerada um dos piores lugares do mundo para viver.

O Último Nascer do Sol do Brasil: O PN da Serra do Divisor - AltaMontanha.

O nascer e o pôr-do-sol nas maiores cidades do Japão
A ordem das cidades é de leste a oeste, ou seja, na direção aproximada do caminho do sol. Entretanto, como o caminho do sol é elíptico, o nascer do sol e o pôr-do-sol nunca são simultâneos ao longo de todo um grau de longitude.

No equinócio de outono o Sol nasce exatamente no ponto cardeal leste. No solstício de inverno o Sol nasce bastante deslocado para o norte (ou à esquerda do leste). E no solstício de verão o Sol nasce bastante deslocado para o sul (ou à direita do leste).

Na verdade o sol não vai a lugar nenhum – ele continua o tempo todo brilhando lá no céu, no mesmo lugar, todos os dias, mesmo durante a noite.

A dicotomia do dia e da noite
Ao contrário do nosso astro-rei, o Sol, a Lua não cria sua própria luz. Por isso, só podemos observá-la a noite quando a luz do Sol é refletida sobre sua superfície.

Mas, ao início da manhã e ao fim da tarde, a posição da Terra em relação ao sol é de maior distância, devido à rotação. Nesse longo caminho, as cores, por causa dos pós e das partículas de água na atmosfera, dispersam, ficando apenas as mais fortes e, de entre elas, a mais forte de todas, a vermelha.

No por do sol, a luz solar se propaga através de uma atmosfera mais espessa, razão pela qual o poente (ou a aurora) é avermelhado. Ao meio-dia, a luz solar atravessa uma camada menos espessa de atmosfera, até alcançar a superfície da Terra.