Por que o símbolo de hospital e uma cruz?

Perguntado por: scampos . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

a cruz vermelha representa os primeiros socorros e a serpente, assim como em outros campos da saúde, significa renascimento e cura. No caso do símbolo dos técnicos e auxiliares de enfermagem a seringa simboliza a técnica e a precisão.

De acordo com as Convenções de Genebra de 1949 e Protocolos Adicionais, o emblema é um símbolo de neutralidade e protecção em situação de conflito armado. O seu objectivo é proteger feridos, doentes e aqueles que os tratam de forma neutra e imparcial.

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho surgiu em 1863, sendo fundado em Genebra, na Suíça. Sua criação ocorreu para atender a uma necessidade da humanidade naquele período — o atendimento humanitário e médico para as pessoas que enfrentavam as dificuldades causadas pelas guerras.

Dessa forma, a lâmpada a óleo é uma grande referência a Florence Nightingale e significa também a luz no caminho dos profissionais da área. Já a cruz vermelha representa os primeiros socorros e a serpente, assim como em outros campos da saúde, significa renascimento e cura.

Chamado de caduceu de Hermes, esse item representa o equilíbrio cósmico entre duas forças opostas, justamente porque as serpentes enroladas formam o símbolo do infinito. No entanto, a sua representação é muito similar à do bastão de Esculápio.

Bastão de Esculápio

Representado pelo Asclépio (deus grego da medicina), ele tem como ícones a cobra e o bastão de Madeira (Bastão de Esculápio), os quais apontam, respectivamente, a dualidade em seu mecanismo de defesa: o veneno – mal e cura –, e a árvore da vida, bem como a sabedoria.

A serpente, assim como em outros cursos da área da saúde, representa a cura e o renascimento. Uma lenda relaciona as serpentes à sabedoria, à capacidade de se regenerar (a troca de pele) e à capacidade de curar (através de seu veneno).

Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus). Havia, na época, uma prática comum de se colocar em tabuleta, na própria cruz, o motivo da morte do condenado.

Em um mundo repleto de símbolos, o que a cruz vermelha, o crescente vermelho e o cristal vermelho significam? São símbolos da proteção que o Direito Internacional confere aos doentes e feridos, assim como aos que prestam assistência, durante um conflito armado.

O Branco significa o desejo de paz e de pureza d`alma exigida pela rígida moral religiosa e de costumes vigentes nos redutos, onde as 'virgens' representavam papel primordial na organização cabocla.

A instituição foi criada em 1863 graças aos depoimentos relatados pelo empresário suiço Henri Dunant, que ficou tocado com a mortalidade e o descaso com os feridos em uma batalha em 1859. O Dia Internacional da Cruz Vermelha é comemorado no dia 8 de Maio em homenagem ao dia de seu nascimento.

A Cruz Vermelha originou-se da iniciativa de um homem chamado Henry Dunant, que ajudou os soldados feridos na batalha de Solferino, em 1859, e depois fez um lobby junto aos líderes políticos para adotarem mais medidas de proteção das vítimas da guerra.

A Cruz de Malta é o símbolo da Ordem de Malta, uma organização de cavaleiros cristãos que surgiu durante as Cruzadas, no século XI. Também é chamada de Cruz de Amalfi ou Cruz de São João e está na categoria das cruzes páteas.

O bordão ou bastão de Esculápio ou Asclépio é um símbolo antigo, relacionado com a astrologia e com a cura dos doentes através da medicina. Consiste de um bastão envolvido por uma serpente. Às vezes é confundido com o caduceu de Hermes (Mercúrio), que consiste num bastão com duas serpentes enroscadas e asas no alto.