Por que o silicone não derrete no forno?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Mas pode usar silicone no forno? Sim, este material é capaz de resistir a altas temperaturas. Ou seja, não vai derreter! O silicone contribuiu para que o calor seja distribuído igualmente para a massa do bolo que você está assando.

Apesar de parecerem frágeis, as formas são muito resistentes, o silicone tem vida útil de pelo menos 10 anos e suporta altíssimas e baixíssimas temperaturas: de -45 a +145°C. Ou seja, não precisa ter medo, você pode colocar sua forma de silicone no forno convencional, micro-ondas, forno elétrico e até mesmo no freezer!

Se a massa for mais densa e “grudenta”, recomenda-se untar. Caso ela seja mais lisa e fluida, não precisa. Também é indicado untar quando a forma tem muitas dobras e desenhos. De qualquer maneira, vale dizer que as formas de silicone são mais antiaderentes do que as convencionais.

Por conta disso, o ideal é colocar a forma de silicone em cima de uma assadeira de aço, alumínio ou inox, antes de levar ao forno, pois isso é a garantia de mais firmeza e evita que a forma dobre e derrame a massa do bolo dentro do forno.

Qualquer prato ou molde que possa ser levado ao forno poderá ser utilizado na Airfryer Philips, seja de vidro, cerâmica, metal ou silicone. Você também pode usar copos ou moldes de silicone ou de papel para assar cupcakes, muffins ou pequenos gratinados.

Resistente as intempéries, radiações ultravioletas, tem excelente resistência química, podendo ser aplicado em locais suspensos e verticais. Vida longa e estável em temperaturas -60º C a 260 ºC e intermitente até 316 ºC. Forma uma película em até 25 minutos e tem uma pré-secagem em 24 horas.

Falamos ali em cima que as formas de silicone são conhecidas por serem antiaderentes e, portanto, não é necessário untá-las. Mas o recomendado pelos fabricantes é que você unte com um pouco de óleo apenas nas primeiras vezes de uso. Porém isso também pode variar de acordo com a qualidade do material da sua forma.

Possui excelente resistência a óleo de motor e óleos lubrificantes, pode ser aplicado em tampas de válvulas, caixas de câmbio, caixas de engrenagens, tampa de motores etc. Ideal para ser utilizado como um substituto de juntas de retentores, de papel, cortiça e feltro.

Os produtos que conseguem remover o silicone do vidro são: CIF Limpa Vidros, limpador multiuso, álcool e sabão em pó neutro. Além disso, objetos de raspagem - como a espátula - auxiliam no aumento da abrasividade, sem danificar o material.

Por outro lado, apesar de contar com alta resistência ao calor, ele pode, sim, derreter por causa do fogo.

video_content

Alumínio. De todos os materiais, ele é o que esquenta mais rápido — mas também o que perde calor mais rapidamente. A assadeira de alumínio é perfeita para dar aquele dourado incrível aos pratos e ainda deixar aquela superfície durinha irresistível, como no caso dos bolos, cookies, pães, tortas e pizzas.

Precisa untar as formas de silicone para bolo? A resposta é não. Mas a nossa recomendação é untar a forma de silicone nas primeiras utilizações com manteiga ou óleo.

Se for assar o pudim no forno convencional usando forma de silicone, a dica é colocar em banho-maria.

Separei aqui algumas dicas! O silicone é um material bem resistente que dura pelo menos 10 anos, aguenta altíssimas e baixíssimas temperaturas, geralmente de -45 a +145°C. Este material é inerte, não reage a nada, por isso é seguro usar como utensílio na de fazer a comida.