Por que o ser humano é tão complexo?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

O ser humano é um ser muito complexo, coexistem diversas condições e circunstâncias que envolvem os modos de ser, agir, pensar e sentir de cada pessoa. Não somos fruto somente de nossa estrutura biológica, ou apenas de nossas relações sociais, mas de nossa relação dialética e subjetiva com o mundo.

O homem, apesar de ser racional, age de uma forma bem diferente do animal, destacando a sua inteligência e a forma do seu comportamento. O homem tem inteligência, consciência e capacidade para analisar seus atos, executar suas tarefas, planejar suas atividades e colocá-las em prática.

Entre essas necessidades, encontram-se: alimentação, respiração, descanso, sono, hidratação e atividade sexual — afinal de contas, perpetuar a espécie é também uma necessidade de sobrevivência. Se essas necessidades não forem sanadas, o individuo morre.

Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.

HOJE. Muito obrigado pelo conhecimento e pela reflexão geradas! De acordo com a pesquisa mais recente, que conseguiu estabelecer um método para entender "quando os pensamento começam e terminam", são em torno de 6,2 mil/pensamentos-dia.

A mente costuma ser atribuída às funções cerebrais como: interpretação, desejos, temperamento, imaginação, linguagem e os sentidos. No entanto, ela também tem relação com ações inconscientes, como o pensamento, a razão, a memória, intuição, inteligência, sonho, sentimento, ego e superego.

Os 4 temperamentos humanos são: colérico, sanguíneo, fleumático e melancólico, cada um com as suas particularidades e especificidades.

O sentido da vida é um questionamento filosófico a respeito do propósito e do significado da existência humana. Uma quantidade incontável de tentativas para responder qual seria o sentido da vida foram dadas por diversas linhas do pensamento humano, como a religião e a filosofia.

Cada um de nós possui características exclusivas, que nos diferem de todas as outras pessoas do mundo. Saiba quais são elas! O DNA é a molécula principal de cada célula do corpo. Ele reúne informações biológicas que passam de uma geração à outra, como o tipo de cabelo, estatura, a cor da pele e da íris dos olhos.

O ser humano, na dinâmica bíblica, é um ser essencialmente sagrado, pois vive num processo contínuo de desenvolvimento, de aprendizagem, de conversão, de transcendência de si, na relação com o próximo e na relação com Deus. O ser humano, ao reconhecer-se como ser sagrado, ser trans- cendente, assim se realiza.

Em poucas palavras ele resumiu que o que realmente importa na vida são os sonhos, os sentimentos, os valores, as relações humanas, enfim, a essência de cada indivíduo. Refletir sobre isso é muito importante, para que se certifique de estar valorizando o que realmente merece a sua atenção e dedicação.

Diante de todos esses contextos, podemos interpretar o papel original do Ser Humano como a espécie responsável pela ação de intervir e transformar a estrutura e ambiente do planeta com o objetivo de facilitar, fortalecer e proteger a evolução e regeneração da vida.

Água, carboidratos, gorduras e proteínas são classificados como macronutrientes. Já os micronutrientes são os minerais e as vitaminas. São necessários ao organismo, porém em menor quantidade se comparado aos macronutrientes”, explica a Dra.

"O córtex pré-frontal, a região mais evoluída do nosso cérebro, a região responsável pela nossa regulação emocional, começa a amadurecer a partir dos 3 a 4 anos de idade. E o cérebro só fica completamente maduro por volta dos 25 anos de idade.

A mente humana é naturalmente ativa e tende a produzir pensamentos constantemente. No entanto é possível alcançar estados de maior quietude mental através de práticas de relaxamento, meditação e mindfulness.

5 dicas para ajudar a ser mais inteligente

  1. Beba 2 copos de água ao acordar, nos primeiros 30 minutos do dia.
  2. Leia um resumo de algum livro durante o café
  3. Ouça podcasts no trânsito.
  4. Beba chá verde.
  5. Abandone o açúcar durante o dia.

As semelhanças do TDAH com a síndrome do pensamento acelerado são muitas, já que o sintoma mais característico do TDAH é a inquietação e consequentemente os pensamentos frenéticos que isso causa.

Isso dá em média 34 pensamentos por minuto. Um novo pensamento a cada 2 segundos. Isso não é incrível?

No livro “O código da inteligência”, o psiquiatra e autor de best-sellers , Augusto Cury, destaca quatro armadilhas da mente: “conformismo, coitadismo, medo de reconhecer os erros e medo de correr riscos”.