Por que o sangue venoso é mais escuro?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

O sangue venoso é "desoxigenado" (com baixo teor de oxigênio e maior concentração de dióxido de carbono, o que lhe dá uma cor escura) que flui de pequenos vasos sanguíneos capilares dentro dos tecidos, para veias progressivamente maiores, para posteriormente atingir o lado direito do coração.

As veias que enxergamos nos braços e pernas de quem tem pele clara parecem ser azuladas ou esverdeadas, porque o sangue que passa por elas é bem escuro, pois já perdeu oxigênio.

O sangue venoso, rico em gás carbônico, é bombeado do coração para os pulmões através das artérias pulmonares. Enquanto o sangue arterial, rico em gás oxigênio, é bombeado do coração para os tecidos do corpo através da artéria aorta.

Em sangue retirado da veia (sangue venoso) o nível de oxigênio cai para próximo de 60%, e os 40% da parte desoxigenada o deixa com a cor vermelho cornalina ou vermelho escuro. Porém, se a pessoa não bebe água adequadamente, ou está desidratada, o sangue se torna mais escuro ainda.

Sangue venoso é o sangue pobre em oxigênio (carregado com dióxido de carbono), que circula pelas veias sistêmicas e pela árvore arterial pulmonar. O sangue que circula nas veias pulmonares é arterial — rico em oxigênio. O sangue venoso drena para a aurícula direita e o sangue oxigenado drena para a aurícula esquerda.

O sangue venoso é o mais escuro e rico em gás carbônico, e o arterial que e o mais claro é rico em gás oxigênio.

A cor vermelha do sangue vem das células chamadas de hemácias ou glóbulos vermelhos. E eles são vermelhos porque dentro deles existe uma proteína chamada hemoglobina, que tem átomos de ferro na sua estrutura. É essa proteína, a hemoglobina, ligada a átomos de ferro, que dá a cor vermelha ao sangue.

Conforme brevemente explicado, o sangue grosso é causado pelo excesso ou deficiência de proteínas que fazem parte da coagulação, e aumento da produção de imunoglobulinas e glóbulos brancos ou vermelhos, por exemplo.

Quando a artéria está representada em vermelho e a veia em azul, significa que o vermelho leva sangue oxigenado e o azul, traz o sangue com gás com menos oxigênio e mais gás carbônico de e para o coração.

A presença de um coração com quatro cavidades, duas aurículas e dois ventrículos impede que o sangue venoso se misture com o sangue arterial.

O sangue é um fluido viscoso, levemente alcalino (pH, 7,4), cuja cor varia de vermelho brilhante a vermelho-escuro e que corresponde a aproximadamente 7% do peso do corpo.

O sistema venoso, por outro lado, tem a função de transportar o sangue desoxigenado do corpo de volta para o coração e de lá para o pulmão.

Para que o processo de oxigenação aconteça, o sangue pobre em oxigênio, também denominado de venoso, deve ser levado até os pulmões para que ocorra a hematose.

O Rh nulo, ou sangue dourado é o tipo mais raro de sangue no mundo. Apenas 43 pessoas, até hoje, foram identificadas com esse tipo sanguíneo. Depois do sangue dourado, os tipos menos comuns são: AB- e B-. O sangue tipo O+ e o tipo A+ são os mais comuns tanto na população brasileira, como na maioria dos países.

Após conversar com ginecologistas e pesquisar bastante vi que o sangue tido como sadio é o chamado sangue limpo ou sangue novo. Sua cor é vermelho-vivo, como se fosse um sangue novo mesmo e sem cheiro. O sangue saudável também tem sua cor uniforme durante todo o ciclo.

O RH nulo, também chamado de sangue dourado, é o tipo sanguíneo mais raro do mundo. Para entender do que se trata é preciso analisar a classificação dos grupos sanguíneos.

Veias são vasos sanguíneos que garantem o retorno do sangue dos tecidos para o coração. As veias podem ser classificadas de acordo com seu calibre em: pequenas, médias e grandes.

artérias pulmonares

As artérias pulmonares transportam o sangue venoso (com gás carbônico) do coração para os pulmões e a aorta envia o sangue arterial, rico em gás oxigênio, do coração para os tecidos do corpo humano.

Indivíduos Notáveis. Sangue Escuro, também conhecido pelo seu nome em inglês Nightblood, é um traço genético que faz com as pessoas possuam uma resistência a radiação, alterando a coloração do sangue e deixando ele escuro, daí o nome.

O deslocamento do endométrio – um tecido criado na parede interna do útero – é o responsável por dar origem à menstruação. Em alguns casos, pode acontecer de pedacinhos de pele aparecerem junto ao sangue. Esses pedacinhos, geralmente, são resquícios do endométrio, conforme o ginecologista Dr.

Indispensável na maioria dos diagnósticos, a coleta de sangue venoso é fundamental para identificar processos patológicos. O teste de laboratório com amostra de sangue é decisivo na tomada de decisão do médico, que pode indicar o tratamento correto para o problema.