Por que o sangue brilha na luz negra?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Apesar de o sangue não ser fosforescente, é comum utilizar substâncias luminescentes, como o luminol, que, quando combinadas a peróxido de hidrogênio (H2O2), produzem uma lenta reação química que é catalisada pelo Ferro, presente na hemoglobina do sangue, acelerando o processo e tornando os menores traços de sangue ...

Existem diversos usos para a luz negra. Tecidos como ossos e unhas, além de suor e saliva, contêm compostos fosforescentes que emitem uma pequena quantidade de luz visível quando são expostos aos raios UV. É por isso que o uso da luz negra é tão comum em investigações criminais.

Desenvolvido por O. H. Albrecht, em 1929, o luminol é uma substância química que emite luz azulada quando entra em contato com íons de ferro presente na hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio no sangue.

É praticamente impossível limpar o sangue de uma forma que o luminol não consiga identificá-lo. A utilização dele é muito importante, uma vez que as manchas de sangue são vestígios que ajudam muito a entender a dinâmica de um crime. Os peritos criminais fotografam ou filmam a cena do crime para registrar as evidências.

A luz negra é basicamente radiação ultravioleta combinada com um pequeno percentual de luz visível de cor violeta. A luz emitida pelas lâmpadas fluorescentes, por exemplo, é em grande parte produzida pela fina camada branca que a envolve, composta por sais de fósforo.

Não há estudos conclusivos sobre o uso da luz negra para dormir, talvez porque ela seja mais difícil de obter. Sendo o resultado da radiação eletromagnética composta de raios ultravioleta, é pouco comum que ela seja usada para iluminação doméstica.

09 de Junho de 2003 (Bibliomed). Os raios ultravioletas (UV) – emitidos principalmente pela luz solar, mas também pelas lâmpadas de mercúrio, lâmpadas fluorescentes, lâmpadas dicróicas, “luz negra”, lasers, telas de vídeos e solda elétrica – são nocivos aos olhos e podem causar danos a curto e longo prazo.

A água tônica possui essa característica fluorescente porque existe em sua composição o elemento Fósforo. Esse elemento químico é capaz de absorver a luz ultravioleta emitida pela luz negra e refleti-la ao olho humano.

Resumo. Introdução: A luz negra emite radiação ultravioleta – um tipo de luz que não é visível para o ser humano. Quando essa luz atinge algumas superfícies, como camisetas brancas, dentes ou tintas fluorescentes, ela excita os elétrons dos átomos dessas substâncias que saem de sua órbita.

Uma luz negra, também referida como luz UV-A ou luz ultravioleta, é uma lâmpada que emite luz ultravioleta de onda longa (UV-A) e sem muita luz visível.

Os investigadores pulverizam uma área suspeita, apagam as luzes, fecham as cortinas e procuram por uma luz verde ou azulada. Se houver traços de sangue na área, essas luzes aparecerão. O produto químico principal nesta reação é o luminol (C8H7O3N3), composto em pó feito de nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e carbono.

Salários do cargo de Perito Criminal – Brasil
Como a média salarial de R$ 28.580 se aproxima da realidade para você? Sua contribuição ajuda o Glassdoor a refinar nossas estimativas de salários com o tempo.

Mas, se a dúvida for saber se uma mancha é de sangue, a situação fica mais complicada. Ainda mais se isto for importante na investigação de um crime. Com o passar do tempo, o sangue escurece e pode até ficar parecido com uma mancha de chocolate. Para saber do que se trata, só mesmo recorrendo à ciência.

luz branca

A luz branca, em geral, cansa os nossos olhos e não só aquela emitida pelos computadores, mas também a luz branca presente nos ambientes.

Por isso, quando utilizamos camisa ou camiseta branca, por exemplo, e estamos sob uma lâmpada de luz negra, o tecido parece brilhoso. Além disso, até as unhas e dentes podem ficar brilhando, devido a sua coloração esbranquiçada.

Halógena
Elas são um pouco mais caras, mas consomem menos energia e duram mais tempo que as lâmpadas incandescentes: podem durar até 4.000 horas e são até 30% mais econômicas que as incandescentes.

Como tirar manchas de sangue de roupa de algodão e jeans
1. Coloque a peça de molho em água fria por, no mínimo, 15 minutos. Se for um dia quente, você pode até colocar algumas pedrinhas de gelo. A água gelada aumenta as chances da mancha sair com mais facilidade.

Os detetives podem usar outros produtos químicos químioluminescentes, como a fluoresceína, no lugar do luminol.

Quando o luminol é pulverizada uniformemente através de uma área, pequenas quantidades de um oxidante de ativação faz o luminol emitem uma luz azul que pode ser visto numa sala escura. O brilho só dura cerca de 30 segundos, mas os investigadores podem documentar o efeito com uma fotografia de longa exposição.

A luz negra é o resultado da incidência da luz comum sobre o vidro de uma lâmpada especial, mais escura e sem fósforo.