Por que o Saci-pererê tem a mão furada?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 10 votos

Algumas versões do saci apresentam-no com a mão furada, sendo essa uma característica extraída do “pesadelo”. Já o ato de fumar está relacionado com a cultura indígena, mas também era uma influência da cultura africana.

Aquele que o captura deve retirar seu gorro, e, com isso, o saci perde seus poderes sobrenaturais. Em seguida, deve ser preso em uma garrafa, e então uma cruz deve ser desenhada nela para impedir que ele fuja.

A trapaça de que o Saci é capaz é entorpecer as agulhas das costureiras, lançar várias maldições a objetos e pessoas, perturbar a vida animal dentro da comunidade e fazer com que o leite azede e os ovos se tornem incapazes de quebrar.

Filho de uma feiticeira, o Saci nasceu em uma noite de lua cheia. Para se proteger dele, diz a lenda que é preciso jogar uma peneira no chão ou colocar um rosário de sete nós no pescoço: ele é obrigado a parar e desfazer todos os nós. O Saci pode se transformar em um redemoinho de vento e desaparecer no ar.

O gorro vermelho do nosso Saci representa, pela sua cor, que ele é símbolo fundamental do princípio da vida tal como o fogo e o sangue.

A existência do saci é um mistério, mas em Porangaba (SP) o empresário do ramo agropecuário Edson Wagner, de 52 anos, acredita que cria 17 casais do personagem folclórico mais famoso do Brasil no próprio sítio. Ele chega até a afirmar que eles têm cerca de um metro e 20 centímetros de altura.

De toda forma, estudos realizados pelos folcloristas conseguiram identificar que a lenda do saci surgiu na Região Sul do Brasil, no final do século XVIII, na região habitada pelos índios guaranis.

Segundo M rio Corso, autor de Monstru rio- Invent rio de Entidades Imagin rias e de Mitos Brasileiros, publicado pela Tomo Editorial, o personagem ficou sem a perna direita. “O lado esquerdo simboliza o plano contr rio ao nosso, o torto, o invertido, o errado”, explica Corso.

De onde vem o (s) Saci (s)?
Após sete anos de “gestação” dentro do gomo do bambu ele sai para uma longa vida de travessuras e quando morre se metamorfoseia em cogumelos venenosos ou em “orelhas de pau”.

Conta que o Saci é um negrinho esperto, que vive fumando um cachimbo de barro e pulando numa perna só. O Saci usa um capuz vermelho na cabeça onde se concentra todo o seu poder.

Entre suas receitas prediletas estão lambari frito, paçoca de amendoim e, claro, arroz, feijão, farofa e mandioca frita. No meio da tarde, aplaca a fome com quitandas do tipo broa de fubá, bolachinhas e biscoito de polvilho. Também é chegado em doces como pé-de-moleque, goiabada cascão e bananada.

E para quem não conhece, a personagem é uma bruxa com unhas enormes e aparência de jacaré. Você sabe por que o Saci tem só uma perna? De acordo com a lenda contada pela Chiara Conte, o Saci foi escravizado e teve sua perna presa para não fugir. Ansiando por sua liberdade, ele corta a própria perna para conseguir fugir.

OLÍVIO JEKUPÉ é guarani. Nasceu em Nova Itacolomi, no interior do Paraná, mas se mudou para São Paulo, onde morou na aldeia Krukutu, às margens da represa Billings.

No final das contas, descobre-se que ninguém matou Saci, mas era somente mais uma de suas brincadeiras.

Dandara

Ela tem orgulho de quem ela é, de onde veio, é muito segura. Eu me sinto uma mulher corajosa. Esse nome veio também com esse potencial, acho que não é à toa que essa menina se chama Dandara, me identifico muito", comemora.

Saci também costuma incomodar os viajantes que encontra pela estrada. Ele assovia um som bem estridente que atormenta-os e deixa-os incomodados por não saberem de onde e de quem vem tal som. Além disso, costuma derrubar os chapéus usados pelos viajantes, danificar o freio das carroças, entre outras travessuras.

Boneca de Pixe - É a namorada de Pererê. Ela é uma tímida e dengosa garota negra da cidade que veste um vestido vermelho e possuí duas tranças no cabelo. Ela é chamada de "Boneca de Pixe" devido a sua pele escura como piche, sendo que seu nome verdadeiro permanece desconhecido.

Uma comida que ficou muito salgada, chaves e outros objetos que parecem se esconder e ruídos estranhos são algumas das coisas que os sacis gostam de fazer. Se você precisar encontrar algo, dê três nós em um barbante. Isso vai impedir o saci de fazer xixi e, seguramente, ele vai devolver logo o que você está procurando.