Por que o Rio Grande do Norte tem este nome?

Perguntado por: ldrumond . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

O primeiro Estado brasileiro a ser batizado como "Rio Grande" foi o Rio Grande do Norte, que fica no Nordeste. O nome foi uma homenagem ao rio Potengi, que tem 176 quilômetros de extensão.

De fato o Rio Grande só tem seu acréscimo no nome por causa da existência da nova capitania, mas é ela quem é definida como “do Sul” porque já existe uma capitania muito mais antiga ano norte.

Em 18 de março de 1818, através de Alvará-Régio, o Rio Grande do Norte é emancipado da Paraíba e se torna uma unidade política autônoma.

A história do estado do Rio Grande do Norte se inicia a partir do povoamento do território brasileiro, quando houve uma onda de migrações de povos primitivos (caçadores-coletores/nômades) para os Andes, depois para o Planalto do Brasil, a Região Nordeste, até chegarem ao território que hoje é o Rio Grande do Norte.

Tudo começou com as Capitanias Hereditárias quando o Rei de Portugal Dom João III, em 1530, dividiu o Brasil em lotes. As terras que hoje correspondem ao Rio Grande do Norte couberam a João de Barros e Aires da Cunha. A primeira expedição portuguesa aconteceu cinco anos depois com o objetivo de colonizar as terras.

O primeiro Estado brasileiro a ser batizado como "Rio Grande" foi o Rio Grande do Norte, que fica no Nordeste. O nome foi uma homenagem ao rio Potengi, que tem 176 quilômetros de extensão.

São Vicente

São Vicente, em São Paulo
Fundada em 1531, a cidade de São Vicente, vizinha a Santos, é considerada a primeira de todas e, portanto, responde à pergunta de qual é a cidade mais antiga do Brasil.

Rio Amazonas

O Rio Amazonas abriga centenas de animais selvagens na região amazônica. De acordo com a Agência Nacional de Águas, o Rio Amazonas tem produção de água doce suficiente para abastecer 74% da demanda brasileira. Não é preciso nem dizer que o Rio Amazonas é o mais importante de todos os rios do Brasil.

Potiguar (potiguares no plural) é uma denominação dada (gentílico) a quem nasce no estado do Rio Grande do Norte (assim como norte-rio-grandense ou rio-grandense-do-norte). Mapa do Rio Grande do Norte.

História de NATAL/RN. No dia em que o mundo cristão celebra o nascimento de Jesus Cristo, a capital potiguar comemora aniversário. Por isso foi batizada de Natal.

25 de dezembro de 1599

Segundo Câmara Cascudo, dois povos habitavam o nosso Estado, quando os europeus chegaram a esse território. Os Tupi, representados pelas tribos dos Potiguar, que ocupavam parte do litoral da Paraíba e todo o litoral do Rio Grande do Norte, principalmente o litoral que vai de Baía Formosa até Touros.

Muitas manifestações culturais do Rio Grande do Norte surgiram nesse contexto. O Zambê, os Congos, o Pastoril, os Caboclinhos e o Boi de Reis. Bandas de música, poesia popular, artesanato, artes plásticas são algumas das manifestações que refletem o modo de ser do potiguar, sua sensibilidade e seu imaginário.

O Rio Grande do Norte é o maior produtor de petróleo do país. O Estado é o maior produtor de petróleo em terra e de sal marinho do Brasil. Além disso, a região também tem grande influência no ramo agropecuário, com destaque para o setor da carcinicultura, fruticultura irrigada e a pecuária.

Fundada em 1737, pelo brigadeiro José da Silva Paes, Rio Grande é a cidade mais antiga do Estado.

O Rio Grande do Norte é popularmente conhecido como o estado que ocupa a “esquina” do litoral brasileiro, pois é nele que se encontram as duas grandes linhas litorâneas do país.

423 anos

Capital do Rio Grande do Norte, Natal completa 423 anos neste domingo (25). O nome da cidade foi escolhido justamente pelo fato de ter sido fundada no dia 25 de dezembro de 1599, dia do feriado religioso do Natal.

Geografia do estado do Rio Grande do Norte
O Rio Grande do Norte localiza-se na Região Nordeste, sendo banhado pelo oceano Atlântico, e faz divisa com os estados da Paraíba e do Ceará. A influência do oceano é muito importante em aspectos como relevo, clima e vegetação.

521 anos

O Rio Grande do Norte faz aniversário de 521 anos neste domingo (7). A data lembra o dia em que o Marco de Touros, símbolo da colonização portuguesa, foi implantado no estado, 7 de agosto de 1501, segundo explica o historiador Breno Câmara.