Por que o RH não responde?

Perguntado por: alessa5 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
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O que acontece é que muitas vezes o recrutador não consegue dar uma má notícia para o próximo e sendo assim prefere “deixar para lá” . Depois que o recrutador conclui o processo seletivo ele avisa o candidato escolhido e fica por isso mesmo, afinal ele demandou muitas horas recrutando e buscando candidatos.

Isso porque diversos fatores surgem inesperadamente e prejudicam a velocidade na escolha do profissional. Alguns mais comuns são: pressão de diretores, falta de mão de obra qualificada, valor da remuneração, cultura da empresa, nível hierárquico do posto de trabalho, entre outros.

Como pedir feedback para o recrutador durante o processo seletivo?

  1. Alinhe as expectativas logo no início do processo. ...
  2. Combine uma forma de comunicação. ...
  3. Ajuste as expectativas ao longo do processo. ...
  4. Busque entender o motivo do atraso ou da falta de feedback. ...
  5. Cobre o retorno com gentileza. ...
  6. Saiba a hora de insistir no retorno.

Se o recrutador não der prazo e sumir, mandar um e-mail entre duas e três semanas após o último contato pode ser uma boa ideia. “Não existe uma receita de bolo, o que vale é usar o bom senso. Fazer o acompanhamento do processo não significa ligar a cada três dias para saber se há alguma novidade”, diz.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

A entrevista por telefone dura em torno de 15 minutos, caso a conversa seja focada nas informações do currículo. No entanto, pode durar até 40 minutos, aproximadamente, se o recrutador optar por se aprofundar em questões sobre o estilo de trabalho do candidato.

O setor de Recursos Humanos determina um papel importante no engajamento e motivação dos colaboradores. Assim, abrir espaço para feedbacks constantes, escutar reclamações e sugestões e repassar isso para os gestores da empresa é muito importante.

“No primeiro caso, ao identificar que o problema é o profissional de RH, o colaborador deve fazer uso do canal de reclamação corporativa, seja ele a ouvidoria interna, seja outro meio para informar a insatisfação pessoal”, recomenda Maria Bernardete.

Além disso, o profissional deve ter sempre em mente que sua estratégia pode não funcionar por negligência do RH ou falta de provas. Assim, o único caminho para levar a denúncia adiante pode ser mesmo a Justiça trabalhista.

Não ligue para a empresa caso o entrevistador só tenha feito contato por e-mail e não tenha te passado o número de telefone; Não entre em contato insistentemente; Não seja agressivo, evite o tom de cobrança.

Se você estiver entre os selecionados, possivelmente receba um contato do RH por email, telefone ou aplicativos de mensagem. A ideia é que o recrutador possa conhecer você melhor ou agendar uma entrevista. Em algumas empresas, pode haver mais de uma entrevista, com diferentes pessoas.

O ideal é você entrar em contato toda vez que houver alguma mudança em sua carreira ou atualização de informações no seu currículo. É importante que o headhunter tenha sempre a versão mais atualizada do seu currículo.

Em seguida da aprovação, o RH deve informar sobre salário e os benefícios que o funcionário vai receber e orientar a providência e entrega dos documentos que o departamento necessita.

1- O entrevistador mostra interesse em você
Um dos primeiros pontos é o interesse que o entrevistador demonstra por você, por suas experiências, seus projetos e seus conhecimentos. Quanto mais perguntas fizer e se mostrar entusiasmado pela sua trajetória profissional, melhor.

O entrevistador não faz muitas perguntas
A dica para o caso de faltar interesse (ou assunto) é tentar animar a conversa, dando respostas mais completas, com informações mais curiosas e tom mais envolvente.