Por que o rei Davi escreveu o Salmo 121?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Este Salmo, relembrando aos fiéis que Deus os guarda, convinha aos peregrinos que subiam a Jerusalém, por caminhos penosos. Convém também ao cristão, a caminho da Jerusalém celeste.

Isto significa que muitos pagãos ao olhar para um monte, faziam orações para os seus deuses. Sendo assim, o salmista queria demonstrar que o socorro vem somente de Deus e não de falsos deuses. “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” (Salmos 121:2).

“1 Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? 2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. 3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.

Nas escrituras, um monte pode simbolizar o templo. O monte do Senhor representa um lugar espiritual mais elevado onde podemos estar mais próximos de Deus. “Subimos ao monte do Senhor” quando nos preparamos para entrar no templo e depois entramos nele.

Representando recursos de cura e reflexão para o corpo e a alma, os Salmos do dia tem o poder de reorganizar toda a nossa existência, pensamentos e atitudes.

A autoria da maioria dos salmos é atribuída ao rei Davi, o qual teria escrito pelo menos 74 poemas.

Davi dedica-se a desfrutar do presente que o Senhor lhe proporcionou. É bonito percebermos como Deus é o grande amigo do menino. A Ele, Davi dá toda honra e todo mérito, pois sabe de sua pequenez e reconhece que “foi o Senhor quem o livrou das garras do leão e do urso, e também das mãos do filisteu Golias” (cf.

LIVRO DE SALMOS. 1 <<Salmo de Davi>> SENHOR, a ti clamo, escuta-me; inclina os teus ouvidos à minha voz, quando a ti clamar. 2 Suba a minha oraçäo perante a tua face como incenso, e as minhas mäos levantadas sejam como o sacrifício da tarde. 3 Pöe, ó SENHOR, uma guarda à minha boca; guarda a porta dos meus lábios.

Senhor, diante de tantos testemunhos, que alimentam a nossa fé, venho aqui fazer a oração das causas impossíveis porque tenho fé que o senhor é o Deus do impossível. Então eu te peço agora em nome de Jesus, faça o impossível em minha vida!

O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.

Moisés

Então Moisés, em voz alta, pediu socorro a Deus, o SENHOR, e o SENHOR lhe mostrou um pedaço de madeira. Moisés jogou a madeira na água, e a água ficou boa de beber.

O texto fica ainda mais rico quando lemos “a tua sombra à tua direita”, pois estando à nossa direita, afirmamos que é Ele quem resolve, dirige e domina a nossa vida. O DEUS PROVIDENTE – “De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.

Este versículo em outras versões da Bíblia
13 Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, e te fartarás de pão. 13 Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos e te fartarás de pão.

Durante o sono, o Senhor trabalha a nosso favor e mesmo quando não conseguimos dormir, Deus pode ter um propósito em manter-nos acordados. O Salmo 3, verso 5, diz assim: “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta”. Existe na realidade duas bênçãos sobre o sono: a de dormir e a de acordar.

Dessa forma, a seguir, valendo-se de fundamentações teóricas dentro dos estudos já realizados dentro da Toponímia, serão considerados, conforme a ordem que aparecem nos relatos bíblicos, os seguintes montes: Monte Ararate, Monte Mória, Monte Horebe, Monte Sinai e Monte Carmelo.

Salmos 24:4 Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, e não se entrega à mentira, nem age com falsidade. Aquele que tem as mãos limpas e o coração puro, e não se entrega à mentira, nem age com falsidade. Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente.

Em uma montanha da Galiléia, Jesus ensina as Beatitudes a Seus discípulos. Mateus 5:13–16. Jesus declara que Seus discípulos são “o sal da terra” e “a luz do mundo”. Mateus 5:17–48.

Oração para pedir sabedoria ao Espírito Santo
"Espírito de sabedoria e entendimento, esclarecei nossas mentes para perceber os mistérios de vosso universo pela eternidade. Espírito de justiça e coragem, guiai-nos e fazei-nos firmes em nossa decisão batismal para seguir Jesus no caminho de amor.

“O Senhor é a minha força, e o meu cântico; ele me foi por salvação; ele é o meu Deus, e eu lhe farei uma habitação; ele é o Deus de meu pai, e eu o exaltarei.” “O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.”