Por que o refluxo piora à noite?

Perguntado por: adamasio . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

Ao deitar, fazemos pressão dentro do abdômen e estômago, o que faz aumentar as chances do suco gástrico voltar para o esôfago. Durante a espera, busque realizar atividades relaxantes. Deitar virado para o lado esquerdo é uma forma de reduzir os sintomas de refluxo.

A maioria dos pacientes com o problema apresentam um aumento na intensidade dos sintomas enquanto dormem, ou quando tentam dormir, pois é nesse momento que o ácido gátrico reflui até a garganta e a laringe, e o indivíduo acorda com muita tosse e com sensação de sufocamento.

– azia ou queimação que se origina na boca do estômago, mas pode atingir a garganta; – dor torácica intensa, que pode ser confundida com a dor da angina e do infarto do miocárdio; – tosse seca; – doenças pulmonares de repetição, como pneumonias, bronquites e asma.

Quais os principais remédios indicados para Refluxo Gastroesofágico?

  • Antiácidos. ...
  • Inibidores a Produção de Ácido. ...
  • Aceleradores de Esvaziamento Gástrico. ...
  • Protetores Gástricos.

Inibidores da bomba de prótons (IBP)
Os inibidores da bomba de prótons são medicamentos mais fortes que os bloqueadores de H2 e, no geral, conseguem aliviar os efeitos do refluxo e cicatrizar a esofagite mais rápido 1.

Chá de camomila + clara de ovos com torradas integral.
Além de ser um calmante natural e diminuir o estresse, uma das causas do refluxo, o chá de camomila ajuda a diminuir a queimação no estômago.

Isso acontece quando a pressão de fechamento do esfíncter esofagiano inferior diminui devido a algum problema de funcionamento ou contração inadequada. A acidez dos alimentos e a quantidade ingerida também influenciam no refluxo, sendo fatores agressores.

A azia, ou sensação de queimação subindo do estômago, é o sintoma mais comumente relacionado à essa doença. Ela ocorre porque o esôfago não tem a mesma proteção que o estômago, sendo assim, os ácidos que atuam na digestão dentro do estômago agridem a camada mais interna do esôfago.

Refluxo Gastroesofágico: Alimentos que podem ajudar a reduzir os sintomas

  • Legumes e hortaliças. Os vegetais, em geral, possuem naturalmente índice de gorduras e açúcares mais baixos e ajudam a reduzir o ácido do estômago. ...
  • Frutas. ...
  • Gengibre. ...
  • Aveia. ...
  • Carnes brancas/magras. ...
  • Gorduras saudáveis.

O mais importante é que não esperar muito tempo para procurar um médico quando os sintomas de refluxo aparecem. Se persistirem por mais de uma semana sem que você tenha feitos grandes alterações nos hábitos alimentares, procure um especialista.

O refluxo não pode ser curado integralmente. Mas, é possível controlar seus sintomas através de medicamentos específicos.

Bebidas alcóolicas, refrigerantes e energéticos devem ser evitados em indivíduos com refluxo. Milho, batata, tomate e alguns grãos também podem piorar os sintomas. Por isso, recomenda-se evitar a ingestão.

O principal sintoma de DRGE no sistema respiratório é a tosse ou pigarro persistente. Também podem ocorrer falta de ar, chiado no peito e expectoração de acordo com o tipo de complicação pulmonar que a DRGE provocar. Sintoma relativamente comum é o despertar durante o noite como se estivesse sufocado ou asfixiado.

Chá de gengibre
Ele também é um ótimo chá para dor de estômago, sendo o mais indicado para “queimação” e refluxo, pois extingue esses desconfortos e ainda alivia náuseas. Seu preparo também é simples, basta cozinhar cerca de 1 colher de chá de gengibre sem casca em 1 xícara de água.

Dexilant® (dexlansoprazol)1 possui um mecanismo único de dupla liberação do medicamento que proporciona um controle maior da acidez do estômago e, consequentemente, a cicatrização de lesões e o alívio dos sintomas.

No geral, este tipo de remédio começa a fazer efeito em poucos dias, quando você respeita corretamente os horários estabelecidos pelo médico para tomar a medicação. Caso isso não aconteça, a melhora tende a vir com demora ou nem mesmo acontecer.