Por que o Quinhentismo acabou?

Perguntado por: dvieira . Última atualização: 30 de abril de 2023
3.9 / 5 18 votos

É, portanto, no contexto das Grandes Navegações e da Contrarreforma Católica, que autores como Pero Vaz de Caminha e Pe. José de Anchieta produziram os primeiros textos em território brasileiro. Contudo, a função catequética ou informativa de suas obras acabou eliminando ou minimizando seu caráter artístico.

No Brasil, o Quinhentismo caracterizou-se pela produção de textos informativos e de catequese; em Portugal, expressou-se aos moldes clássicos. O Quinhentismo, no Brasil e em Portugal, designa uma importante fase da história da literatura desses países, apesar de ter se expressado de modo diferente em um e outro.

O Quinhentismo foi o conjunto de produções literárias produzidas no Brasil no século XVI. Nesse período os países europeus, entre eles Portugal, iniciaram a busca de trocas comercias lucrativas, exploração de pedras preciosas e matéria-prima, além da difusão do Cristianismo na expansão marítima europeia.

Quinhentismo é um período da literatura brasileira que vai de 1500 a 1601. Está, portanto, inserido no contexto das Grandes Navegações e da Contrarreforma Católica.

Quinhentismo no Brasil
Os principais cronistas desse período são: Pero Vaz de Caminha, Pero Magalhães Gândavo, Padre manuel da Nóbrega e Padre José de Anchieta.

A principal obra informacional é Carta do Achamento escrita por Pero Vaz Caminha, o escrivão oficial da caravana liderada por Pedro Álvares Cabral. Por meio de uma narrativa descritiva, com cunho subjetivo, o autor apresenta os primeiros contatos e impressões após o desembarque no Brasil.

Marcado pelos ideais renascentistas do século XVI, em que o indivíduo dá início ao seu processo de distanciamento do pensamento teocêntrico (voltado para a vertente religiosa), pode-se compreender uma aproximação das influências do antropocentrismo, momento em que a racionalidade é valorizada.

A literatura contemporânea é a que vivenciamos atualmente.
Começou após o encerramento do pós-modernismo, por volta da metade do século XX.

O nome Quinhentismo faz referência ao ano de 1500, considerado o marco de início desta etapa, quando as terras brasileiras foram descobertas pelos portugueses.

Quinhentismo é o nome dado para o período em que manifestações literárias que surgiram durante o período do descobrimento do Brasil, no início do século XVI, evidenciavam as características nativas do país descritas pelos viajantes europeus.

Principais características do Quinhentismo
As temáticas características do quinhentismo envolvem a descrição do território, os hábitos (alimentares, de higiene e trabalho) das populações indígenas, as grandes navegações, os recursos naturais dos lugares explorados, e o trabalho realizado pelos padres.

O Quinhentismo não é visto como uma escola da literatura brasileira, por se tratar de relatos de viajantes portugueses sobre a terra recém-descoberta. No entanto, esses são os primeiros documentos que fazem parte da história inicial do Brasil.

O Quinhentismo se divide em dois tipos: 1) Literatura dos Viajantes: eram documentos escritos com a finalidade de descrever as características da nova terra para o Rei. 2) Literatura jesuítica: Era utilizada pelos jesuitas e tinha finalidade de catequizar indios.

Pero Vaz de Caminha escreveu uma carta a El-Rei Dom Manuel falando do descobrimento do Brasil e esse escrito é tido como a primeira publicação brasileira e exemplo de Literatura da Informação.

Resposta verificada por especialistas. Dentre as opções apresentadas no enunciado, a que não faz parte das características do Quinhentismo é a da LETRA D: resgate dos valores clássicos greco-romanos.

Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).

A Carta de Pero Vaz de Caminha oficializou o primeiro documento redigido em solo brasileiro, endereçada a D. Manoel I.

A visão do homem europeu sobre o Brasil é a marca do Quinhentismo, um movimento literário que teve início em 1500. Isso porque foi no século XVI que os portugueses encontraram o território além-mar. No contexto das grandes navegações, o intuito principal era conquistar territórios e os tornar colônias de Portugal.

No campo da literatura, Classicismo é o nome dado aos estilos literários que vigoravam no século XVI, na época do Renascimento. Por isso, a produção desse período também é chamada de Literatura Renascentista.

Importância do quinhentismo
A produção literária do quinhentismo é de suma importância para a história, a filosofia e a literatura, pois é através dela que podemos analisar os relatos de como era o Brasil e o seu povo naquele período, mesmo que visto pelo homem europeu com costumes e realidades diferente da nossa.