Por que o PT usa vermelho?

Perguntado por: lgaspar . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

A bandeira vermelha, assim como a cor vermelha também significa a cor da luta em diversas áreas da sociedade: sindicatos, organizações sociais, movimento de trabalhadores sem terra, movimento de trabalhadores sem teto, assim como também outros movimentos que se identificam à esquerda do espectro político.

Segundo o marxismo, a ditadura do proletariado representa o domínio da maioria (democracia) e não de um partido, na medida em que o cofundador do marxismo, Friedrich Engels, descreveu sua "forma específica" como república democrática.

Desde a sua fundação, apresenta-se como um partido de Esquerda que defende o socialismo como forma de organização social. Contudo, diz ter objeções ao socialismo real implementado em alguns países, não o reconhecendo como o verdadeiro socialismo.

No espectro político, a direita descreve uma visão ou posição específica que normalmente aceita a hierarquia social ou desigualdade social como inevitável, natural, normal ou desejável. Esta postura política geralmente justifica esta posição com base no direito natural e na tradição.

Há um consenso geral de que a esquerda inclui progressistas, sociais-liberais, ambientalistas, social-democratas, democrático-socialistas, libertários socialistas, secularistas, socialistas, comunistas e anarquistas, enquanto a direita inclui neoliberais, liberalismo econômico, conservadores, reacionários, ...

A descoberta desta cor é atribuída aos chineses, pelo que é também conhecida como “vermelho chinês”. No seu país, o vermelho é um símbolo de vida e fortuna, e por esta razão, os seus templos são pintados com esta cor.

“Existem 5 países comunistas no mundo atual. China, Vietnã, Laos, Coreia do Norte e Cuba”, disse, em entrevista ao G1. A manutenção dos sistemas ligados ao comunismo, entretanto, passou por diferentes processos de adaptação para sobreviver às duas últimas décadas.

Vermelho: Essa é uma cor estimulante, associada a emoções explosivas, como paixão e raiva. É a cor do sangue, e por isso simboliza força, vitória e liderança. Por outro lado, por ser tão intensa também é associada à agressividade e aos conflitos.

“Penitência, penitência e penitência”, a fim de que a guerra, o comunismo e outras ameaças fossem vencidas pelo poder da oração.

O comunismo é uma ideologia política e socioeconômica que tem como objetivo promover o estabelecimento de uma sociedade igualitária, na qual não existam classes sociais e que seja baseada nos meios de produção como propriedade de todos os indivíduos.

Atualmente, os Estados que conservam total ou parcialmente estas características seriam: A República Moldava da Transnístria, a República Popular da China, a República de Cuba, a República Democrática Popular da Coreia, a República Democrática Popular do Laos, e a República Socialista do Vietnã.

Em 2016, as quatro principais correntes são a Construindo um Novo Brasil (CNB), a Mensagem ao Partido, a Articulação de Esquerda e a Democracia Socialista.

A estrela vermelha de cinco pontas, um pentagrama sem o pentágono no seu interior, é um símbolo do republicanismo, do socialismo e do comunismo. É muitas vezes interpretado como representação dos dedos das mãos dos trabalhadores, bem como os cinco continentes.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) é um partido político brasileiro de centro-esquerda a esquerda e baseado ideologicamente nos princípios do marxismo-leninismo.

Os liberais defendem uma ampla gama de pontos de vista, dependendo da sua compreensão desses princípios, mas, em geral, apoiam ideias como um governo limitado, quanto aos poderes, direitos individuais (incluindo direitos civis e direitos humanos), livre mercado, democracia, secularismo, igualdade de gênero, igualdade ...

Definição e análise comparativa. A Enciclopédia da Política: A Esquerda e a Direita afirma que a política de extrema-direita inclui "pessoas ou grupos que defendem opiniões extremas nacionalistas, xenófobas, racistas, fundamentalistas religiosas, ou outras opiniões reacionárias".