Por que o profeta Jeremias era chamado de profeta chorão?

Perguntado por: iazambuja . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Esse livro ensina que o convênio entre Deus e Israel não faz com que o povo de Deus seja invencível. Se eles não cumprem a parte deles no convênio e não dão ouvidos à palavra do Senhor, eles perdem o cuidado e a proteção de Deus.

Jeremias prega durante o reinado de Zedequias e profetiza que a Babilônia conquistará Jerusalém e que os que sobreviverem e forem levados para a Babilônia viverão em cativeiro por 70 anos. Ele também profetiza que, nos últimos dias, o Messias voltará, reinará e coligará Seu povo. Jeremias 39–44.

Quando Deus chamou Jeremias, na hora ele quis “dar linha e sair fora dessa fria”. Mas, não teve jeito. Jeremias disse: “Ah, Senhor, eu não sei falar, eu sou jovem.” Na hora, o Senhor disse pra ele: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”.

Introdução. Jeremias profetizou ao rei Zedequias que se o povo de Judá se rendesse para a Babilônia, eles não seriam destruídos. Antes disso, as profecias de Jeremias sobre o cativeiro de Judá foram lidas para o rei Jeoiaquim que as cortou e as queimou.

Significa elevado por Deus e indica uma pessoa que, por apresentar virtudes como disciplina, grande senso prático e determinação, é muito procurada pelos colegas para opinar sobre assuntos de trabalho e mesmo sobre dilemas amorosos.

Quando lemos Jeremias 29:11, podemos enxergar a paternidade de Deus em seus planos para dar um futuro de paz para os Seus filhos. Ele não só nos fala sobre este futuro, mas nos conduz ao longo do caminho para que possamos experimentar um futuro de paz.

Se a primeira parte da ordem a Jeremias envolvia uma ação, que era pregar ao povo, a segunda parte envolvia uma atitude (v. 17b): “Não tenha medo diante deles para que eu não lhe cause medo diante deles”. À primeira vista pode parecer que a ordem “não tenha medo” queira simplesmente dizer “seja corajoso”.

Jeremias 21–22 relata as profecias que Jeremias fez para dois reis de Judá. Elas não estão escritas na ordem histórica. O capítulo 21 é para Zedequias, o último rei de Judá antes de a Babilônia destruir Jerusalém e o templo e levar o povo cativo.

A promessa de Deus em Jeremias 1
Deus se antecipa as nossas inseguranças e nos garante vitória por meio de sua presença. No versículo 9 vemos que o Senhor estende a mão e toca nos lábios do jovem profeta, isso é um sinal de capacitação.

Jeremias foi um profeta do antigo testamento que profetizou a destruição de Judá pela Babilônia levando ao exílio do povo judeu. Por transmitir a palavra de Deus e declarar suas profecias, ele foi desprezado e rejeitado, mas, ainda assim, continuou sendo fiel a Deus e suas profecias se cumpriram.

Deus ordenou a Jeremias que alertasse o povo de Jerusalém que, se não se arrependesse, a cidade seria destruída e o povo seria levado cativo. Jeremias também profetizou que dia viria em que todos os filhos de Israel seriam reunidos novamente e se tornariam o povo de Deus.

10 Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! Eu não sou homem que bem fala, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que falaste ao teu servo; porque sou pesado de aboca, e pesado de língua. 11 E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem?

Um profeta é um homem chamado por Deus para ser Seu representante na Terra. Quando um profeta fala por Deus é como se Deus estivesse falando (ver D&C 1:38). Um profeta é também uma testemunha especial de Cristo, que presta testemunho de Sua divindade e ensina Seu evangelho.

1. Para quem Jeremias profetizou? Para Judá.