Por que o primeiro ponto de orientação espacial criado pelos seres humanos foi o leste?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

4) Por que o primeiro ponto de orientação espacial criado pelos seres humanos foi o leste e não algum outro? R= Porque é o ponto em que o Sol “nasce” ou aparece no horizonte todas as manhãs. Esse astro, pela sua enorme importância (ele fornece luz e calor) sempre foi o que mais chamou a atenção dos seres humanos.

A localização e orientação no espaço geográfico são elementos que proporcionam ao aluno, entender o espaço em que vive e fazer relações com outros lugares. Através da cartografia como ferramenta, constroem-se conceitos utilizando-se da linguagem cartográfica em escalas de níveis diferentes: locais, regionais e globais.

Outro ponto a ser destacado são as coordenadas. As que são usadas nos mapas muitas vezes são baseadas no meridiano de Greenwich, que passa por Londres. Isso pode levar a uma visão de que a Europa é o centro do mundo. Um exemplo disso é o mapa que glorifica o Império Britânico no fim do século XIX.

A atração ocorre somente entre polos diferentes, ou seja, se o polo norte da agulha aponta para o norte geográfico, isso significa que aquilo que chamamos de norte geográfico é o polo sul magnético da Terra. Da mesma forma, o polo sul geográfico do planeta deve ser o polo norte magnético.

O norte está no topo, mas não porque importasse mais, muito pelo contrário. Os Pólos Norte e Sul projetam-se ao infinito e "não importava", segundo Mercator, pois não havia interesse em navegar até eles. O mapa de Mercator tornou-se a cartografia padrão para fins náuticos.

Pessoas que habitam o Ártico. A composição étnica da população do Ártico é bastante variada, formada especialmente pelos inuítes, povos que se estabelecem entre o Estreito de Bering e a Groenlândia, esse grupo autóctone é composto por aproximadamente 120 mil pessoas.

Na verdade, não há razão científica para o norte estar no topo de todos os mapas. Foi uma decisão dos cartógrafos, possivelmente levados pelo fato de que os grandes navegadores, como Colombo, se guiavam pela estrela do Norte. Foi Gerardo Mercator quem, em 1569, fez um mapa-múndi assim.

O polo norte – também chamado de Ártico – não possui terra firme, sendo basicamente formado por gelo. Assim, ele não é considerado um continente.

Os principais e mais conhecidos, dentre eles, são a rosa dos ventos, a bússola e, mais recentemente, o GPS.

Uma das maneiras mais primitivas de orientação era realizada através da observação de astros e estrelas, no decorrer de muito tempo os viajantes usaram com frequência esse artifício, as principais referências eram o Sol, a Lua e as estrelas.

Sem a bússola, os antigos navegadores se orientavam somente de forma visual, com base, essencialmente, na consulta aos astros, incluindo o Sol e as estrelas como balizadores de suas rotas.

Considera-se que o planeta Terra possui seis continentes: América, África, Ásia, Europa, Oceania e Antártida. A definição do termo continente não é um consenso entre os geógrafos.

Porque a superfície esférica do globo precisa ser recortada (e distorcida) para ser representada em um plano.

Oceano Atlântico

Oceano Atlântico: conheça o oceano que banha o Brasil.

Em termos geográficos, o polo Sul fica situado a 2800 metros acima do mar e o polo Norte está ao nível do mar. Apesar de o polo norte se localizar em cima de uma calota de gelo do mar do Oceano Ártico, ele é considerado mais quente.