Por que o povo ficou 40 anos no deserto?

Perguntado por: ugonzaga . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

A Quaresma é associada aos 40 dias de Jesus no deserto, mas o número aparece em vários outros episódios-chave das Sagradas Escrituras. Nas Sagradas Escrituras, há uma frequente relação entre o número 40 e períodos de preparação, expectativa e mudança: Deus fez chover 40 dias e 40 noites nos tempos de Noé (Gênesis 7,4);

Após esse período em Canaã, a narrativa conta que os hebreus decidiram migrar-se para o Egito. Isso pode ter acontecido por volta de 1700 a.C. e foi motivado pela escassez de alimentos em toda Canaã. O Egito, por sua vez, era uma terra fértil, por conta do rio Nilo, e por isso não enfrentava escassez de alimentos.

O Livro dos Números narra um momento muito delicado da caminhada do povo de Deus no deserto; do povo que saiu da escravidão do Egito, rumo à terra prometida, mas, no meio da caminhada o povo sente o cansaço, a dor e por causa disso começam a reclamar, murmurar; começam a maldizer e atacar a Moisés e a Deus.

Por conta do roubo que ele cometeu nas terras de Ai, levando riquezas enquanto a guerra acontecia, o povo hebreu será castigado por Deus com a derrota na batalha que vai começar no capítulo de amanhã (8).

Por aproximadamente seiscentos anos, Israel foi um povo basicamente livre, capaz de adorar o Deus de seus pais Abraão, Isaque e Jacó. Mas eles abandonaram seu Deus e foram levados cativos, sendo dispersos entre aqueles que não adoravam o verdadeiro Deus vivo.

A expansão dos impérios Assírio e Babilónio causou a dominação de Israel e, depois, de Judá. O Reino de Israel foi destruído pelos Assírios (722 AC) e o seu povo foi levado ao exílio e ao esquecimento.

Quando o Senhor livrou os israelitas do Egito, Ele disse que os conduziria à terra de Canaã, que era a terra que tinha sido prometida a Abraão, Isaque e Jacó e sua posteridade para sempre.

Quando tinha 40 anos, Moisés se indignou com um feitor egípcio que estava batendo em um escravo hebreu; e ele matou o egípcio e o enterrou na areia (Ex.

Josué e Calebe foram os únicos dois dos doze homens enviados numa missão de reconhecimento que acreditavam na promessa de Deus, e foram os únicos daquela geração admitidos à terra.

O Salmos 40 tem grandes lições sobre esperar em Deus, por isso esse esboço é uma mensagem de como agir e alcançar a vitória por meio da espera em Deus. Esperei com paciência no Senhor, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.

Para resumir, Elias ficou quarenta dias vagando por aquele deserto, até chegar ao monte Horebe. Os acontecimentos daqueles dias são bastante didáticos. Após o atingir o ápice do seu ministério, Elias estava enfrentando agora a realidade mencionada por Tiago a respeito da sua vida: ele era um homem semelhante a nós.

Salmo 40 estudo: Contexto Histórico
Pouco se sabe sobre o contexto do Salmo 40, mas, de acordo com os primeiros versos dele, é bem provável que ele tenha sido escrito após uma grande dificuldade de Davi e diante de uma nova com alguma semelhança.

Depois de 400 anos de escravidão, os israelitas foram libertados por Moisés, que, segundo a narrativa bíblica, foi escolhido por Deus para tirar seu povo do Egito e levá-los novamente à Terra de Israel, prometida a seus antepassados (cerca dos séculos XIII e XII AEC).

Durante séculos, os reis do Egito escravizaram os negros da civilização cush. Mas um dia eles revidaram. Tomaram o poder e viraram faraós.

Para alguns pesquisadores Ramsés é considerado o faraó do Êxodo dos hebreus relatado na Bíblia. Teria vivido 90 anos e governado o Egito durante 66 anos.

Deuteronômio 8. O Senhor pôs os filhos de Israel à prova no deserto por quarenta anos — O fato de terem comido maná lhes ensinou que o homem vive pela palavra de Deus — Suas vestes não envelheceram — O Senhor os castigou — Se eles servirem outros deuses, perecerão.

36 E os homens que Moisés mandara para espiar a terra, e que, voltando, fizeram murmurar toda a congregação contra ele, difamando a terra, 37 Aqueles mesmos homens, que difamaram a terra, morreram da praga perante o Senhor.

O povo de Israel morreu no deserto porque diante das adversidades só sabia murmurar! “Depois falou o Senhor a Moisés e a Arão dizendo: 'Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel, com que murmuram contra mim.