Por que o porco está sempre feliz?

Perguntado por: lalencastro9 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Por que um porco tá sempre feliz? Porque ele tá de bacon a vida.

Porcos precisam viver num ambiente seco, seguro, ao abrigo das intempéries e com bastante espaço para explorar. Segundo alguns criadores, um porco adulto precisa de 2 m² de espaço. Mas sabe-se que, nas criações onde os animais são mais saudáveis, cada indivíduo tem pelo menos 4,6 m² de espaço para si.

Por terem um porte pequeno, os mini porcos podem sim ser criados em apartamentos. Porém, a veterinária explica que o ideal seja um espaço para eles correrem e brincarem mais livremente. Se você não possuir esse espaço todo, não tem problema! É só levar o animal para passeios diários para ele gastar a energia.

A expressão é originada da fama do porco como um animal relacionado a sujeira, a impureza e, conforme a Bíblia, até ao pecado e ao mal. No período da escravidão, a má reputação do porco foi reforçada pela crendice de que o espírito de um porco entrava no corpo de quem o matou, causando tormentos até o fim de seus dias.

Porco Doméstico: 15 – 20 anos

O porco doméstico, ou simplesmente porco, é um mamífero bunodonte não ruminante da família dos suidae, gênero sus. A denominação para as fêmeas nulíparas é marrã e para as multíparas é matriz, para os porcos machos o castrado é chamado de rufião e o inteiro é o cachaço, já os filhotes a denominação é leitão/leitoa.

O porco tem uma visão panorâmica de uns 310º e visão binocular de 35-50º.

Os grunhidos dos suínos são sinais vocais que servem como indicativos de bem-estar. É por meio deles que os animais se comunicam. Vinte chamadas diferentes foram identificadas nos suínos.

É recomendado que o porco tome banho toda semana e, no verão, que ele tenha algum lugar para se refrescar. "Eles sentem muito calor, então é bom dar um banho de torneira nele, só pra dar uma refrescada", explica.

Seus alimentos preferidos são grama, raízes, frutas e sementes, mas podem se adaptar à dieta de acordo com a disponibilidade de alimento. Descansar também é sua praia. Eles dormem 5 horas por dia, mas podem passar até 19 horas deitados.

O porco de granja na fase de engorda consome diariamente de 2,5 a 3 kg de ração. Com alimentação de qualidade, cada animal pode engordar de 800 ou 900 g por dia.

Por isso, a suinocultura é considerada um dos ramos mais valiosos da pecuária. Na criação desses animais, pode-se reutilizar vários insumos para outras atividades tanto nas grandes propriedades, como nas pequenas chácaras.

Somente na zona Rural é permitido à criação de porcos, pela facilidade de escoamento dos resíduos sólidos e líquidos e pelo espaço livre existente entre uma residência e outra.

Apresentamos a seguir as principais raças criadas no Brasil e as principais características de cada uma:

  • Landrace. Essa é uma das raças mais produzidas no Brasil. ...
  • Large White. Essa raça apresenta bom ganho de peso diário e bom rendimento da carcaça. ...
  • Duroc. ...
  • Pietrain. ...
  • Hampshire.

Por ser dócil, o porco é fácil de criar, inclusive tem a favor a capacidade de enriquecer a terra onde vive. Devido ao hábito de remover o solo, o animal permite a introdução de adubo em camadas mais profundas e, com suas dejeições, a restituição de elementos de valor para a fertilidade.

No mundo judaico, o tema da pureza e a proximidade com a santidade é muito importante. E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos.

16 E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie, 17 E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja, 18 E o cisne, e o pelicano, e a gralha, 19 E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.

"É uma carne que requer cuidados devido à presença de alguns microrganismos, da mesma forma que devemos cuidar do preparo de frangos, peixes e carnes vermelhas que também possuem microrganismos específicos. Suínos criados de forma clandestina, em especial, podem apresentar perigo.

Além de carne, o animal fornece banha, couro e seus dejetos podem ser aplicados como adubo em lavouras.

Os porcos devem ser abatidos entre os 90 e 100 quilos de peso vivo. Os animais para abate devem ser muito bem escolhidos, para garantir carne de boa qualidade.