Por que o pôr do sol e vermelho?

Perguntado por: ecastro . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Elas são determinadas pelo comprimento de onda dos raios luminosos que suas moléculas refletem. Por exemplo, enxergamos o sangue humano na cor vermelha porque ele absorve todas as outras cores, menos o comprimento de onda vermelho. Assim, ele dispersa essa cor! O fenômeno é chamado na física de espalhamento.

Entenda por que o céu ficou rosa
Ao atingirem a estratosfera, os gases de dióxido de enxofre se transformam em partículas de aerossóis ou sulfato, sendo este a substância que interage com a luz solar, conferindo a coloração púrpura e laranja ao céu, sobretudo nas primeiras horas do dia e próximo ao pôr do sol.

Possível explicação para o fenômeno
"Quando as condições climáticas são boas, mais água na atmosfera forma aerossóis que refratam e dispersam a luz dos barcos de pesca e criam o céu vermelho visto pelo público", disse o Departamento Meteorológico de Zhoushan, de acordo com o Global Times.

Entretanto, devido à posição do Sol estar no horizonte faz com que os raios solares atravessem mais partículas na atmosfera. “Isso explica porque, às vezes, vemos as manhãs e as tardes com tons de cores entre laranja e vermelho”, exemplificou a Funceme.

A explicação dos meteorologistas chineses faz todo o sentido se considerarmos como a luz vinda da superfície interage com nebulosidade baixa. Quando há nuvens baixas e o flare do Polo Petroquímico de Triunfo está mais ativo, por exemplo, o céu assume uma cor alaranjada em parte da Grande Porto Alegre.

O céu é azul porque a luz solar, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e atinge os átomos dos gases oxigênio e nitrogênio, que a dispersa em todas as suas cores, com seus respectivos comprimentos de onda, refletidos por essas partículas. A cor que se dispersa e é mais bem refletida é a azul.

O céu vermelho foi causado pela refração da luz dos barcos de pesca que ficam na região. Conforme especialistas, em determinadas condições climáticas, quando há mais água na atmosfera, ocorre a formação de aerossóis que refratam e dispersam a luz das embarcações.

As estrelas parecem ser exclusivamente brancas a primeira vista. Mas se olharmos cuidadosamente, podemos notar uma faixa de cores: azul, branco, vermelho e até dourado.

Porém, apesar de bonito, quanto mais alaranjado o pôr do sol, maior a quantidade de poeira, poluição e até mesmo fuligem na atmosfera, de acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Franco Nadal Junqueira Villela.

Fenômeno de espalhamento de luz
De acordo com a Universidade de Wisconsin-Madison (EUA), as cores que enxergamos durante um pôr do sol — ou aquelas que não vemos —, nada mais são que o resultado de um fenômeno científico chamado espalhamento de luz.

O fenômeno celestial ocorre quando as nuvens carregam muita água e permitem que principalmente a luz azul passe pela nuvem de tempestade. A luz azul se mistura com a luz vermelha do sol, e o céu fica verde.

O vermelho, por ter maior comprimento de onda, sofre menos dispersão. Assim, a luz que chega aos nossos olhos tende ao vermelho e ao laranja devido à ausência do azul.

As fotos tiradas de Marte comprovam um céu avermelhado devido à grande quantidade de poeira em sua atmosfera, levantada da superfície por ventos. Já Urano e Netuno, que têm metano em suas atmosferas, copiam a Terra em tons azulados!

PEQUIM — Moradores da cidade de Zhoushan, na China, foram surpreendidos com a coloração vermelha que tomou parte do céu da cidade no sábado. Registros do fenômeno viralizaram nas redes sociais mostrando moradores aparentemente assustados, sem saber se a situação apresentava algum risco.

Dessa forma, será o dia 21 de dezembro o dia em que o Sol nasce mais cedo e se põe mais tarde aqui no Hemisfério Sul?

Muito grande, avermelhado e frio, o Sol será, então, uma estrela gigante vermelha. A fase de gigante vermelha não será muito sossegada: o hidrogênio das camadas próximas ao núcleo também se esgotará e o Sol passará a queimar um novo elemento, o hélio.

Chuva de Meteoros (01h – 06h): pico de chuva da meteoros Geminídeas. Esta chuva tem meteoros bem brilhantes, com radiante na Constelação Ociental de Gêmeos. Lua e estrela (01h – 06h): a Lua estará próxima de Regulus, a estrela mais brilhante na Constelação Ocidental de Leão.

branco

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

Pois o céu não ficava preto, ficava escuro.

Segundo astrônomo, Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, Inpe e IAG da USP, clarão ocorreu pela explosão de meteoro próximo à Terra.