Por que o polvo tem 3 corações?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Essa 'estranha' estrutura cardíaca desse bicho é importante para manter o sangue circulando pelos seus oito braços. Desses três corações, dois recebem o sangue não oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido às brânquias, nas quais é oxigenado. Já o coração principal bombeia sangue através do corpo.

É o caso do polvo, que conta com dois corações braquiais de cada lado do corpo, responsáveis por oxigenar o sangue bombeando-o através dos vasos sanguíneos das brânquias, e o coração sistêmico, que fica localizado no centro do corpo e bombeia sangue oxigenado das brânquias para o resto do organismo.

polvos

Oito braços, nove cérebros e três corações: esse é o polvo gigante do Pacífico. Com a capacidade de aprender a resolver problemas assim como os humanos, os polvos são uma das espécies mais inteligentes do oceano. Esses animais curiosos têm o cérebro mais complexo dos invertebrados.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

Desde uma pesquisa publicada em 1977, cientistas sabem que o comportamento reprodutivo do polvo, incluindo a morte, é controlado por duas glândulas localizadas entre os olhos do animal, que funcionam como a hipófise nos vertebrados, secretando hormônios e outras substâncias que controlam vários processos corporais.

Do ponto de vista evolutivo, os polvos são únicos entre os invertebrados. Eles têm um cérebro central e um sistema nervoso periférico capaz de agir de forma independente.

Estima-se que existam, no mínimo, 100 espécies diferentes de polvos. Os polvos são animais de corpo mole, assim como todos os animais do grupo dos moluscos, e possuem oito tentáculos, que apresentam uma série de ventosas.

Polvos são animais cefalópodes que possuem oito braços ricos em ventosas. Destacam-se por sua grande capacidade de memorização e aprendizado.

Os polvos são moluscos marinhos, possuem oito braços, dois olhos e três corações. Os braços possuem fortes ventosas capazes de agarrar animais e sentir o gosto do que tocam. Os olhos são muito sensíveis, mas a visão das cores varia de espécie para espécie.

O polvo de anéis azuis vive na costa da Austrália e é muito pequeno, possuindo apenas 12 cm.

O polvo gigante do Pacífico (Enteroctopus dofleini) é o maior dentre todas as espécies desses animais e o que vive por mais tempo. Encontrado nas águas frias do Oceano Pacífico Norte, ele pode atingir até 3 metros de comprimento e pesar mais de 20 kg.

minhocas

Dependendo do seu comprimento, as minhocas podem ter até 5 corações para bombear o sangue por todo o corpo.

Possuem um coração muito grande, capaz de bombear o sangue por todo o extenso corpo: 11 quilogramas, 60 centímetros de comprimento e 8 centímetros de espessura nas paredes, 43 vezes maior que o coração humano. O período de uma gestação é de 14 a 15 meses, dando origem a apenas um filhote.

Poríferos (esponjas), cnidários (água-viva), platelmintos (planária) e nematódeos (lombrigas) não possuem sistema circulatório. As trocas de gases, de nutrientes e de excretas, nesses animais, são realizadas pelo processo de difusão.

03, agosto 2022. O animal mais feio do mundo, segundo o site Ugly Animals Preservation Society, é o peixe-gota (Psychrolutes marcidus), também conhecido como peixe-bolha.

Mosquitos

Mosquitos
O mosquito é o animal mais perigoso do mundo, e um dos menores. Os mosquitos são responsáveis por entre 750.000 e 1 milhão de mortes ao ano, e são vetores de muitas doenças, como a malária, a dengue e o vírus zika.

Apesar do que se pode pensar, os golfinhos são grandes predadores, capazes até de matar tubarões, e devem ser tratados como tal. Eles podem ser agressivos com as pessoas, outros golfinhos ou até mesmo machucar a si mesmos.

Uma glândula de tinta é um órgão presente nos moluscos cefalópodes como o polvo, a lula e o choco, que é responsável pela produção e armazenagem de um fluido de coloração escura.

É causado principalmente devido às atividades das bactérias do intestino que digerem as proteínas e excretam gases (como metano, cadaverina e putrescina) com um forte odor desagradável. Os gases se acumulam na cavidade abdominal produzindo um aspecto esverdeado e inchaço do corpo em decomposição.

Eles produzem uma saliva venenosa, com neurotoxinas que podem matar em poucos minutos, pois causam paralisia muscular e, consequentemente, parada respiratória. A toxina é tão forte, que o estoque de veneno de um único polvo pode matar até vinte homens.

Nos humanos, ele é de 1,75. Nos cetáceos, chega a 2,7.