Por que o poeta constrói rimas no meio dos versos?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 24 de maio de 2023
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A rima é um recurso de estilo de linguagem bastante utilizado em textos dos gêneros discursivos estruturados em versos, como poemas e músicas. Esse recurso é utilizado com o objetivo de atribuir aos textos mais sonoridade, ritmo e musicalidade.

OUTRA CARACTERÍSTICA DOS POEMAS É A RIMA, PORÉM NÃO É OBRIGATÓRIO SEU USO NESSES TEXTOS, APESAR DE SER UM RECURSO MUITO USADO. RIMA SÃO AS REPETIÇÕES DE SONS IDÊNTICOS OU SEMELHANTES QUE OCORREM NOS VERSOS, OU SEJA, NAS LINHAS DOS POEMAS.

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).

A poesia, antes de tudo, é a transfiguração da realidade em expressão de beleza e de contemplação emocional, esta desperta os valores estéticos, aprimora as emoções, sensibilidade, aguça sensações e enriquece a percepção.

Segundo Dioses et al.7, o primeiro dos níveis de aquisição do conhecimento fonológico que compõe a CF é a consciência de rima e aliteração, a qual consiste no processo de reconhecimento de que duas ou mais palavras compartilham um mesmo grupo sonoro.

Na teoria da literatura, os Versos Brancos, também chamados de “Versos Soltos” são aqueles que não apresentam esquemas de rima, entretanto podem apresentar métrica (medida). Os versos brancos são muito utilizados desde o século XVIII no Brasil, sobretudo na poesia romântica, moderna e contemporânea.

Classificação de rimas quanto à fonética
Rima imperfeita: Em que apenas há correspondência parcial de sons. Pode ser toante ou aliterante. Rima toante (ou assonante): Em que há apenas a repetição dos sons vocálicos. Rima aliterante: Em que há apenas a repetição dos sons consonantais.

Resumindo o que interessa: os esquemas rímicos são convencionalmente constituídos por letras do alfabeto. (Repare que fui atribuindo letras minúsculas iguais aos versos que rimam entre si.) O esquema rímico desta estrofe é assim abbaacc, porque o 1.º verso rima com o 4.º e o 5.º, o 2.º com o 3.º e o 6.º com o 7.º.

O poema é um gênero de texto caracterizado pelos seguintes elementos: verso, estrofe e rima. O principal deles é o verso. Não existe poema escrito em forma de prosa. Ele pode até ter apenas uma estrofe ou mesmo não apresentar rimas; mas, necessariamente, precisa possuir versos.

Na literatura, o verso representa a linha do poema enquanto a estrofe é o nome dado ao conjunto de versos. O refrão ou estribilho são os versos que se repetem no final das estrofes. As rimas são efeitos produzidos pelas poesias por meio da aproximação sonora entre as palavras ou expressões.

Assim, tendo em vista que a rima se caracteriza pela semelhança sonora que há nos versos, ela pode se demarcar no final deles, caracterizando a rima externa, como pode também se apresentar no interior, o que se define pela chamada rima interna.

O RIMA – Relatório de Impacto Ambiental – é o relatório que traz todas as conclusões apresentadas no EIA – Estudo de Impacto Ambiental. Geralmente, é elaborado de forma objetiva e possível de se compreender, ilustrado por mapas, quadros, gráficos, ou seja, por todos os recursos de comunicação visual.

O poeta busca mostrar o mundo de um jeito novo, com a intenção de sensibilizar, convencer, fazer pensar ou divertir os leitores. Ele sugere associações entre palavras, seja pela posição que ocupam no poema, seja pela sonoridade, seja por meio de outros recursos.

Diferenças entre poema e poesia
O poema é uma estrutura, isto é, um texto escrito em forma de versos, com metrificação ou não, com rimas ou não. Assim, opõe-se à prosa, que é a não utilização de versos na escrita de um texto. Já a poesia é o conteúdo, caracterizado pela plurissignificação, ambiguidade e estranheza.

As rimas são excelentes para ajudar as crianças a desenvolverem habilidades linguísticas iniciais. Isso porque aumentam a consciência de ortografia e de fonemas, que são essencialmente os sons que compõem as palavras.

Parte da identidade do Nordeste, o repente foi alçado ao posto de Patrimônio Cultural do Brasil. As rimas e o improviso que ajudaram a contar a história do povo também conquistam crianças que renovam a arte popular e contribuem para que a manifestação se perpetue.

O termo habilidade metafonológica está relacionado à consciência de segmentos em nível de palavras e subpalavras como aliteração, rima, sílabas e fonemas (CAPOVILLA e CAPOVILLA, 2000).

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