Por que o plástico não conduz corrente elétrica?

Perguntado por: dribeiro . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Alguns materiais não permitem que a eletricidade passe através deles. Estes materiais são conhecidos como isoladores ou isolantes elétricos. Plástico, madeira, vidro e borracha são bons isoladores eléctricos. É por isso que eles são usados para cobrir os materiais que transportam eletricidade.

Existem plásticos que conduzem eletricidade. A maioria é usado porém como antieletrostático na indústria de eletrônicos, para prevenir queima de componentes. Geralmente os funcionários nesta indústria utilizam um avental de plástico condutor aterrado para conduzir a estática ao solo.

Materiais isolantes, como vidro, borracha ou cerâmica, oferecem uma grande resistência à passagem de corrente elétrica; Os materiais isolantes têm um número reduzido de elétrons e a maioria deles encontra-se fortemente ligados aos seus núcleos.

Os elétrons que formam esses materiais não têm facilidade de movimentação, tendo em vista a forte ligação entre eles e o núcleo atômico. Isopor, borracha, madeira seca, vidro, entre outros, são exemplos de materiais isolantes elétricos.

prata

Existem diferentes tipos de condutividade, incluindo condutividade elétrica, térmica e acústica. O elemento mais eletricamente condutor é a prata , seguido pelo cobre e ouro.

Alguns materiais que podem ser considerados dessa categoria são: silicone, vidro (cerâmicas), plástico (resinas), borracha e óleo. Esses isolantes de eletricidade possuem alta resistência ao fluxo de cargas e, por isso, são utilizados para fazer a cobertura de fios e cabos elétricos de cobre.

Estes plásticos eletricamente isolantes possuem uma alta resistência ou são completamente resistentes ao fluxo da corrente elétrica. Eles são usados tipicamente em uma variedade de aplicações a fim de evitar a condutividade elétrica, que poderia causar danos potenciais a pessoas e propriedades.

Nesses materiais, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico.

A principal matéria-prima dos plásticos é o petróleo, formado por uma complexa mistura de compostos. Pelo fato destes compostos possuírem diferentes temperaturas de ebulição, é possível separá-los por meio de um processo conhecido como destilação ou craqueamento.

A ligação dos elétrons livres com o núcleo atômico é bastante fraca. Assim, esses elétrons têm tendência para serem doados, movimentam-se e espalham-se facilitando a passagem da eletricidade. São exemplos de condutores elétricos os metais em geral, tais como cobre, ferro, ouro e prata.

Um dos processos mais populares de conversão de resíduos plásticos em combustível é chamado de pirólise. A técnica requer o aquecimento dos plásticos a uma temperatura muito alta. Os materiais são separados e isso permite que sejam reaproveitados de forma ecologicamente correta.

Os fios elétricos, em sua maioria, são feitos de cobre principalmente pelo fato desse material ser um bom condutor. Esses fios são revestidos, em geral, com plástico ou borracha, pois esses materiais são isolantes.

Eles não possuem elétrons livres. Como exemplo isolantes podemos citar o acrílico, seda, lã, PVC etc. Os isolantes se eletrizam por atrito, mas não se eletrizam quando são colocados em contato com outro corpo eletrizado. Isolantes são os materiais que não permitem o deslocamento de cargas elétricas no seu interior.

Muitas coisas podem afetar a condutividade elétrica do seu solo. Os fatores mais comuns são temperatura, tipo de solo e seu nível de umidade, salinidade, irrigação, fertilizantes e profundidade do solo.

Um isolante não deixa passar corrente elétrica pois não tem elétrons livres. Exemplos de isolantes são os plásticos, madeira, ar, borracha,fenolite, baquelite, porcelana, vidro, etc. Quando você usa um interruptor basicamente, está ligando ou não um condutor ao outro.

A Segunda Lei de Ohm descreve para a resistência elétrica de um condutor homogêneo de seção transversal uniforme: Quanto maior a área da seção transversal A menor é a sua resistência elétrica. Quanto maior o seu comprimento l maior a sua resistência elétrica.

Com relação às cargas negativas, operando nos condutores, os elétrons se movimentam sem resistência. Já na estrutura dos isolantes essa movimentação não é possível, sendo a principal diferença entre condutores e isolantes. No primeiro os elétrons se movem livremente, já no segundo não se movimentam pelo material.

O ouro e o alumínio são bons condutores, pois são metais e por isso apresentam elétrons livres que fazem conduzir muito bem a corrente elétrica, inclusive, o ouro é um dos melhores condutores de eletricidade do planeta.