Por que o PL fica no passivo?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

Para ela, o Patrimônio Líquido faz parte do Passivo porque representa as obrigações que a pessoa jurídica assumiu quando recebeu o capital de seus proprietários, tornando assim possível suas atividades.

O total ativo e passivo são iguais porque, da mesma forma que existe um débito e um crédito que se igualam nas movimentações contábeis, o total ativo e passivo também devem se igualar.

Parte do Balanço Patrimonial de uma empresa, o passivo contempla todas as despesas, dívidas e obrigações financeiras de um negócio.

Patrimônio líquido negativo
Isso acontece quando os valores das obrigações superam a soma de todos os ativos de uma empresa. Dito em outras palavras, com o patrimônio líquido negativo, a empresa possui um passivo maior do que o ativo.

A sociedade com PL Negativo é aquela que apresenta um total de passivos (obrigações) superior aos seus ativos (bens e direitos).

Enquanto os ativos estão relacionados aos meios de rendimentos que trazem benefícios, os passivos correspondem às saídas de dinheiro resultantes dos gastos e despesas realizados pela empresa. O patrimônio líquido é a diferença entre o valor total dos ativos e dos passivos de uma empresa.

a DRE só aparece contas de resultado ou seja, capital social é uma conta patrimonial não aparecia na DRE. o balancete está correto pois vc fez a subscrição do capital e posteriormente a sua integralização.

Para fazer o cálculo do PL, basta subtrair seus valores ativos e valores passivos. Ou seja: Ativos (bens e direitos) – Passivos (obrigações) = Patrimônio Líquido da sua empresa.

Redutora do passivo/PL =
Quando o saldo da conta aumenta – debita; Quando o saldo da conta diminui – credita.

O prejuízo do exercício deverá, obrigatoriamente, ser absorvido pelos lucros acumulados, pelas reservas de lucros e pela reserva legal, nessa ordem. Se anteriormente à transferência do prejuízo do exercício houver saldo credor (lucro) na conta de lucros ou prejuízos acumulados, a compensação se dará automaticamente.

Para calcular o patrimônio líquido basta somar os valores que a empresa tem em dinheiro e em bens (os ativos), e, diminuir desse montante os valores que a empresa tem de contas para pagar (os passivos). O resultado dessa conta (ativos – passivos) é o patrimônio líquido.

O que é ser passivo:
Passivo é um adjetivo atribuído a algo ou alguém que sofre ou é alvo de uma ação provocada por outra pessoa. Ele está relacionado com o fato de uma pessoa não realizar ou fazer coisas por si mesma, deixando para que outras pessoas façam isso por elas.

A diferença entre um ativo e um passivo é simples e clara: o ativo é tudo aquilo que gera dinheiro e o passivo corresponde a tudo o que envolve despesa. Portanto, de um lado temos os ativos - as entradas de dinheiro - e do outro temos os passivos - as saídas.

Quando, em um encontro sexual, o outro chega tocando no rosto ou no pescoço, geralmente, isto representa um comportamento passivo no sexo. Quando ele chega com mais “pegada”, encostando em partes mais íntimas do corpo, demonstra ser o ativo do casal.

Em alguns setores, um P/L abaixo de 10 pode ser considerado baixo, enquanto em outros setores um P/L acima de 20 pode ser considerado normal. É importante analisar o P/L em conjunto com outros indicadores e fatores antes de tomar decisões de investimento.

P/L Baixo ou Alto
P/L Baixo – demonstra ações positivas quando ele está em um patamar mais baixo ou pode indicar uma falta de confiança do mercado. P/L Alto – se o resultado for elevado isso quer dizer que os ativos da empresa estão caros ou o mercado tem grandes expectativas sobre determinada ação.

O P/L, lucro por ação, é calculado da seguinte forma: basta dividir o lucro líquido da empresa pela quantidade de ações em circulação. Portanto, a fórmula do P/L é preço por ação, dividido pelo lucro por ação.

Quanto mais elevado ele for, maior será a disposição do mercado em pagar pelos lucros da companhia. E pode indicar também que o mercado tem expectativas altas para o papel. Por outro lado, um P/L baixo pode mostrar que o mercado não está tão confiante em relação às ações da empresa.

A situação líquida negativa ou passivo a descoberto ocorre quando o total de passivos é maior que o total de ativos. Dessa forma, o patrimônio líquido é produzido um patrimônio líquido negativo.

Por outro lado, o patrimônio líquido positivo mostra que os ativos da empresa cresceram para ultrapassar o passivo total, o que significa que a empresa possui ativos suficientes para fazer frente a quaisquer passivos que possam surgir.