Por que o Piauí é tão quente?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Localizado na região Nordeste do Brasil, o estado é caracterizado por sua proximidade com a Linha do Equador, o que resulta em uma maior incidência de raios solares diretos ao longo do ano. Essa posição geográfica contribui para o aquecimento do Piauí.

Bom Jesus

Bom Jesus , Sul do Piauí, foi a cidade mais quente do Brasil nesta terça-feira (18), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrando 40,3°C.

O clima tropical é predominante em grande parte do território estadual, as temperaturas nessas áreas oscilam entre 25° e 27°C ao ano. O norte é mais úmido, e por isso, os índices pluviométricos são mais elevados (ao sul 700 mm e ao norte 1.200 mm). O clima semi-árido abrange, principalmente, o sudoeste do Estado.

Quais são as cidades mais frias do Nordeste?

  • Triunfo, Pernambuco. Situada na Serra da Borborema, Triunfo é a cidade mais alta de Pernambuco, o que é em parte responsável pelo seu clima frio, que é marca registrada de Triunfo durante o inverno. ...
  • Campina Grande, Paraíba. ...
  • Gravatá, Pernambuco.

Brasília

Segundo estudo da FGV, população da cidade tem renda média de quase R$ 3,8 mil, elevada por ... Pesquisa da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgada nesta semana, aponta que o bairro Lago Sul, em Brasília, é o mais rico do Brasil, com renda média de R$ 23 mil.

A cidade que mais chove no país, segundo a pesquisa da UFPB, é Belém, capital paraense.

Devido à proximidade com a linha do equador, a região Nordeste é a mais quente do nosso país, proporcionando altas temperaturas e dias de sol na maior parte do ano. Por isso, é muito comum dizer que, no Nordeste, é praticamente verão em quase todos os meses. porque fica abaixo da linha do equador...

1. Natal - RN. A Capital do Rio Grande do Norte marca presença quando o assunto é destino quente, já que as temperaturas costumam ser bem altas por lá. Mesmo durante os meses de inverno, as temperaturas não costumam baixar mais do que 24ºC , ou seja, é calor o ano todo.

Piatã e Morro do Chapéu ficam acima dos 1 mil metros de altitude e são muito procuradas pelo clima agradável e pelas trilhas de exploração em suas áreas de serra. As temperaturas na região ficam na média de 10ºC durante o inverno, mas já atingiram recordes de 7,2ºC em Morro do Chapéu e 9,6ºC em Piatã.

Pedro II - Cidade

Pedro II - Cidade mais fria do Piauí (Suíça piauiense)

Nesta segunda-feira (31) três municípios piauienses registraram as maiores temperaturas do país. Picos compõe o trio, onde a temperatura máxima chegou a 39.4°C. Dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A maior temperatura do país foi registrada na cidade de Oeiras, distante 82 km da 'Capital do Mel'.

Em relação a roupa de frio, não precisa ser nada muito pesado, afinal, as temperaturas não caem tanto no Piauí. Mas se for pra região serrana, sugiro levar algum casaco e calça para não passar frio a noite ou na parte da manhã, se você for viajar no inverno.

A estação quente permanece por 2,6 meses, de 30 de agosto a 18 de novembro, com temperatura máxima média diária acima de 36 °C. O mês mais quente do ano em Teresina é outubro, com a máxima de 37 °C e mínima de 25 °C, em média.

Os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro são os mais quentes do ano em Teresina, e na maior parte do Piauí, porque chove pouco.

1. Fortaleza, Ceará Espalhadas pelos seus 34 quilômetros de litoral, suas lindas praias são o ponto de encontro dos turistas que encontram opções para todas as tribos.

O Clima da Região Nordeste possui essa predominância porque a região fica localizada na zona intertropical da Terra, área próxima à linha do Equador. Nesses locais, os raios de sol incidem com grande intensidade sobre a superfície, por isso a temperatura da Região Nordeste fica elevada praticamente durante todo o ano.

A pesquisa considera o número de famílias que vivem com até 768 reais por mês. As capitais consideradas mais pobres do país foram, pela ordem, Maceió e Recife. Pelos dados da FGV, até o fim de 2008, 179 mil 337 ludovicenses estavam na chamada classe E, ou seja, na chamada linha da pobreza ou a baixo dela.